Um inventor britânico conseguiu essa façanha incrível: Uma lâmpada led que pode manter seu brilho por mais de 40 anos!
O nome desse super inventor é Jake Dyson, filho de um também inventor, o famoso James Dyson, que criou o aspirador Dual Cyclone (que dispensa o uso de sacos para resíduos).
O Jake Dyson tem uma empresa que vende apenas 2 modelos de luminárias, e as duas funcionam com a tecnologia que ele inventou, que Jake Dyson diz ser é capaz de fazer uma lâmpada led durar uma vida inteira, desde que não super aqueça.
Estes dois modelos de luminárias, chamados de CSYS e CU-Beam, utilizam tubos de calor que dissipam o aquecimento para longe das lâmpadas led, o que é fundamental para manter as lâmpadas led secas e protegidas do aquecimento, conforme ilustra a imagem abaixo.
Mas funciona a vida inteira mesmo?
Com essa tecnologia, as lâmpadas led conseguem durar por 40 anos em sua potência total de brilho, mas depois desse período elas continuam funcionando, porém com 70% da sua capacidade de iluminação.
Jake diz que essa tecnologia é tão revolucionária quanto ao aspirador sem saco de resíduos, criada pelo pai. E realmente, esse é um passo interessante em direção à um planeta mais sustentável, você já imaginou quantas lâmpadas deixariam de ser jogadas no lixo, se usarem essa tecnologia?
Esse modelo de lâmpada led também é um grande desafio de adaptação para o mercado. Essa tecnologia pode reduzir bastante a rotatividade na venda das lâmpadas, as fabricantes terão que se adaptar para competir no mercado, uma vez que a receita vinda da venda será bem menor.
E quanto custa uma lâmpada dessas?
Por enquanto esse modelo está disponível apenas na Europa, e o valor é alto. Para adquirir uma lâmpada led dessas, o consumidor precisa preparar o bolso para investir mais de R$1.000,00!
E você, o que achou dessa novidade?
*essa noticia também foi vista em: http://www.techinsider.io/jake-dysons-revolutionary-light-bulb-lasts-an-entire-lifetime-2016-7