Home / Segurança Elétrica / O Kit fundamental de ferramentas para o lar

O Kit fundamental de ferramentas para o lar

Quem nunca precisou de uma ferramenta para trocar chuveiro queimado ou apertar um parafuso solto que atire a primeira pedra.

A gente aprende a fazer pequenos reparos assim, meio na marra, porquê precisa. É quando o ralo entope, a lâmpada queima, ou o chuveiro não esquenta, que a gente lembra que precisa de um alicate.

Ou quando cai uma prateleira do armário só por causa de um parafuso solto. É aí que a chave de fenda é lembrada. O que seriam das ferramentas se estes problemas não acontecessem….

Todo Super Herói de Pequenos Reparos precisa ter um kit básico, para poder consertar essas pequenas coisas do dia-a-dia.

Pensando nisso, a gente fez uma pesquisa aqui na Decorwatts e separamos as ferramentas que achamos mais importantes ter em um kit básico, mas que dê conta de quase todos os pequenos probleminhas do cotidiano caseiro. Confira:

1 – Chave de Fenda e Chave Philips

chavedefendaA Chave de Fenda é aquela que tem a ponta em formato de retângulo. Essa chave é usada nos parafuso que possuem uma “fenda”, daí o nome da chave.

chavephilipsJá a Chave Philips é aquela chave que tem a ponta com formato de “cone”. Essa chave é usada nos parafusos que possuem fendas cruzadas, em formato X.

Essas chaves são usadas em quase todos os reparos que forem feitos. De instalar uma tomada, à trocar um chuveiro, pode ter certeza que você vai precisar de uma chave de Fenda ou Philips.

2 – Martelo

ferramenta-marteloTalvez o material de reparo e construção mais famosos de todos, o martelo também é fundamental para realizar os pequenos reparos ou para construir.

Ter um bom martelo em casa pode ser útil em muitas tarefas. De pregar um prego à quebrar uma parede, o uso do martelo é tão abrangente que fica difícil dizer que ele serve para apenas uma função.

Só tenha cuidado para não matelar o dedo… Dói. Muito.

3 – Alicates

ferramenta-alicateuniversalOs alicates também possuem inumeras finalidades. O Alicate mais famoso é o Alicate Universal, que possui esse nome porquê tem a capacidade de cortar, dobrar, prensar e segurar.

Mas também existem outros tipos de alicate, com o Alicate de Corte, por exemplo.

Essa também é uma ferramenta muito versátil, de diversas aplicações em situações diferentes.

Esse conjunto de Alicate, Martelo e Chave de Fenda e Chave Philips, devem ser os primeiros itens a ser comprados para o seu kit fundamental.

Com estes 3 itens já é possível resolver a grande maioria dos problemas.

Mas, existem mais algumas ferramentas que podem ser de extrema utilidade, como:

4 – Fita Isolante

Item obrigatório de segurança em reparos e construções elétricas. A Fita isolante, como o próprio nome diz, serve para isolar melhor a corrente elétrica de fios e cabos. Em qualquer emenda de fios, deve se colocar duas camadas de fita isolante (no mínimo) para evitar problemas de fuga de corrente.

5 – Trena

O maior aliado da boa diagramação de um ambiente! A Trena é fundamental para medir móveis, paredes, distâncias, e tudo mais que sua imaginação quiser.

Antes de torcer o nariz para a Trena, pense que sem ela, talvez seu sofá não coubesse na sala. 😉

6 – Lanterna

Item essencial para iluminar aqueles ambientes meio escuros e difíceis de enxergar. Apesar de não ser imprescindível, a lanterna pode ser uma ótima ajuda.

7 – Estilete

Cortar. Cortar. Cortar. A gente sabe, dá pra usar tesoura, faca, e até mesmo o alicate. Mas um bom estilete é uma mão na roda! A precisão desse objeto é o faz dele o nosso último item dessa lista de ferramentas básicas para reparos do lar.

Bom, esperamos que você tenha gostado desse artigo sobre ferramentas. Se tem algum item que você não viu aqui, mas que acha importante ter, deixe seu comentário abaixo. Vamos atualizar com sua dica =)


Compre ferramentas diretamente pelo ecommerce – www.decorwatts.com


Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

segurança elétrica

Como equipamentos de qualidade podem garantir a segurança na instalação elétrica em obras e reformas?

Ao iniciar uma obra/reforma em casa ou em um espaço comercial, muitas vezes nos concentramos …