Home / Para compradores / Como encontrar bons fornecedores de materiais elétricos

Como encontrar bons fornecedores de materiais elétricos

Encontrar fornecedores de confiança é um momento decisivo para o seu negócio – e no segmento de materiais elétricos não poderia ser diferente. Se você está nessa busca, ou pretende trocar de fornecedor, este texto é para você. Vamos comentar aqui algumas questões que você precisa observar com atenção durante o processo de escolha.

É muito comum uma empresa ter um fornecedor principal, que costuma trabalhar com mais frequência, e ter outros fornecedores do mesmo material, para cobrir eventualidades. Isso é especialmente importante no caso de obras e reformas, pois o atraso de material pode prejudicar o andamento do trabalho e deixar a empreitada mais custosa.

Seja qual for o motivo da sua busca por um novo fornecedor de material elétrico,  os conselhos a seguir vão facilitar essa tarefa e garantir que você faça a escolha mais certeira:

Possuir condições especiais para vendas corporativas

Em um primeiro momento, você precisa ter certeza que a empresa que está procurando oferece esse tipo de serviço, por meio de orçamentos adequados para compra em atacado. Assim fica mais fácil garantir melhores negociações, seja no preço, no prazo de pagamento ou na entrega dos produtos.

Oferecer um atendimento personalizado

Muitas vezes, a primeira impressão é a que fica. Se logo no primeiro contato com o fornecedor você já não sentir confiança ou perceber que teve um atendimento raso, é provável que o atendimento não melhore em casos que você realmente precisará de assessoria, não é mesmo? Por isso, ter uma equipe com profissionais especializados no assunto é muito importante para que a parceria dê certo.    

Ter boa presença online

Não podemos negar que atualmente a internet é um dos principais canais de busca. Lá temos autonomia para pesquisar várias e várias vezes, ler sobre a empresa, avaliações, clientes atendidos, catálogos de produtos, enfim, é possível fazer uma boa pesquisa sobre o candidato a fornecedor. Então, dê valor para as empresas que se preocupam com essa imagem e disponibilizam essas informações. Aproveite também para descobrir quais clientes já foram atendidos pela empresa que está pesquisando. É uma ótima referência!

Possuir vários canais de atendimento

É muito importante que você tenha facilidade em falar com seu fornecedor, seja no momento da compra ou no dia a dia de negociações. Se ele apresenta vários meios para isso, é um bom sinal! Telefone, e-mail, formulário para contato, chat online, Facebook e WhatsApp são alguns exemplos desses canais de atendimento.

Cumprir com o combinado na negociação

Parece óbvio, mas não deixa de ser significativo. Pode ter sido tudo perfeito durante o processo de negociação e compra, mas se algo não for cumprido (por ambas as partes!), a parceria pode desandar. É claro que imprevistos podem acontecer, o que não garante que os problemas irão se repetir. No entanto, vale a pena acompanhar com cuidado para que não aconteça com frequência.

Apresentar variedade no catálogo de produtos

Isso depende de quais materiais elétricos você vai precisar. Pode ser apenas uma categoria de produto ou várias. De qualquer forma, é interessante que o fornecedor possua um amplo catálogo de produtos e marcas parceiras. É um diferencial durante a pesquisa ter boas opções para escolher e a chance do fornecedor ter o que você precisa é maior.

Oferecer condições de pagamento favoráveis

A melhor forma de pagamento é a que melhor se encaixa no que você precisa. Exemplo: para uns, o que traz vantagem é o prazo de pagamento, para outros, o preço final. E será durante a negociação que você vai perceber a flexibilidade do fornecedor para essas questões. Sabendo o que você precisa e quais são as condições, você classifica quais valores são competitivos de acordo com o seu perfil de negócio. Qual a sua prioridade? Prazo de pagamento, preço ou prazo de entrega? O fornecedor ideal vai ser aquele que conseguir equilibrar as suas necessidades.

Proporcionar agilidade na entrega

Se você procura por mais confiança nesse requisito, atenção aqui! Esse é um diferencial importante, que você precisa levar em conta no momento da escolha do fornecedor. Verifique se o fornecedor possui frota própria, se é possível fazer a retirada dos produtos na loja física e se possui estoque com produtos para pronta-entrega. Lembre-se que o tempo de aprovação do pedido e pagamento também contribui para a agilidade da entrega.

Oferecer segurança na hora da compra

Com dinheiro não se brinca e ninguém quer levar calote por aí, certo? Por isso, certifique-se que a empresa está regulamentada, com tudo em ordem. Verifique também se ela possui certificados de segurança no site, principalmente para compras online. Você pode consultar ainda sites como o “Reclame Aqui” para checar se a loja fornecedora possui reclamações, e se esse for o caso, como ela resolveu a situação.

Ofertar um bom custo benefício

O clássico equilíbrio entre preço e qualidade. Esse é outro fator que depende muito do que você precisa e quer oferecer para seus clientes. Pode ser que para o seu ramo, o preço não seja tão importante. Ou ao contrário. Mas que os produtos sejam de qualidade é um consenso. Um bom fornecedor vai se preocupar em oferecer um bom custo benefício para o seu orçamento!

Bom, agora que você já sabe quais fatores são importantes para serem avaliados durante a escolha de fornecedores, temos a solução para você, que se encaixa em todos os requisitos apresentados acima. A Decorwatts está no mercado de distribuição de materiais elétricos desde 2002 e oferece condições especiais de venda para empresas, empreiteiros, arquitetos e designers.

Já atendeu empresas como as Lojas Renner, Bradesco, Aeroporto de Viracopos entre outras. Possui ainda uma equipe dedicada e capacitada para garantir o melhor atendimento e a entrega de todos os produtos que você precisar, para os mais variados tipos de projeto. Envie uma mensagem, ou até mesmo a sua lista e planilha de orçamentos, que um profissional irá responder o mais rápido possível.

Para conhecer mais sobre a Decorwatts, produtos oferecidos e formas de pagamento e entrega, visite o site e tenha a certeza que será o fornecedor ideal para o seu negócio! Lá você encontrará também os canais de atendimento para tirar todas as suas dúvidas e solicitar um orçamento. Não deixe ainda de acompanhar o Blog Decorwatts, sempre com várias dicas do segmento de materiais elétricos.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

Negociação com fornecedores: como melhorar as parcerias

Inúmeros tipos de negócios são dependentes de uma boa negociação com fornecedores. Um acordo bem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *