Home / Interruptores e Tomadas / Dúvidas Frequentes: Tomadas e Interruptores

Dúvidas Frequentes: Tomadas e Interruptores

Todos os dias nós recebemos várias dúvidas de clientes sobre tomadas e interruptores.

Muitas vezes, as pessoas que ligam para comprar material elétrico, seguem uma lista determinada pelo eletricista, engenheiro ou arquiteto do projeto. E acabam comprando sem saber para que serve uma tomada 2P+T por exemplo.

Bem, pedimos para nossos especialistas em vendas anotar as perguntas mais comuns para tirar todas as dúvidas que você pode ter sobre tomadas e interruptores, mas nunca soube para quem perguntar.

Dúvidas frequentes: Tomadas e Interruptores

O que é um interruptor e para que ele serve?

O Interruptor é um acessório que ao ser ligado à um circuito elétrico tem a função de ligar ou desligar a corrente elétrica destinada àquele ponto. Normalmente ele é utilizado em lâmpadas, ventiladores e motores pequenos, por possuir uma corrente que normalmente é limitada a 10A por 250V.

Quais tipos de interruptores são mais comuns de encontrar em lojas e na internet?

  • Interruptores de uma seção

Chamado de interruptor simples, contém apenas uma tecla ou botão, que serve para ligar e desligar os componentes elétricos ligado à ele. O interruptor de uma seção é mais comum de ser encontrado em paredes, próximos às portas.

  • Interruptores de duas seções

Chamado de interruptor duplo, contém duas teclas ou botões, e serve para ligar e desligar mais de 1 componente elétrico que estão ligados à ele. O interruptor de duas seções costuma ser instalado próximo nas paredes próximas às portas.

  • Interruptores de três seções

Chamado de interruptor triplo, contém três teclas ou botões, e serve para ligar e desligar mais de 2 componentes elétricos que estão ligados à ele. O interruptor de três seções também costuma ser instalado próximo nas paredes próximas às portas.

O que são e para que servem os interruptores paralelos?

Conhecidos como interruptor 3 vias (ou Three Way), estes interruptores costumam controlar as cargas de locais diferentes. São muito utilizados em ambientes com escadas e locais com mais de 1 acesso, como cozinhas e salas. Visualmente, por fora, são parecidos com os interruptores de uma seção, porém com mais pontos de conexão (3 pontos nesse caso).

O que são e para que servem os interruptores intermediários?

Conhecidos como interruptor 4 vias (ou Four Way), estes interruptores também costumam controlar as cargas de locais diferentes, mas nesse caso de 3 ou mais locais. São muito utilizados em ambientes com corredores muito extensos, e locais com grande espaço, como galpões, industrias, garagens e iluminação externa. Normalmente são instalados entre os interruptores paralelos.

O que são e para que servem os interruptores bipolares

Interruptores bipolares são acessórios que possuem capacidade de receber cargas em 220v. Além disso, os interruptores bipolares servem para garantir maior segurança e garantir que equipamentos 220v possam ser utlizados.

Existem interruptores bipolar paralelos e intermediários?

Sim para os interruptores bipolar paralelo, não para os interruptores intermediários.

O interruptor bipolar paralelo, funciona de forma similar aos interruptores paralelos simples, porém sua instalação é mais complexa e requer um gasto maior de condutores.

O que são e para que servem interruptores com sinalização?

Interruptores com sinalização são normalmente equipados com sinaleiro, uma mini lâmpada de LED ou NEON). Os interruptores com sinalização tem a função de identificar a localização do interruptor, e para indicar se a lâmpada está acesa ou apagada. É normalmente usado em hotéis e instalações externas.

O que é e para que servem as tomadas de corrente?

A tomada de corrente é um acessório cujo os contatos estão sempre ligados à uma fonte de energia elétrica. A tomada de corrente serve para fornecer energia aos aparelhos elétricos e eletrônicos, via conexão de plugue. Normalmente as tomadas de corrente são especificadas para corrente de 10A e 250v e tensão de 250V.

Existem tomadas padronizadas?

Sim, desde 2010 o Inmetro estabeleceu a nova padronização de tomadas para o Brasil. Temos dois formatos disponíveis nessa padronização brasileira de tomadas, bipolar com 2 pinos, e o tripolar com 2 pinos e aterramento. Essa substituição ocorreu de forma gradativa e hoje, praticamente todas as tomadas no Brasil estão seguindo o padrão estabelecido pelo Inmetro.

Essa padronização aconteceu para garantir maior segurança contra choques e fugas elétricas. Antigamente, existiam mais de 10 tipos de tomadas diferentes, que não possuiam mecanismos eficientes contra choques.

Já o novo modelo, é mais seguro pois possui recuos dos contatos com a ligação externa e um encaixe rebaixado para o plugue, guiando melhor a inserção dos plugues.

O que significa a tomada 2P+T?

A tomada 2P+T possui 3 pontos de conexão para condutores. Estes pontos são: Fase, Neutro e Terra. Os condutores fases e neutro, são responsáveis por carregar a corrente elétrica do circuito. São chamados de condutores carregados. O condutor terra serve para conduzir à terra todas as correntes que podem escapar, e é fundamental para a segurança de instaladores e da população em geral.

E em quais locais precisa usar a tomada 2P+T?

Muito gente não sabe, mas não são todos os aparelhos elétricos que necessitam do condutor terra. Isso acontece porquê estes aparelhos são construídos para evitar que a fuga da corrente aconteça, e se acontecer, estarão dentro de limites aceitáveis.

Principalmente depois da padronização das tomadas brasileiras, muitos aparelhos já vem dotados de fio terra, ou fazem parte do cabo de conexão. Por isso os plugues destes aparelhos possuem 3 pinos, são os 2 pinos comuns + o pino com o terra.

Em outras palavras, hoje em dia quase todos os aparelhos são vendidos para tomadas 2P+T, portanto a utilização dessa tomada acontece praticamente em qualquer situação, seja residencial, comercial, pública ou industrial.

Existe uma regra de número de tomadas que devem ter em uma casa, apartamento, ou escritório?

Sim, existe uma norma chamada NBR5410, de 2004. Essa norma especifica que:

  • Em cozinhas, copas e áreas de serviço devem estar previstos 1 ponto de tomada a cada 3,5 metros de perímetro. Além disso, na bancada da pia deve conter 2 tomadas de corrente, podendo ser em pontos distintos ou no mesmo ponto.
  • Cômodos como salas e dormitórios devem conter 1 ponto de tomada para 5 metros de perímetro.
  • No restante dos cômodos deve conter 1 ponto de tomada para cada área igual ou inferior à 2,25 metros quadrados.

Compre tomadas e interruptores diretamente pelo ecommerce – www.decorwatts.com


 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

lista de materiais elétricos

Lista de materiais elétricos para a sua casa: o que você precisa e por que

O sistema elétrico de uma residência vai muito além do ligar e desligar de uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *