Home / Segurança Elétrica / Manutenção preventiva em instalação elétrica

Manutenção preventiva em instalação elétrica

O sistema elétrico é um elemento principal em qualquer estrutura, seja ela uma residência ou um prédio comercial. Ele é responsável por distribuir a energia necessária para iluminar os espaços e alimentar os dispositivos eletrônicos e equipamentos. Dessa forma, a realização de manutenções preventivas nas instalações elétricas se torna uma das estratégias mais eficientes para garantir que tudo funcione adequadamente.

Na manutenção elétrica, um profissional qualificado realiza inspeções visuais e testes de funcionamento em toda a instalação. Ele identifica e corrige problemas, como curtos-circuitos e falhas de isolamento, além de limpar e lubrificar componentes. Também substitui peças danificadas e atualiza a instalação conforme normas de segurança.

Por que é importante fazer a manutenção periódica da instalação elétrica em casa?

A manutenção periódica da instalação elétrica em casa pode ajudar a prevenir problemas futuros. Durante uma inspeção de rotina, um eletricista profissional pode identificar e corrigir pequenos problemas antes que se tornem grandes problemas. 

A segurança é o principal motivo para realizar manutenções periódicas na instalação elétrica da sua casa. Instalações antigas ou mal cuidadas podem representar riscos, como curtos-circuitos, choques elétricos e até incêndios. 

Embora haja um custo inicial para realizá-la, ela pode resultar em economia de custos a longo prazo. Uma instalação elétrica bem feita pode reduzir o consumo de energia, resultando em menores contas de energia. Além disso, manter a instalação elétrica da sua casa em dia pode agregar valor ao seu imóvel. Uma casa com uma instalação elétrica bem cuidada transmite confiança aos compradores, tornando-a mais atrativa no mercado imobiliário.

3 tipos principais de manutenção preventiva, cada um com suas características e aplicações

Manutenção Corretiva: Realizada depois que algo já deu errado, quando um equipamento falha e precisa ser consertado para voltar a funcionar. Embora seja uma solução imediata, a manutenção corretiva pode ser cara e demorada, especialmente se a falha causou danos adicionais. Porém, muitas empresas ainda optam por agir somente após a falha do componente.

Manutenção Periódica: Inspeção feita de tempos em tempos nas instalações elétricas para prevenir problemas graves. Durante essa manutenção, são feitos ajustes e reparos menores para evitar o desgaste de peças e componentes, garantindo que tudo funcione de maneira segura.

Manutenção Preditiva: Evita danos e prevê falhas antes mesmo que ocorram. A manutenção preventiva preditiva se baseia em dados para avaliar o desgaste ou degradação das máquinas. Essa análise busca não apenas a vida útil dos componentes, mas também as condições ideais para seu funcionamento.

Cada tipo de manutenção preventiva tem seu próprio procedimento e benefício, e a escolha do tipo a ser usado pode depender de vários fatores, incluindo o tipo de equipamento, o ambiente em que está sendo usado e os recursos disponíveis.

Quando se deve realizar a manutenção preventiva?

Deve ser realizada regularmente, seguindo as recomendações do fabricante dos equipamentos.

Geralmente, é feita a cada seis meses ou a cada ano, dependendo do tipo de equipamento e de sua utilização. Além disso, ela também pode ser realizada com base em indicadores específicos, como o número de horas de funcionamento do equipamento.

É essencial buscar um profissional qualificado para cuidar da manutenção elétrica do seu imóvel. Para determinar o intervalo adequado para a manutenção preventiva, é recomendável a consulta com um especialista. Este profissional poderá orientar sobre o cronograma mais apropriado para a manutenção do seu sistema elétrico.

Sua solução em material elétrico está na Decorwatts

Quando se trata de manutenção elétrica, é importante contar com produtos de qualidade. É aqui que a Decorwatts entra. Aqui, você encontra as melhores marcas de fornecedores de materiais elétricos sem precisar procurar equipamentos em diferentes lojas. Assim, você compra tudo o que precisa para sua instalação elétrica ou reparo, em um único lugar, com a confiança de levar o melhor a preço justo.

A manutenção periódica da instalação elétrica em casa é uma prática que não deve ser negligenciada. Com os produtos certos, você pode garantir a segurança de sua casa. 

 

Fonte:

Manutenção corretiva: o que é, quando fazer e exemplos. (abecom.com.br)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

fiação elétrica

Será que é hora de trocar a fiação elétrica?

Seja em casa ou nos escritórios, a fiação elétrica desempenha um papel fundamental no cotidiano, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *