Home / Sobre Disjuntores / Dúvidas Frequentes: Disjuntores e Interruptor DR

Dúvidas Frequentes: Disjuntores e Interruptor DR

Saindo mais um post quentinho da nossa série sobre dúvidas frequentes, dessa vez vamos falar dos disjuntores e interruptor DR.

Se você ainda não leu os outros posts dessa série, confira:

Post1: Dúvidas frequentes sobre tomadas e interruptores

Post2: Dúvidas frequentes sobre fios e cabos elétricos

Dúvidas Frequentes: Disjuntores e Interruptor DR

O que é um Disjuntor?

O disjuntor é um equipamento de proteção elétrica, que tem a capacidade de interromper e conduzir correntes no circuito elétrico, dependendo de cada situação, seja em condições normais ou em condições anormais como em curto-circuitos.

O disjuntor é um dispositivo que protege as instalações elétricas de curto-circuitos e sobrecargas. Veja a diferença entre os dois casos:

Curto-Circuito: Normalmente significa que há uma ligação errada no circuito elétrico que pode provocar um aumento na intensidade da corrente elétrica, aquecendo os condutores e causando curto-circuito. É perigoso pois pode provocar incêndios.

Sobrecarga: Acontece sempre que a intensidade que circular pela corrente elétrica for superior à suportada pelos condutores. O exemplo mais clássico é quando muitos aparelhos são ligados ao mesmo tempo e ocorre queda de energia.

O Disjuntor é essencial em ambas as situações pois ele interrompe a circulação da corrente elétrica quando detectar uma sobrecarga, que se não fosse interrompida poderia causar o perigoso curto-circuito.

Quais são os tipos de disjuntor?

Existem disjuntores que seguem as normas americanas ANSI, normalmente encontrados na cor preta. E os disjuntores encontrados na cor branca, que seguem as normas européias IEC.

Tanto os disjuntores da linha preta, quanto os disjuntores da linha branca, podem ser encontrados nas unidades:

UNIPOLAR: Contém um (1) único pólo.

MULTIPOLAR: Contém 2 pólos (Bipolar) ou contém 3 pólos (Tripolar), que são ligados entre si para atuar em conjunto.

Os disjuntores da linha branca possuem especificação de curva de atuação, conforme:

Curva B: Destinado à aplicação em circuitos de característica de resistência, como: lâmpadas incandescentes, aquecedores elétricos, chuveiros, tomadas.

Curva C: Destinado à aplicação em circuitos de característica de indução, como: lâmpadas fluorescentes, geladeiras, eletrodomésticos, máquinas de lavar, motores.

Tanto os disjuntores Curva B, quanto os disjuntores Curva C, servem para proteger os condutores contra sobrecargas e curto-circuitos.

Como escolho os disjuntores com base na intensidade da corrente?

Normalmente em circuitos elétricos de iluminação são usados os disjuntores de no máximo 16A, pois a seção mínima dos condutores nesses circuitos costuma ser de 1,5mm2.

Já em circuitos de tomadas de força, normalmente aplicados em cozinhas e áreas de serviços, que possuem necessidades de equipamentos mais potentes, a seção mínima dos condutores não pode ser menor do que 2,5mm2, e nesse caso os disjuntores de no máximo 25A são mais indicados.

O que é o Interruptor Diferencial Residual (DR)?

O interruptor diferencial residual é um dispositivo de segurança cujo a principal função é proteger pessoas e instalações contra as fugas de corrente que não vão para a terra, como por exemplo, fios desencapados ou contato de objetos ou membros com tomadas.

É obrigatório o uso do DR?

O uso do DR é obrigatório de acordo com a Norma NBR5410 da ABNT, que ressalta o uso obrigatório do DR em todo território nacional, para proteger as pessoas e instalações de choques elétricos e fugas de corrente que não vão para a terra.

Em que local deve ser instalado o DR?

O Interruptor Diferencial Residual DR deve ser instalado em?

  • Circuitos com pontos instalados em locais com banheira ou chuveiro
  • Circuitos que alimentam tomadas em áreas externas de edificações
  • Circuitos de tomadas internas que possam vir à alimentar equipamentos em áreas externas
  • Circuitos em locais de habitação ou comerciais, como cozinhas, lavanderias, áreas de serviço e qualquer dependência interna que possa ter contato com água

Porquê preciso do Interruptor Diferencial Residual DR se eu já tenho disjuntores?

Porquê o Interruptor Diferencial Residual DR tem como função detectar a fuga de corrente elétrica, já os disjuntores detectam sobrecarga e curto-circuito. São equipamentos complementares e obrigatórios para a segurança dos indivíduos e das instalações elétricas.

Especificações do Interruptor Diferencial Residual DR

Para especificar o interruptor diferencial residual DR é necessário definir a sensibilidade em relação à aplicação e à intensidade de corrente do circuito onde o interruptor diferencial residual DR será instalado.

A sensibilidade do interruptor DR pode variar de 30 à 500mA e deve ser selecionada com cuidado, conforme as necessidades de proteção à seguir:

  • Proteção contra contato direto: 30mA. Nesse caso protege contra o contato direto com partes energizadas do corpo humano para a terra
  • Proteção contra contato indireto: 100mA à 300mA. Nesse caso protege contra falhas de isolação ou problemas em equipamentos onde peças de metal podem se tornar energizadas.
  • Proteção contra incêndio: 500mA. Nesse protege contra fugas de correntes elevadas que podem gerar faíscas e provocar incêndios.

É importante que todos os fios do circuito passem pelo interruptor diferencial residual DR, exceto o fio terra, ou o neutro após este ser aterrado. 

COMO ESPECIFICAR O DIFERENCIAL RESIDUAL-DR

O DR também pode ser chamado de dispositivo diferencial residual ou interruptor diferencial residual, sendo mais reconhecido com DR. Para especificá-lo, é necessário identificar a sua sensibilidade em função da aplicação e a intensidade de corrente do circuito (corrente nominal IN), onde ele vai ser instalado.


Compre disjuntores diretamente pelo ecommerce – www.decorwatts.com


Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

Os diferentes modelos de disjuntor (e qual você deve escolher)

Conheça os diferentes tipos de disjuntores, e saiba escolher o mais adequado para o seu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *