Home / Decoração / Iluminação para home office: dicas dos especialistas para melhorar a produtividade

Iluminação para home office: dicas dos especialistas para melhorar a produtividade

Home office: uma inegável tendência! Muitas pessoas, das mais diversas áreas de atuação, estão optando – ou se encontrando! – nesse estilo de trabalho. Assim como em outros ambientes empresariais, a iluminação para home office também é muito importante, não só para deixar o espaço com a sua cara, mas para garantir o seu bem-estar e bons índices de produtividade.

Trabalhar em casa é uma alternativa que vem com vários desafios, mas estar em um ambiente inspirador e confortável vai deixar a sua rotina de trabalho mais agradável e você mais feliz. Afinal, nada melhor do que nos sentirmos bem em um lugar, não é mesmo? O home office oferece mais autonomia para a sua criatividade e seus interesses. Use isso a seu favor!

Quer um espaço mais clean? Colorido? Com vários detalhes decorativos? Você é quem manda. Mas não esqueça que a iluminação para home office é uma grande aliada nesse processo. Então, se você vai começar a montar o seu home office ou está pensando em dar uma repaginada no ambiente, aproveite as dicas que separamos para você:

Iluminação para home office

  • Decoração personalizada

Diferente de uma empresa, a não ser que ela seja sua, o home office dá a chance de poder deixar o espaço de trabalho mais com o seu estilo e também adaptado às suas necessidades e interesses. O que não faltam são inspirações de ambientes incríveis. Acompanhe ao longo do post! Você vai perceber que a iluminação é um elemento que faz toda a diferença. É o jeito como a luz foi posicionada, a luminária que você comprou, a temperatura da lâmpada que vai usar, spots de luz, fita de LED, e por aí vai.

iluminação para home office

iluminação para home office

iluminação para home office

  • Luminárias

Falando em luminárias, essa é uma dica que merece um tópico especial! Podemos dizer que elas são o cartão de visitas da sua iluminação, afinal são elas que vão dar o tom do estilo da decoração do seu home office. Atualmente o que não faltam são modelos de luminárias, para todos os gostos e bolsos. Sinal verde para iniciar as buscas!

Luminárias de mesa também podem ser muito úteis para o seu ambiente. Além de ser um elemento decorativo, contribui para compensar a falta de luz em sua mesa.

iluminação para home office

  • Reflexos incômodos

Reflexos na tela do computador são bem comuns e podem gerar certo desconforto visual. Mas tem solução! O ideal é deixar a iluminação instalada acima de nós e atrás de onde ficará o monitor. Com um iluminação indireta você consegue evitar os reflexos na tela e a fadiga visual. Buscar por uma iluminação uniforme e não ofuscante também é importante. É recomendável que ela seja central e difusa, direcionada para baixo, com boa distribuição. Uma ajuda profissional pode cair bem nesse momento.

  • Iluminação natural

Não é em toda casa ou apartamento que podemos contar com a iluminação natural, mas sempre que possível devemos explorar ao máximo essa luz. E não é só por economia de energia! A luz natural faz muito bem para o nosso organismo, bem-estar e produtividade, podendo até melhorar estados de humor e a qualidade do sono durante a noite. Assim, o mais recomendado é buscar o equilíbrio entre iluminação natural e artificial, pois tanto a falta como o excesso de iluminação podem causar um desconforto visual.

iluminação para home office

  • LED

Outra tendência que chegou para ficar. As lâmpadas de LED são versáteis, econômicas e mais sustentáveis, se compararmos com outros tipos de lâmpadas. Você encontra os mais diversos modelos e marcas. Não é difícil encontrar o formato e a potência que você precisa. Só tenha atenção no momento da compra e procure sempre por lâmpadas de LED certificadas pelo Inmetro.

Leia também –  Tipos de lâmpadas LED: um guia prático

Uma dica legal para a sua iluminação para home office é o uso das fitas de LED em armários ou prateleiras. Além de destacar os objetos você dá um toque a mais na decoração do seu espaço. Se o armário ou prateleira forem suspensos acima da mesa de trabalho, ao instalar a fita de LED você evita sombras incômodas.

iluminação para home office

  • Espaço flexível

Como é o seu home office, você pode usá-lo como bem querer. Ele não precisa ser um ambiente exclusivo para trabalho. Você poderá ter momentos de concentração, de reunião, de receber outras pessoas, e até mesmo de descanso. Que tal então pensar em um espaço mais flexível? A iluminação pode ajudar. Tudo que possa deixar o seu ambiente de trabalho mais confortável e bonito para você é bem-vindo.

Essa versatilidade vai depender muito do tamanho do espaço que você tem. Mas basicamente, quando falamos em iluminação, o que pode contribuir para deixar o seu home office mais flexível são as luminárias pendentes, que podem ajudar a deixar o espaço mais descontraído, e o uso de uma iluminação geral neutra, combinada com outros pontos de luz que tenham lâmpadas com diferentes temperaturas.

Leia tambémTemperatura da lâmpada: como escolher?

iluminação para home office

  • Organização

Essa dica não está diretamente ligada com a iluminação para home office, mas não deixa de ser importante. Organização é algo muito pessoal, no entanto, quando falamos sobre fios e cabos, você deve ter um cuidado especial. Fios do computador, impressora, telefone, carregadores, enfim, são tantos aparelhos que você pode acabar utilizando que fica fácil tudo virar uma grande bagunça. Por isso, procure deixar os fios organizados, evitando que eles fiquem embolados. Isso pode aumentar a durabilidade dos seus equipamentos. E mais: não sobrecarregue as tomadas! É um cuidado simples que pode evitar acidentes e curto-circuitos.

  • Planejamento

Nós sempre batemos muito nessa tecla por aqui. Mas não é para menos: com planejamento fica muito mais fácil colocar em prática as nossas ideias e evitar despesas inesperadas no futuro. É o momento para fazer um bom orçamento, pensar qual o budget para esse projeto, quais são os prazos e quais são os elementos decorativos e funcionais que você quer para o seu home office.

Por isso, pesquise, procure inspirações e, se possível, conte com a ajuda de um profissional para pensar na montagem do seu home office e também para cuidar da sua instalação elétrica.

Conte com a Decorwatts!

Para deixar a iluminação para home office completa, você vai precisar de um bom fornecedor de materiais elétricos. Para isso, você pode contar com a Decorwatts. Nós estamos no mercado de distribuição de materiais elétricos desde 2002 e também trabalhamos com iluminação. Em nossa loja online você vai encontrar uma categoria exclusiva para isso!

Temos também uma página em que você pode enviar o seu orçamento online. Sem dúvidas podemos fazer uma boa negociação! Conte com nossa equipe especializada para tirar as suas dúvidas e aproveite o nosso amplo catálogo de produtos e a nossa entrega agilizada para deixar o seu home office como você planejou.

Fotos: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 |6 | 7 | 8 |9

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

iluminação em empresas

Iluminação em empresas: quais as melhores opções?

Escolher a opção mais adequada para iluminação em empresas pode influenciar na decoração do ambiente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *