Home / Segurança Elétrica / Cuidados na hora de usar o Benjamin (ou T)

Cuidados na hora de usar o Benjamin (ou T)

Este é um acessório que todo mundo conhece e, ou usa, ou já usou. Os adaptadores de tomada são imprescindíveis em qualquer residência ou escritório.

Chamado de Benjamin ou “T”, esse adaptador e utilizado para conectar diversos aparelhos em um único ponto de tomada. Por ser muito utilizado, existem muitas marcas e modelos diferentes de adaptadores, e justamente por isso é preciso ter cuidado na hora de escolher e de utilizar o Benjamin.

A principio, o uso desse equipamento não chega a ser um problema, uma vez que as instalações elétricas tenham sido feitas com todas as medidas de segurança. Mas muitas vezes isso não acontece, e o perigo é sobrecarregar um ponto de energia elétrica.

A sobrecarga ocorre porquê ao ligarmos muitos aparelhos em um único ponto, o aumento da potência localizada naquele ponto da rede pode fazer com que ocorra um aquecimento localizado, já que a corrente estará acima da calculada. O risco mais iminente deste mal uso é a provocação de incêndios, decorrentes do superaquecimento de adaptadores como Benjamin.

Para que o Benjamin seja utilizado de maneira segura, o ideal é não sobrecarregar um ponto de tomada, mas sim distribuir os benjamins por outros pontos para dividir a potência da rede de maneira mais homogênea. Além disso, também é importante ficar de olho se a corrente elétrica não é maior do que a carga suportada pelo equipamento, evitando assim o risco de superaquecimento do mesmo.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

instalações elétricas

11 erros mais comuns em instalações elétricas

As instalações elétricas são uma das partes mais importantes de qualquer construção, seja em nossas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *