Home / Sobre Lâmpadas / Como descartar corretamente as lâmpadas fluorescentes

Como descartar corretamente as lâmpadas fluorescentes

As lâmpadas fluorescentes são uma ótima opção de economia para condomínios porquê possui a segunda maior vida útil entre os 4 tipos de lâmpada, com até 15.000 horas de duração.

Apesar das lâmpadas LED durarem mais, até 50.000 horas, a durabilidade deste modelo pode ser comprometida devido ao mal uso.

E como é mais difícil garantir que todas as lâmpadas de um condomínio sejam utilizadas da maneira mais eficiente, o que torna a lâmpada fluorescente uma boa opção é o seu custo, que pode chegar a ser 1/4 de uma LED.

Porém, ao utilizar lâmpadas fluorescentes devemos ficar atentos ao seu descarte. Por conter mercúrio, um componente químico que pode ser prejudicial à saúde, descartar uma lâmpada fluorescente deve ser feito com mais cuidado para não quebrá-la.

Também não é recomendado que a lâmpada fluorescente seja descartada no lixo comum, pois pode infectar e contaminar resíduos que tem potencial de reciclagem.

Siga estas dicas para contribuir com a economia do condomíno e com a natureza.

Guarde as lâmpadas fluorescentes em embalagens separadas

Uma lei federal implantou o conceito de logística reversa para alguns tipos de resíduos. Dependendo de seu estado, ou a responsabilidade é da prefeitura ou é do consumidor, que nesse caso deve retornar às casas de comércio e fornecedores.

Cuidado para não quebrar as lâmpadas

Em seu interior, a lâmpada fluorescente contém uma poeira com diferentes substâncias tóxicas como metais pesados, soldas de chumbo e mercúrio. Por isso, ao descartá-las, certifique-se de que elas não estão quebradas.

Onde armazenar no condomínio

Guarde em locais com pouca ou nenhuma circulação de pessoas e nunca as coloque diretamente no chão, apoie as emgalagens com as lâmpadas sobre um estrado de madeira e de preferência deitadas na horizontal.

O que fazer se a lâmpada quebrar

Antes de mais nada retire crianças e animais do local. Depois abra as portas e janelas para arejar bastante o espaço, afim de se evitar a inalação dos resíduos tóxicos. Quando a lâmpada quebra, o gás de mercúrio se dissipa e ela vira um resíduo comum, mas fique atento para não inalar este gás.

Depois coloque os restos embalados em jornal e separe em uma sacola para não contaminar outros resíduos.

É simples, basta seguir estas dicas que além de economizar na conta, você ainda pode ajudar o planeta.


Compre lâmpadas diretamente pelo ecommerce – www.decorwatts.com


Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

Projeto de iluminação: por que é importante personalizá-lo

Cada instalação elétrica é uma, assim como as preferências e necessidades dos proprietários do imóvel. …