Home / Segurança Elétrica / Para que servem os eletrodutos (ou conduítes)

Para que servem os eletrodutos (ou conduítes)

Os eletrodutos, também conhecidos como conduítes, são aqueles tubos que ficam dentro das paredes, lajes e pisos, e tem como principal função proteger a fiação elétrica contra fatores externos que podem danificar e expor a segurança de uma residência, empresa, industria ou condomínio.

Os eletrodutos também possuem em sua composição a característica anti-chamas, evitando a propagação de incêndios causados por curto-circuítos.

Logo se vê que é muito importante utilizar os conduítes corretamente em todas as instalações elétricas, pois é um item de extrema importância para garantir a segurança do local.

Mas nem todo eletroduto é igual, e existem normas a serem seguidas, que padronizam a utilização de modelos adequados para cada parte do projeto elétrico.

Conheça os diferentes modelos de eletrodutos (conduítes)

 

eletroduto flexivel corrugadoEletroduto Flexível Corrugado

Talvez o modelo mais popular de eletroduto, comumente divulgado em propagandas, é normalmente feito com PVC, que é um material que possui propriedades e características de isolação térmica, isolação elétrica e isolação contra umidade.

Normalmente utilizado em paredes e locais que possuem instalação mais fáceis, os eletrodutos flexíveis corrugados são importantes em todo projeto elétrico.

eletroduto flexivel lisoEletroduto Flexível Plano

Também comum de se encontrar, porém menos divulgado do que os eletrodutos flexíveis corrugados, o eletroduto flexível plano também possui as mesmas características que o seu irmão corrugado.

eletroduto rigidoEletroduto Rígido

O eletroduto rígido é normalmente mais utilizado em pisos, lajes e superfícies concretadas, pois são mais resistentes à choques externos. Também são mais difíceis de manusear do que o conduíte flexível, porém por ser mais rígido é mais resistente.

Qual eletroduto escolher

Para saber qual eletroduto se deve usar, o melhor caminho é consultar as aplicações das normas técnicas da ABNT e confiar em produtos de qualidade, que cumpram as especificações técnicas necessárias para garantir a segurança.

Mais especificamente, atente-se à norma ABNT NBR 5410:2004 e deve ser seguida de acordo com a sua resistência mecânica e classificação na propagação de chamas.

Outro ponto que chama a atenção e deve ser levado em consideração no momento da compra, é a procedência dos conduítes. Verificar a qualidade do produto no momento da compra não costuma ser tarefa fácil para quem não está familiarizado com as características dos conduítes. Nesse caso, procure ficar atento às marcas de qualidade e fabricantes que estão presentes no Programa Setorial da Qualidade (PSQ).

Outra dica também é desconfiar de produtos com o preço muito abaixo da média. Para vender tão barato, é bem provável que o material não esteja de acordo com os padrões técnicos seguros.

Por dentro do eletroduto

Em todos os eletrodutos e conduítes, devem ser inseridos apenas condutores isolados, cabos multipolares ou unipolares, e somente em casos de aterramento deve se usar condutores nus, e ainda assim apenas em eletroduto isolante específico.

É importante tomar cuidado para não extrapolar a quantidade de cabos e fios dentro de um eletroduto, isso pode comprometer a segurança e bom funcionamento das rede elétrica.

Custo baixo e repeito ao meio ambiente

A boa notícia é que os conduítes geralmente são produtos que respeitam o meio ambiente. Os eletrodutos que estão de acordo com a ABNT, são feitos com materiais totalmente recicláveis e a durabilidade costuma ser mais de 50 anos!!

Além disso, os custos com eletrodutos representam menos de 10% do valor de uma obra. Portanto, fica a dica, na hora de escolher os eletrodutos vale a pena comprar produtos de qualidade, mesmo que existam outros “mais baratos”.


Compre eletrodutos e conduítes diretamente pelo ecommerce – www.decorwatts.com


Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

segurança elétrica

Como equipamentos de qualidade podem garantir a segurança na instalação elétrica em obras e reformas?

Ao iniciar uma obra/reforma em casa ou em um espaço comercial, muitas vezes nos concentramos …