Em uma definição bem simplista, um fio e um cabo elétrico servem para a mesma coisa: Transportar corrente elétrica com o intuito de gerar energia. Seja ela usada para acender uma lâmpada ou para iluminar um bairro.
Se não fosse o acesso à energia elétrica, a sociedade seria diferente do que conhecemos hoje. Concordamos com a frase “Os fios e cabos são os grandes condutores da evolução humana, como bem disse Weruska Goeking em seu excelente texto no portal O Setor Elétrico.
Desde o início da utilização de condutores elétricos, muitos materiais para a isolação da corrente elétrica foram testados e descartados. Nesse leque de testes temos gomas, fibras, de vidro, areia, papel, betume, óleo fluido, borracha, borracha vulcanizada, esmalte e por fim, os isolantes termoplásticos e termofixos como PVC, EPR, XLPE e EVA.
Nos últimos anos a evolução científica tornou acessível o uso de materiais mais eficientes para a isolação dos condutores, tornando o transporte de corrente elétrica mais seguro e difundido.
Atualmente o PVC é o material mais utilizado para a isolação dos cabos elétricos, por ser de baixo custo e fácil manuseio. Mas isso não significa que ele seja o melhor.
O problema do PVC é que sua queima produz uma grande quantidade de gases tóxicos e corrosivos. E como sua base possui Cloro, ele solta gás clorídrico em contato com fogo, e a inalação da sua fumaça está entre uma das principais causas de óbitos em incêndios.
Felizmente já é possível encontrar cabos com características anti-chamas e com baixa emissão de fumaça e gases tóxicos. Os mais conhecidos dessa categoria são os Cabos Afumex e os Cabos Atox.
De acordo com as normas ABNT NBR 5410 e a ABNT NBR 13570, é obrigatório o uso de cabos com baixa emissão de gases tóxicos em locais de grandes aglomerações, como shopping center, aeroportos, hospitais, igrejas, estádios, escolas, universidades, etc… Se o projeto que você está trabalhando nesse momento tiver essa característica, certifique-se de que a escolha dos cabos seja correta.
Por fim, ainda existem cabos com uma blindagem extra para proteger o condutor de degradações que podem ocorrer em contato com o ar, e ruídos.
Sem dúvidas, os cabos Afumex e Atox são mais seguros, e já é possível encontrar esse material nas melhores lojas de material elétrico do Brasil.