Home / Decoração / Tipos de chuveiro elétrico: como escolher e cuidados na instalação

Tipos de chuveiro elétrico: como escolher e cuidados na instalação

Seja para começar o dia com as energias renovadas, seja para relaxar antes de dormir, um bom banho pode fazer toda a diferença no seu dia a dia e no seu bem-estar. Tanto pode, como certamente esses foram os motivos que o trouxeram até aqui. Conhecer os tipos de chuveiro elétrico é o primeiro passo para escolher o modelo ideal para a sua instalação e o seu conforto.

Há muito tempo o banheiro deixou de ser um cômodo apenas funcional e passou a ser um espaço de relaxamento que também merece a sua atenção. E o chuveiro é parte essencial desse ambiente, afinal, o incômodo que uma escolha errada pode causar costuma ser bem estressante. Posição do chuveiro, temperatura e pressão são alguns detalhes que precisam ser considerados no momento da compra para que o chuveiro harmonize com o cômodo, com a instalação elétrica e com o seu bem-estar.

Leia também Iluminação para banheiro: 8 dicas e ideias para colocar em prática

Aqui você vai conhecer os principais tipos de chuveiro elétrico, quais as vantagens desse modelo e alguns critérios para fazer uma boa escolha. Anote as dicas antes de ir às compras!

Tipos de chuveiro elétrico

O chuveiro elétrico, muito popular nos lares brasileiros, é sempre comparado com o chuveiro a gás. Bem diferentes um do outro, cada um possui as suas vantagens e desvantagens. Antes de mais nada, o que você precisa levar em consideração é o seu imóvel. Ele já possui sistema de aquecimento a gás? É viável fazer essa instalação? Se você respondeu não a uma dessas perguntas, o chuveiro elétrico muito provavelmente é a melhor alternativa para o seu banheiro.

Você vai encontrar tipos de chuveiro elétrico básicos e modelos cada vez mais modernos e com funcionalidades aprimoradas. Vale a pena pesquisar! Confira os principais tipos e o que você precisa considerar no momento da compra:

  • Chuveiro elétrico comum

Nesses modelos, a resistência elétrica é responsável pelo aquecimento da água. Normalmente contam com até quatro temperaturas.

Esse tipo é mais indicado para banheiros com alta pressão d’água, ou seja, o ponto de instalação do chuveiro está distante da caixa d’água. É uma boa opção também para residências que recebem água direto da rua, pois normalmente é um sistema de abastecimento com alta pressão.

  • Chuveiro elétrico pressurizado

Se a pressão d’água é um problema no seu imóvel – uma casa onde o chuveiro será instalado próximo à caixa, por exemplo – essa opção entre tipos de chuveiro elétrico é bem adequada.

Os chuveiros pressurizados possuem uma bomba acoplada, responsável por aumentar a pressão da água. É preciso ter atenção com o consumo de água, uma vez que com mais pressão, maior será o gasto.

  • Chuveiro elétrico eletrônico

Entre os tipos de chuveiro elétrico, o eletrônico oferece mais praticidade. Esse modelo possui uma haste prolongada. Com ela é possível ter uma regulagem mais precisa da temperatura e você não precisa desligar o chuveiro para fazer a mudança da temperatura. Você também pode encontrar modelos eletrônicos pressurizados.

  • Chuveiro híbrido

Se você já possui ou tem interesse em instalar placas solares em seu imóvel, o chuveiro híbrido é uma opção interessante e econômica. Esse modelo funciona com energia solar e elétrica.

O que analisar para fazer a melhor escolha

  • A tensão do imóvel

Antes de comprar o chuveiro elétrico, avalie o tipo da rede elétrica em seu imóvel. Existem chuveiros de 110V e 220V e é bem importante que ele seja compatível com a instalação. É interessante, também, que o chuveiro tenha um circuito independente para ele.

Leia também – Qual é a diferença entre 110 e 220 volts: entenda como utilizar corretamente

  • Posição da caixa d’água

O ponto de instalação do chuveiro em relação à altura da caixa d’água é o que vai determinar a pressão do chuveiro elétrico. Se a diferença for de um metro, por exemplo, a vazão será pequena. Quanto maior a diferença entre os pontos, maior a pressão.

  • Regulagem da temperatura

A escolha da temperatura é algo muito pessoal e depende de região para região. Ao escolher um modelo com uma regulagem melhor, além de ter mais conforto e praticidade, você pode economizar. Na posição verão, por exemplo, o consumo pode cair em 30%.

  • Potência do chuveiro

Outro aspecto que pode interferir na temperatura da água. Mas atenção: quanto maior a potência, maior o consumo de energia.

  • Selo do Inmetro

Essa etiqueta mostra a potência do chuveiro elétrico. Quanto mais próximo ao “A”, mais econômico o chuveiro é, porém, esquenta menos a água. A região do país interfere muito nessa decisão.

  • Fiação

Aspecto importante que garante não só o bom funcionamento do chuveiro elétrico, mas a segurança da instalação e dos moradores. Os fios elétricos precisam ter a espessura compatível com a potência e a voltagem. Não esqueça também de fazer a instalação do fio terra. O aterramento elétrico garante mais segurança em casos de descarga elétrica ou fuga de energia.

Leia tambémGuia de tipos de fios e cabos elétricos: como escolher?

A instalação do chuveiro elétrico é relativamente fácil, mas caso você não tenha segurança ou conhecimento para instalar, procure a ajuda de um profissional. Não faça gambiarras ou improvisos!

  • Design

Como falamos anteriormente, os tipos de chuveiros elétricos estão com modelos mais modernos disponíveis para compra. Para quem se preocupa com a decoração e o design do ambiente, é possível encontrar chuveiros com uma modelagem mais atraente.

Fazendo uma boa escolha entre os tipos de chuveiro elétrico você consegue garantir um bom desempenho e até mesmo economizar energia. Para isso, é preciso escolher o produto certo, de acordo com as especificações do imóvel e de seus interesses pessoais, instalá-lo corretamente e seguir as orientações do fabricante. Ao optar pelo chuveiro elétrico, já é possível perceber uma economia no consumo de água, uma vez que não é necessário esperar para a água esquentar.

E não esqueça: a economia de água e de energia elétrica também vem com os próprios hábitos! Evite banhos longos e procure ter um consumo mais consciente.

A manutenção do chuveiro elétrico é igualmente  importante para que o chuveiro funcione corretamente. Procure manter limpos os orifícios de passagem de água e não reaproveite resistências queimadas.

Para evitar a queima da resistência do chuveiro, algumas medidas podem ajudar:

  • cuidar da limpeza do chuveiro
  • desligar o chuveiro para mudar a temperatura (no caso dos chuveiros que não são eletrônicos)
  • garantir a instalação correta da fiação e cuidar com a umidade dos fios
  • ter atenção com a voltagem
  • procurar instalar o chuveiro para que ele funcione com a melhor pressão

As dicas sobre os tipos de chuveiro elétrico foram úteis para você? Você já conseguiu escolher o melhor modelo para o seu banheiro? Compartilhe a sua experiência nos comentários!

Fotos: 123456

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

Tipos de luminárias: conheça os principais modelos e tendências

Se existe um elemento coringa para todos os tipos de ambientes, é a iluminação. Seja …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *