Home / Segurança Elétrica / Cuidados na hora de usar o Benjamin (ou T)

Cuidados na hora de usar o Benjamin (ou T)

Este é um acessório que todo mundo conhece e, ou usa, ou já usou. Os adaptadores de tomada são imprescindíveis em qualquer residência ou escritório.

Chamado de Benjamin ou “T”, esse adaptador e utilizado para conectar diversos aparelhos em um único ponto de tomada. Por ser muito utilizado, existem muitas marcas e modelos diferentes de adaptadores, e justamente por isso é preciso ter cuidado na hora de escolher e de utilizar o Benjamin.

A principio, o uso desse equipamento não chega a ser um problema, uma vez que as instalações elétricas tenham sido feitas com todas as medidas de segurança. Mas muitas vezes isso não acontece, e o perigo é sobrecarregar um ponto de energia elétrica.

A sobrecarga ocorre porquê ao ligarmos muitos aparelhos em um único ponto, o aumento da potência localizada naquele ponto da rede pode fazer com que ocorra um aquecimento localizado, já que a corrente estará acima da calculada. O risco mais iminente deste mal uso é a provocação de incêndios, decorrentes do superaquecimento de adaptadores como Benjamin.

Para que o Benjamin seja utilizado de maneira segura, o ideal é não sobrecarregar um ponto de tomada, mas sim distribuir os benjamins por outros pontos para dividir a potência da rede de maneira mais homogênea. Além disso, também é importante ficar de olho se a corrente elétrica não é maior do que a carga suportada pelo equipamento, evitando assim o risco de superaquecimento do mesmo.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

segurança elétrica

Como equipamentos de qualidade podem garantir a segurança na instalação elétrica em obras e reformas?

Ao iniciar uma obra/reforma em casa ou em um espaço comercial, muitas vezes nos concentramos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *