Home / Interruptores e Tomadas / Interruptores e Tomadas: Evite quebrar paredes depois da obra

Interruptores e Tomadas: Evite quebrar paredes depois da obra

O erro mais comum que nós vemos em muitos projetos de reforma e construção é preocupar-se somente com a estética e esquecer o lado funcional de uma casa. Geralmente o pensamento está voltado para a combinação de cores, as texturas dos revestimentos e pisos, e a combinação geral entre estes aspectos.

E é nesse momento que escolhas erradas na instalação de interruptores e tomadas pode causar uma bela dor de cabeça no futuro.

Antes de fechar o projeto, siga estes dois passinhos para evitar problemas lá na frente.

1 – Liste seus aparelhos

Não fique refém da posição dos interruptores. O correto é escolher primeiro onde deixar os eletrodomésticos para depois escolher a posição dos interruptores.

Para planejar corretamente a instalação dos interruptores fica muito mais fácil se você listar os seus aparelhos eletrodomésticos. De forma bem simples, abra uma planilha e coloque na coluna A os aparelhos, e na coluna B a quantidade de interruptores que precisa. Se quiser deixar ainda mais profissional, separe as linhas por cômodos.

É um detalhe importante, imagine que você preparou o projeto de design perfeito…mas de repente, sem nem perceber, aparece um monte de interruptores em lugares bem incômodos.

2 – Como escolher tomadas e interruptores

Muitos aparelhos elétricos antigos possuem 2 pinos, mas os atuais padrões de tomada brasileiros são de 3 pinos. Em alguns casos, isso acaba não gerando problema, mas é uma dica importante de se levar em consideração. Se necessário já planeje a compra de adaptadores.

Alguns aparelhos elétricos possuem fios curtos, por isso, planejar com antecedência o posicionamento das tomadas é importante para evitar o uso de extensão elétrica.

A segurança também é um item importante na hora de se pensar em tomadas. Se tiver crianças na residência uma boa pedida é usar protetores de tomada para evitar choques elétricos.

Ainda sobre segurança, evite colocar os interruptores e tomadas muito próximos ao chão para não correr o risco de molhar e provocar um incêndio.


Compre tomadas e interruptores diretamente pelo ecommerce – www.decorwatts.com


Deixe um comentário

Deixe um comentário