Cada instalação elétrica é uma, assim como as preferências e necessidades dos proprietários do imóvel. Um projeto de iluminação personalizado consegue levar em consideração estes fatores pessoais, sem deixar de lado a maneira mais correta e adequada de iluminar cada ambiente.
Um projeto de iluminação, também chamado de projeto luminotécnico, é a combinação entre a iluminação artificial e a arquitetura do espaço, visando otimizar o melhor uso das lâmpadas. A funcionalidade e a estética são os objetivos principais de um bom projeto. Já o uso correto das lâmpadas, além de favorecer o ambiente, pode contribuir para a economia de energia.
Leia também – Como economizar energia: 5 artigos elétricos essenciais
Um projeto personalizado e de qualidade é uma tarefa para profissionais do ramo, como arquitetos(as) ou designers de interiores. Eles possuem o conhecimento necessário para compreender as necessidades dos clientes e do imóvel, se preocupando com a alta performance da iluminação.
Entender a finalidade do imóvel e de cada cômodo é uma das etapas mais importantes para desenvolver um projeto de iluminação coerente. Uma casa e um ambiente de trabalho, por exemplo, certamente apresentam diferenças bem significativas.
O ideal é trabalhar no projeto de iluminação ainda no momento da construção do imóvel, pois as chances de flexibilizar possíveis mudanças são maiores. Já em imóveis prontos ou mais antigos, mudar a instalação elétrica e os pontos de iluminação pode exigir uma reforma. Em ambos os casos, ter um projeto de iluminação personalizado é bem vantajoso!
Vantagens de ter um projeto de iluminação personalizado
– Mais flexibilidade para mudanças
Realizar o projeto antes da obra começar é uma oportunidade para trabalhar em mudanças que podem surgir com novas demandas ou necessidades. É muito mais fácil mudar um projeto ainda no papel do que em um imóvel já pronto, não é mesmo? A visualização do resultado final também fica mais realista quando é apresentado um projeto de iluminação junto com o projeto da obra. É neste momento que a proposta pode ser alterada e os ajustes acertados.
– Projeto na planta
Um projeto de iluminação personalizado deve conter a planta do local com as especificações da instalação elétrica que sinalize as lâmpadas, luminárias e outros pontos elétricos. É importante para que o cliente consiga visualizar o projeto, mas principalmente para que os profissionais que irão trabalhar na instalação consigam seguir as instruções corretamente. Confira um exemplo a seguir:
– Harmonização com a luz natural
Uma das principais vantagens de trabalhar no projeto de iluminação ainda na fase da construção, é a liberdade que o profissional possui para realizar o planejamento, principalmente da luz natural dos ambientes. Essa harmonização entre a luz artificial e a natural é fundamental não só para a composição dos espaços, mas para a economia de energia. O bom aproveitamento da iluminação natural pode garantir o bem estar das pessoas que vão utilizar o espaço e ainda fazer diferença na conta de luz.
É possível realizar um bom trabalho também em construções já prontas, retirando o que não é necessário e fazendo novas adaptações.
– Iluminação como proposta de decoração
Um bom projeto de iluminação vai além da funcionalidade da instalação elétrica. Ele consegue trabalhar também na iluminação como uma proposta decorativa. Valorizar a decoração e ressaltar detalhes é uma das principais vantagens que um projeto personalizado pode oferecer.
Durante o planejamento do projeto é possível determinar qual o tipo ideal de lâmpada, qual a temperatura da lâmpada e quais serão os pontos de iluminação, levando em consideração a proposta que o ambiente vai oferecer. A decoração da cozinha será completamente diferente da do quarto, assim como a iluminação também precisa ser.
A luz quando bem planejada consegue ampliar ou reduzir espaços, interferir no conforto visual e até mesmo na sensação que as pessoas sentem no espaço. Por isso é tão importante que a decoração e a iluminação caminhem lado a lado.
– Lâmpadas mais eficientes
O profissional responsável pelo projeto de iluminação pode indicar quais os melhores modelos de lâmpadas para a instalação. Seja em um projeto ainda na planta, seja em um imóvel já construído, é uma excelente oportunidade para optar por lâmpadas mais modernas, eficientes e econômicas, como as lâmpadas de LED. Cada vez mais versáteis, elas são a recomendação principal de muitos profissionais.
- Leia também – Tipos de lâmpadas LED: um guia prático
– Posicionamento correto das luminárias
Além de serem importantes elementos decorativos, as luminárias contribuem para a funcionalidade da iluminação. Cada ambiente pede um tipo de iluminação específica, que pode ser difusa, direta ou indireta. Quem determina essa configuração é o profissional responsável pelo projeto, seguindo as instruções do cliente.
Com diferentes posicionamentos das lâmpadas e luminárias, é possível deixar um ambiente perfeito para um jantar romântico ou para um escritório. Um projeto personalizado consegue atender melhor as preferências do cliente com as possibilidades do imóvel.
– Quantidade de luz necessária em cada tipo de ambiente
Cada ambiente é único, por isso é bem importante analisar cada espaço e considerar a quantidade de luz artificial necessária. Um projeto de iluminação personalizado consegue trabalhar este aspecto, considerando a proposta de cada cômodo. Assim como a falta de luz, o excesso pode desvalorizar o ambiente e ainda gastar mais energia elétrica.
– Economia de energia
Como falamos em diversos pontos anteriores, é possível trabalhar em um projeto de iluminação que vise a economia de energia. Ao personalizar o projeto, o profissional consegue se aprofundar e deixá-lo mais eficiente e prático. Detalhes como o uso de sensores, lâmpadas LED, dimmers e a otimização da luz natural fazem a diferença.
– Menores chances de retrabalhos
Nada pior do que ter gastos extras com um trabalho que já foi feito e pago. Ter um bom projeto de iluminação, que foi pensado exclusivamente para uma determinada instalação, diminui as chances de futuros gastos com retrabalhos. Por isso a importância de contar com bons profissionais tanto no planejamento do projeto como na execução.
Lembre-se também que é preciso seguir algumas normas de segurança, para evitar erros principalmente de dimensionamento de rede (distribuição de energia), que podem ocasionar constantes quedas de energia ou até mesmo incêndios.
Decorwatts: a sua fornecedora de materiais elétricos
Para que o projeto de iluminação funcione como o esperado, você também vai precisar de materiais elétricos e de iluminação de qualidade. Para isso, conte com a Decorwatts para ser a sua fornecedora de confiança. Em nossa loja online você vai encontrar uma grande variedade de produtos e marcas de qualidade e uma categoria exclusiva para itens de iluminação. Conte com o suporte da nossa equipe para tirar todas as suas dúvidas ou envie o seu pedido de orçamento em nosso formulário online.
Fotos: 2