Home / Sobre Cabos & Fios / Guia de tipos de fios e cabos elétricos: como escolher?

Guia de tipos de fios e cabos elétricos: como escolher?

tipos de fios e cabos elétricos

Quando o assunto é instalação elétrica, é muito mais fácil nos lembrarmos de situações mais rotineiras, como acender uma lâmpada ou ligar um aparelho na tomada. Mas na verdade, tem muita coisa por trás disso. Exemplo disso são os condutores elétricos. Mais conhecidos como fios e cabos, são extremamente importantes para que um sistema elétrico e qualquer item que precise de eletricidade funcione, afinal, são eles os responsáveis por conduzir a corrente elétrica, com a finalidade de gerar energia.

Durante uma construção ou reforma, nem sempre será o técnico eletricista o responsável pela compra desses produtos. Seja para a sua casa, apartamento, empresa ou escritório, é importante entender quais os tipos de fios e cabos elétricos adequados para cada ambiente antes que você vá para as compras.

Como eles não estão visíveis fica mais difícil saber a diferença e a funcionalidade de cada um. Além disso, a variedade de modelos é grande. Os tipos de fios e cabos diferenciam-se de acordo com a sua resistência à corrente elétrica, milimetragem e cor, e a escolha deles depende do que o seu projeto e sua instalação precisam. Fazer uma escolha assertiva evita problemas no futuro, como quedas de energia, curto-circuitos ou incêndios, em casos que a energia que passa pelos condutores é maior do que eles podem aguentar. Por isso, nesse post você vai encontrar os principais tipos que existem no mercado e suas especificações!

Condutores elétricos: tipos de fios e cabos

– Fio sólido

Esse tipo de fio é feito de cobre e PVC 750V – material que isola a tensão elétrica, evitando que o cabo transfira eletricidade para outros materiais. É mais utilizado em quadros elétricos, tomadas, chuveiros e em instalações residenciais e industriais mais simples, em que não são necessárias a flexibilidade do fio.

Justamente por ser pouco flexível não deve ser dobrado, uma vez que se esse fio romper, pode causar a interrupção da corrente elétrica. Por esse motivo também é que os fios sólidos normalmente não são a primeira opção de compra – apenas caso o profissional que está cuidando da instalação ou do projeto recomende este modelo.

O tamanho da seção nominal dos fios sólidos – também chamado de bitola – que seria a espessura do fio, varia de 1,5mm² a 10mm². Quanto maior a bitola, maior a capacidade de corrente elétrica, em ampères, que o fio ou cabo irá aguentar.

Assim, independentemente do tipo de fios e cabos, você precisa escolher condutores que suportem essa corrente. Fios de 10mm², por exemplo, suportam em média  50 ampères. Essa informação você encontra na especificação do produto ou perguntando no momento da compra. Já se você quer descobrir quantos ampères o aparelho que você quer ligar precisa para funcionar, é possível fazer o seguinte cálculo: Watts (W) do equipamento, dividido por Volts (V), ou seja, a voltagem – 110V ou 220V. Se tiver dúvidas sobre isso, você pode entrar em contato com a equipe da Decorwatts pelo chat!

– Cabo flexível e cabo rígido

Assim como os fios sólidos, estes cabos também são feitos de fios de cobre e isolados em PVC. Os cabos rígidos e flexíveis são os mais habituais e usados em diversas instalações elétricas – internas e fixas de luz, em residências, industriais, comerciais, entre outras. Possuem a mesma capacidade de condução de energia e indicações de uso que o fio sólido, no entanto, eles se diferenciam em sua flexibilidade.

Os tipos mais comuns de espessura são até 750V e até 1000V. Para você comparar melhor: quanto maior a espessura do PCV, maior a capacidade de isolar a tensão elétrica. Cabos com 1KV (1000V), por exemplo, são mais usados em indústrias e entradas de rede predial.

Cabos de materiais como Afumex são alternativas também eficientes de materiais isolantes desses condutores, com a vantagem da baixa emissão de fumaça e gases tóxicos. O que os difere do PVC, que em sua queima libera uma alta quantidade de gases, inclusive o clorídrico em contato com o fogo –  a inalação dessa fumaça pode ser bem perigosa à saúde, inclusive sendo uma das causas de óbitos em incêndios.

Os cabos flexíveis, por exemplo, são mais fáceis de serem manuseados, uma vez que eles deslizam nos eletrodutos. O que pode ser uma facilidade no momento da instalação, dependendo do caso e necessidade. Eles são compostos por fios mais finos e podem ser dobrados. Os tamanhos da bitola mais utilizados variam entre 1mm² e 25mm², mas podem chegar até 300 mm². Já os cabos rígidos são feitos da junção de fios de cobre torcidos. Possuem uma seção nominal de até 35mm².

tipos de fios e cabos - cabos PP

– Cabos PP

Esse modelo possui grande flexibilidade e é muito usado para ligações de eletrodomésticos, como aspirador, e outros aparelhos mais profissionais, como furadeiras e máquinas de solda. São utilizados também no mercado automotivo. Os Cabos PP são formados por condutores de fios de cobre.  Possui esse nome por ter duas capas de PVC, uma dentro da outra, podendo ter duas ou mais pontas internas para fazer a ligação. São bem resistentes e seguros.

Esse cabos também podem fazer parte da decoração da sua casa, através de luminárias pendentes – bem em alta nesse segmento de iluminação. As medidas da bitola variam de 1 a 10mm². Seu revestimento pode ter a cor preta ou branca, mas as capas internas levam as cores de acordo com a norma – falaremos disso ao final do post!

tipos de fios e cabos - cabos paralelos

– Cabos paralelos

Esses tipos de fios e cabos são recomendados para a instalação de aparelhos pequenos e portáteis e objetos de iluminação como abajures e lustres. Os cabos paralelos também são constituídos por fios de cobre e são considerados flexíveis. Sua espessura varia entre 2×0,5mm² a 2x4mm².

 Dúvidas Frequentes: Fios e Cabos elétricos

É importante entender as diferenças dos tipos de fios e cabos elétricos e escolher o ideal para cada instalação, seja uma casa, um prédio ou indústria. Cada projeto tem suas especificações, não é mesmo? A fiação elétrica, além de garantir que “as coisas funcionem”, precisa também ser segura e adequada. Por isso, é sempre recomendado também que um profissional o acompanhe ou ajude nessas decisões de compra! E principalmente no momento da instalação.

Os fios e cabos de alumínio são mais utilizados para alta temperatura e linhas de alta tensão. São usados em situações mais extremas e suas especificações também são mais técnicas. Dificilmente você vai usar em sua residência, por exemplo. Por isso, nos modelos que apresentamos nesse post, foram abordados os que são feito de cobre.

Fique atento também com a metragem necessária que o projeto exige, para não errar no tamanho da extensão do fio ou cabo. Vale lembrar aqui que em relação à bitola desses materiais, o ideal é que para circuitos de iluminação, a seção mínima seja de 1,5mm². Para tomadas de uso geral, mínima de 2,5mm².

Já sobre as cores dos tipos de fios e cabos elétricos, existe uma norma padrão para evitar confusões e dar mais segurança para quem trabalha com eles durante a instalação. A cor azul representa os condutores neutros – não possuem tensão elétrica e funcionam para o retorno da corrente elétrica, ou seja, fecham o circuito fazendo com que a corrente elétrica flua. A cor verde para proteção – o popular “fio terra”. As outras cores – vermelho, amarelo, branco e cinza – são usadas para as diferentes fases da rede elétrica, ou seja, é um condutor que possui carga, tensão.

Na loja online da Decorwatts você vai encontrar uma seção só para Fios e Cabos, com vários modelos e marcas. Lá você encontrará também canais de atendimento, como o nosso chat online, para tirar todas as suas dúvidas e solicitar um orçamento. Não deixe de aproveitar essa facilidade!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

tipos de eletrodutos

Tipos de eletrodutos: como escolher o mais adequado

Eletrodutos, também conhecidos como conduítes, são responsáveis pela proteção da fiação elétrica de uma construção, …

6 Comentários

  1. Higino Americo Maheu

    Saudações.
    Estou a fazer o curso de electricidade e ler isso é extremamente importante.
    Gostei de ler o artigo, pois me ajudou muito.
    Obrigado.

  2. Oba, valeu pelo conteudo hein 🙂
    Ancioso por mais… Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *