Home / Para compradores / Como contratar um bom eletricista para a sua casa

Como contratar um bom eletricista para a sua casa

Quando o assunto é construção, reforma ou manutenção é normal que muitas dúvidas apareçam no meio do caminho. Principalmente se estivermos falando da instalação elétrica. Não é todo mundo que tem facilidade com eletricidade e materiais elétricos, que sabe como reconhecer as necessidades da instalação ou que sente segurança em fazer os ajustes adequados. Nesse momento, é importante admitir que você precisa de um eletricista residencial profissional e entender que essa contratação fará a diferença na realização do seu projeto.

Você não quer arriscar a sua segurança, das pessoas ao seu redor e da própria instalação, certo? E muito menos se preocupar com retrabalhos que podem ser evitados caso um profissional fique responsável pelo projeto. Afinal, qualquer erro durante esse processo pode causar prejuízos no futuro ou até mesmo graves acidentes.

Então, como escolher um bom eletricista residencial? Quais os critérios de avaliação? E mais: quando contratar um eletricista? As respostas para essas perguntas você encontra aqui nesse artigo!

Dicas para contratar um bom eletricista residencial

– Procure por boas referências

Uma das maneiras mais fáceis de encontrar um bom eletricista residencial é pedindo aos amigos e familiares uma recomendação. É muito mais fácil confiarmos na opinião de quem conhecemos e de quem já teve a experiência do serviço realizado. Tanto positiva como negativa. Com esse relato em mãos, você consegue fazer uma escolha mais sábia e segura.

– Busque por associações profissionais

Se você não conhece ninguém que tenha trabalhado com um eletricista, uma alternativa é procurar por associações que possam recomendar um profissional para você. Você pode especificar o tipo de serviço que precisa ser feito e as habilidades necessárias, e com base nessas informações você pode ter mais de uma indicação interessante.

A internet também pode ser sua aliada! Vale a pena dar uma pesquisada por lá e ver as opções que você encontra em sua cidade.

eletricista residencial

– Valorize um atendimento profissional desde o primeiro contato

Muitas vezes, a primeira impressão é a que fica. Por isso, leve em consideração como foi o primeiro contato com o eletricista. Um atendimento profissional desde o começo merece ser valorizado. Se você foi bem atendido, se todas as suas dúvidas foram esclarecidas, se você obteve um rápido retorno sobre o orçamento, enfim, são vários detalhes que podem fazer a diferença no atendimento e na relação que você vai estabelecer com o profissional que vai cuidar do seu projeto e da sua instalação.

– Fique atento com orçamentos muito baratos

Não é regra, mas contratar profissionais que oferecem um orçamento muito abaixo do mercado pode ser um sinal suspeito. É possível que o eletricista faça um excelente trabalho, como pode também resolver o problema, mas pouco tempo depois você percebe que nada foi resolvido efetivamente e será necessário contratar alguém novamente.

Por isso, não tenha o orçamento como critério único! Avalie melhor o profissional que você pretende contratar pois afinal, tratando de instalação elétrica, o barato pode sair caro.

– Pergunte sobre a garantia do serviço prestado

Não é todo profissional que vai oferecer a garantia do serviço. Isso pode causar dor de cabeça no futuro, mas não temos como adivinhar se algum problema irá surgir, muito menos quando. Por isso, se o eletricista residencial oferece a garantia, é um sinal de confiança e competência. Ele já se mostra disposto a fazer um bom trabalho e a corrigir o que for necessário, caso o problema tenha origem no serviço que foi prestado.

– Contrate profissionais qualificados e certificados

Esse é o tópico mais importante para a sua busca pelo eletricista residencial ideal! Como em qualquer outra área profissional, procure contratar pessoas qualificadas e certificadas, que tenham a capacitação para a área que você precisa. Seja para instalar as tomadas da sua casa, ou para trabalhar no projeto de iluminação. Isso depende muito da complexidade do serviço, mas procurar por profissionais que apresentem uma certificação, é o melhor caminho. Eles sabem como trabalhar com segurança, possuem conhecimento mais extenso e específico e tem a capacidade de oferecer um serviço de alto padrão.

Lembre-se: um profissional não capacitado pode cometer os mesmos erros que você! E é justamente isso que você quer evitar, não é mesmo?

– Procure saber se o eletricista profissional está atualizado com as leis e regulamentações

Essa é uma parte bem técnica do projeto e se o eletricista tiver domínio sobre o assunto e mostrar que está atualizado com as leis e regulamentações, as chances de que você não tenha problemas em relação a isso são bem altas! Para quem não tem esse conhecimento, é mais complicado entender o que é melhor e mais seguro para a instalação. Isso interfere até mesmo na escolha dos materiais elétricos que serão utilizados.

– Não aceite gambiarras

Alerta problema! Se durante os primeiros contatos com o eletricista residencial ou quando o serviço já estiver sendo realizado, esse tipo de trabalho for uma possibilidade, é um sinal de que você não vai receber o melhor atendimento, muito menos a sua instalação elétrica. Pequenas gambiarras aparentemente podem solucionar o problema ou ser uma alternativa momentânea, mas a garantia de que o trabalho mais adequado foi feito você não terá!

– Assessore e inspecione a compra de materiais

Não colocar a mão na massa não significa que você não pode ou não deve se envolver em alguns momentos da construção ou reforma. A escolha e compra dos materiais elétricos é um deles. Procure observar a qualidade e a necessidade dos materiais recomendados pelo eletricista. O dinheiro é seu, então nada mais justo que você possa participar do processo.

Por isso, é importante sim ter algum conhecimento sobre as etapas do seu projeto e sobre o que será feito na sua instalação. Assim fica mais fácil opinar e inspecionar a escolha dos materiais. Você ficará mais ligado para qualquer detalhe que possa parecer suspeito e evitar gastos com materiais extras ou de qualidade duvidosa, por exemplo. Aqui no blog da Decorwatts você vai encontrar muitos artigos que podem ajudar você a entender melhor o mundo da eletricidade e dos materiais elétricos. Não deixe de acompanhar! Se estiver preparada para fazer seu orçamento, aproveite toda a comodidade do nosso serviço de orçamento online e receba em menos de 24h asua cotação de materiais elétricos.

– Questione quando achar necessário

Ter um bom diálogo com o profissional que vai cuidar do seu projeto ou da sua reforma é a melhor maneira de garantir uma relação de confiança e uma comunicação mais efetiva. Sempre que tiver dúvidas ou achar que algo não está certo, pergunte! Com certeza um bom eletricista residencial vai se mostrar disponível para isso. Querendo ou não, problemas no diálogo também podem interferir no sucesso ou fracasso do trabalho realizado.

– Se não sabe como fazer, contrate um profissional!

Ainda está na dúvida se contrata um eletricista residencial ou não? Então, analise bem se você sabe fazer o serviço necessário. Simples assim! Com tanta informação disponível na internet, principalmente com o tema “faça você mesmo”, podemos ficar mais “corajosos” a tentar resolver os problemas por conta própria. Pode funcionar, mas não assuma o risco, principalmente se você não se sente seguro para tentar, nem com conhecimento suficiente. Um pequeno ajuste pode virar um baita problema.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

Negociação com fornecedores: como melhorar as parcerias

Inúmeros tipos de negócios são dependentes de uma boa negociação com fornecedores. Um acordo bem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *