Home / Decoração / 8 dicas preciosas sobre iluminação para restaurantes

8 dicas preciosas sobre iluminação para restaurantes

Para que um restaurante seja considerado atrativo e convidativo, não faltam critérios a serem analisados pelos clientes. A decoração, o atendimento, o cardápio, a experiência gastronômica e, quer o consumidor perceba, ou não, a iluminação do ambiente. Além de cumprir sua função básica, uma boa iluminação para restaurantes vai, sem dúvidas, contribuir para a impressão que o cliente terá do seu estabelecimento.

Além de ter o poder de atrair as pessoas para o restaurante, uma iluminação adequada pode influenciar no tempo de permanência delas. Além disso, ela pode também influenciar no aspecto da comida e na atmosfera do local, intensificando cores, reproduzindo texturas e agradando os olhos do cliente.

Cada situação é uma, pois o estilo de iluminação que você quer e precisa para o seu negócio vai depender principalmente da proposta do seu restaurante. É um buffet ou é ideal para um jantar romântico? É um café ou um bar? Abre durante o dia ou apenas na parte da noite? Independentemente da resposta, algumas dicas gerais vão ajudar você a descobrir qual linha seguir e o que não pode faltar na sua iluminação. E é exatamente isso que preparamos nesse post! Confira:

Dicas de iluminação para restaurantes

– Para ter um bom projeto é preciso planejamento

Planejamento é o segredo para garantir que um projeto seja bem executado e que aproveite da melhor maneira os benefícios de uma boa iluminação para restaurantes. Se você planeja e analisa quais mensagens e sensações quer transmitir com o seu negócio, qual a proposta e o estilo, como o ambiente pode seguir a sua estratégia de negócio, fica mais fácil trabalhar em um projeto luminotécnico de sucesso. Além disso, é nesse momento que você consegue programar as despesas e encontrar maneiras de economizar energia.

– Imagine uma iluminação coerente com a proposta do seu negócio

Como falamos anteriormente, cada projeto de iluminação para restaurantes é único. Por isso, uma das dicas mais importantes é entender qual é a proposta do seu negócio, e pensar na iluminação que mais combine com ela.

Aqui é o momento de fazer da iluminação a sua grande aliada para que os clientes entendam qual o estilo do seu restaurante. Ela vai compor a decoração do seu espaço também, não se esqueça disso!

Um bom exemplo é comparar um restaurante fast food com outro que serve pratos à la carte. O primeiro não pede um ambiente muito aconchegante: é mais importante passar a sensação de rapidez e praticidade no atendimento, por isso restaurantes com essa proposta acabam tendo uma iluminação mais intensa e clean. Já o segundo pede um estilo mais sofisticado, uma iluminação mais trabalhada, uma vez que a intenção é fazer com que o cliente permaneça bastante tempo, ache o local agradável e tenha uma experiência bacana por lá. No entanto, vale lembrar mais uma vez que cada estilo é único e você pode adaptar a iluminação.

– Conheça o seu público

Assim como é importante entender qual o estilo do seu restaurante, conhecer qual público você quer atingir também deve estar em suas prioridades. Caso o foco do seu restaurante seja oferecer opções de almoço mais econômicas, por exemplo, deixar o espaço muito sofisticado pode afastar as pessoas.

Ela vai ajudar ainda na comunicação e divulgação do seu negócio, até mesmo nas redes sociais. Aquele velho clichê que diz que uma imagem vale mais que mil palavras faz muito sentido aqui. Uma boa iluminação para restaurante, que favoreça o ambiente, vai render fotos ótimas. E isso com certeza vai ajudar o seu público alvo a se identificar mais facilmente com a sua proposta e querer ir conhecer logo o seu restaurante. E mais: os seus clientes vão querer fotografar o espaço e compartilhar com outras pessoas. Ou seja, mais divulgação para você. Por isso, use a iluminação ao seu favor!

– Conheça os modelos de lâmpada disponíveis no mercado

Essa é uma dica importante, não só para saber as características de cada modelo de lâmpada e para entender qual é o mais adequado para o que você precisa, mas principalmente para o caso de restaurantes e bares, em que a iluminação é um importantíssimo elemento decorativo.

Por isso, invista em modelos de luminárias e lustres que possam agregar na decoração do seu negócio e combinar ainda mais com a proposta e o estilo que você deseja passar para os clientes. Já fizemos também aqui no blog um post sobre os tipos de lâmpadas. Aproveite a leitura!

Outro fator que você deve prestar atenção no momento de comprar as suas lâmpadas é na temperatura delas e na intensidade da iluminação. De maneira geral, uma tonalidade mais branca e forte estimula agilidade, o que é ótimo para locais que ofereçam refeições rápidas. Pode combinar muito bem também com uma iluminação para restaurantes mais suave. Já os tons de amarelo, deixam a sensação de um ambiente mais aconchegante, e podem estimular o apetite e aumentar o tempo de permanência do cliente.

Leia mais em: Temperatura da lâmpada: como escolher?

– Aproveite as funções da luz

As lâmpadas não tem como função exclusiva iluminar o ambiente.  Elas têm também o poder de criar contrastes no seu espaço. Para não deixar a sua iluminação pobre, sem nada de especial, é importar apostar em diferentes intensidades de luz. A combinação entre luz e sombra é um bom exemplo para estudar em seu projeto.

Já ao combinar esses  tipos de iluminação, mesclando pontos focais com iluminação indireta, você consegue realçar detalhes, seja da decoração, da mesa onde são servidos os pratos ou para ajudar na setorização do espaço. É importante também usar a iluminação para restaurantes mais natural e de maneira inteligente – além de compor o ambiente, pode ajudar na economia da conta de luz.

– A iluminação da fachada também é importante

Já falamos por aqui sobre a divulgação nas redes sociais. Mas não se esqueça que muitas pessoas chegam até o seu restaurante simplesmente por terem passado em frente e se identificado com o espaço. Por isso, durante o planejamento do seu projeto, não se esqueça da fachada. Ela também deve representar o estilo do seu negócio e merece um jogo de luzes interessante e atrativo. Só cuidado para não ofuscar a visão de quem estiver passando.

Caso tenha, a área externa também merece sua atenção. Um toque de criatividade cai bem para deixar esse espaço do seu restaurante uma área agradável e convidativa para os clientes.

– Tenha em mente que a iluminação para restaurantes é um investimento

É claro que você terá despesas com iluminação, seja na primeira compra ou com manutenção. Mas tenha em mente também que essa é uma forma de investimento para o seu negócio. A decoração e o estilo do seu restaurante é o cartão de visita do seu restaurante. Investir para que o seu estabelecimento tenha uma iluminação com conceito, vai ser um grande diferencial para que as pessoas indiquem e retornem!

– Conte com a ajuda de um profissional

Com todas essas dicas em mente, você poderá articular melhor suas ideias e sugestões com o profissional que vai cuidar do seu projeto e da instalação. Você entende mais do que ninguém do seu negócio, certo? Então, confie também no profissional responsável pelo seu projeto. Você sabendo o que deseja, e como quer que seja feito, vão conseguir trabalhar bem juntos.

Outro fator importante são as normas de regulamentação para restaurantes. É um conhecimento bem técnico e que precisa estar tudo em ordem para que você não tenha problemas. Por isso, procure por um profissional que tenha esse cuidado.

Conheça a Decorwatts

Ter um fornecedor de materiais elétricos de confiança, assim como contratar um bom profissional para realizar o seu projeto e cuidar da instalação, vai garantir que a iluminação do seu estabelecimento funcione bem e com segurança. Você precisa de produtos de qualidade, agilidade na entrega e preço justo, certo? Para isso, conte com a Decorwatts!

Em nossa loja online você encontra uma categoria especial para iluminação, com uma grande variedade de produtos. Conte também com a assessoria de nossa especializada equipe de vendedores. Para facilitar a negociação e a sua experiência de compra, você pode também pedir o seu orçamento online.

Fotos: 1 | 2 | 6

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

Tipos de chuveiro elétrico: como escolher e cuidados na instalação

Seja para começar o dia com as energias renovadas, seja para relaxar antes de dormir, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *