Home / Economize na conta de luz / 10 dicas para não ter dor de cabeça durante o Natal em casa

10 dicas para não ter dor de cabeça durante o Natal em casa

Dezembro chegou mais rápido do que o esperado e com ele as tradicionais festas e confraternizações de fim de ano. Época de deixar nossa casa decorada – e mais iluminada! – para receber os amigos e a família, relembrar o ano que passou e renovar as metas para o que está por vir.


Na decoração natalina, a instalação elétrica pode parecer algo simples e rotineiro, mas não significa que precisa de menos cuidados. Principalmente para a segurança das crianças da família e também de quem for enfeitar a casa! E o cuidado é necessário desde o momento da compra da iluminação e decoração de Natal até a hora de guardar os apetrechos para o próximo ano. As dicas a seguir vão ajudar a garantir que as suas festas de fim de ano sejam tranquilas e seguras. São cuidados simples que podem evitar acidentes graves:

Fique atento com as tomadas sobrecarregadas

 

Com as decorações natalinas, mais luzes e lâmpadas farão parte da instalação elétrica da sua casa. Além disso, durante as festas, pode acontecer de ter mais aparelhos eletrônicos funcionando, como televisão, som, videogame, entre outros. Tudo em tomadas que costumam receber menos cargas. Por isso, fique atento para não sobrecarregar demais as tomadas, ou seja, ligar vários aparelhos em uma tomada só. O uso dos benjamins (“T”) é mais indicado para equipamentos de baixa potência. Na dúvida, evite! Se estiver com reforma programada, a maneira mais eficaz de prevenir essa sobrecarga é durante o projeto da instalação elétrica, que deve usar disjuntores adequados para cada circuito.

Verifique se os produtos possuem selo Inmetro

 

O selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) garante que as luzes e os enfeites que você deseja comprar foram inspecionados. Adquirindo apenas produtos com esse selo, você terá mais segurança no momento da instalação. Cuidado com os preços muito abaixo do padrão!

Compre a decoração adequada para cada ambiente

Quando você for escolher os produtos para decorar, pense em qual ambiente serão exibidos, principalmente se for para a área externa da casa. Como os enfeites podem ficar expostos à chuva, por exemplo, certifique-se que eles tenham a proteção adequada.

Faça uma inspeção dos materiais usados em outros anos

 

Quando compramos luzes e enfeites para o Natal, por usarmos apenas nessa época específica, já pensamos em comprar produtos que possam ser usados no próximo ano, não é mesmo? Por isso, se você for tirar do armário a decoração, olhe com cuidado para checar, por exemplo, se os fios não estão desencapados, se as lâmpadas queimaram e se não estavam em um local úmido. Quando for guardar novamente, coloque em um lugar protegido de umidade, enrole os fios cuidadosamente e veja se não há roedores que podem danificar os produtos durante o ano.

Não faça a instalação em dias de chuva

 

Se você for colocar luzes e enfeites na área externa da sua casa, não faça isso em dias de chuva, nem com o piso ou gramado molhado. Quando for manusear os materiais, também não faça isso com as mãos ou pés molhados e use sempre chinelo de borracha.

Não coloque a decoração perto de itens que possam pegar fogo

 

Muito importante para evitar incêndios! Não faça a instalação de luzes perto de objetos e móveis que podem pegar fogo com facilidade, como cortinas e sofás. Cuidado redobrado se você tiver animais em casa!

Ligue na tomada só depois que finalizar a instalação

 

Parece óbvio, mas vale a pena lembrar. Ligue na tomada o que você instalou só depois que tudo estiver pronto. Isso pode evitar um acidente ou até mesmo que as lâmpadas queimem, por exemplo.

Tenha cuidado com quedas

 

Cuidado para não cair durante a instalação da decoração em locais mais altos. Para isso, utilize uma escada doméstica. Lembrando também que apenas adultos devem cuidar dessa parte da decoração natalina! Não deixe crianças e animais sozinhos perto desses materiais elétricos.

Use apenas fita isolante

Nunca use fita crepe ou fita adesiva para trabalhar com a instalação elétrica, até mesmo para itens de decoração. A melhor opção é a fita isolante!

Instale protetores de tomada

Se por acaso você não for usar alguma tomada durante as festas de fim de ano, instale protetores para evitar choques elétricos. Essa é uma dica de segurança principalmente para as crianças e animais que estarão na sua casa.

 

Ter atenção durante a instalação elétrica é a principal maneira de evitar acidentes como choques, curtos circuitos e incêndios. As decorações de fim de ano parecem inofensivas, mas usam da eletricidade como qualquer outro eletrodoméstico e aparelho elétrico. E por serem muitas vezes frágeis, delicadas e de produção de baixo custo, podem não ter a durabilidade e resistênciados aparelhos do dia-a-dia.

Salve essas dicas e garanta mais segurança para você e para as pessoas que estarão em sua casa. Em caso de dúvidas, não deixe também de consultar um profissional da área. Boas festas!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

Eficiência energética: o que significa e como aplicar no dia a dia

Quando o assunto é economia ou iluminação, é bem provável que você já tenha ouvido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *