Home / Economize na conta de luz / Como economizar energia e diminuir em até 30% a conta de luz

Como economizar energia e diminuir em até 30% a conta de luz

Com a conta de luz aumentando assustadoramente em quase todas as regiões do Brasil, aprender a economizar energia pode diminuir em até 30% o valor que pagamos por esse serviço essencial.

Desde 2015, o aumento na conta de luz já chegou a subir 50% em relação ao ano anterior. A situação incomoda tanto que a tarifa de bandeira vermelha já faz parte da conversa no almoço. Update: Ufa, em Abril de 2016 a bandeira tarifária voltou para a cor verde =) 

Mesmo assim, nossas dicas continuam servindo muito bem, e quem for esperto nessa hora vai ver que é possível economizar mais de 30% na conta de luz ao adotar mudanças na maneira de consumir energia.

E o melhor é que algumas medidas são tão simples, que até a gente se pergunta: Por que eu nunca pensei nisso antes….?

Veja estas 5 dicas de ouro para economizar energia elétrica.

1 – Aprenda a medir

Se você desconfia que sua conta de luz vem aumentando muito, aprenda a calcular o seu consumo diário de energia elétrica:

Mês vigente:

Anote a leitura atual do seu medidor e subtraia da última leitura emitida em sua conta de luz. Agora divida esse valor pela quantidade de dias restantes entre elas.

Leitura Atual – Última Leitura / quantidade de dias restantes = consumo médio diário

Meses anteriores:

Divida o total da leitura pelo número de dias do mês.

Leitura do mês / número de dias do mês

Se você suspeita que o aumento da conta de luz é por causa do consumo de energia exagerado de aparelhos eletrônicos tente usar um simulador de consumo, como o que encontramos no site da CEEE :

http://www.ceee.com.br/pportal/ceee/Component/Controller.aspx?CC=1221

Identifique quais são os aparelhos que estão consumindo mais energia e adote medidas preventivas (você pode usar os truques simples que mostramos no item 3)

Se mesmo assim você reparar que a sua conta de luz está muito mais alta do que o normal, siga estes passos para identificar as possíveis causas:

  • Erro de anotação da leitura: Pode ser que o seu medidor esteja desregulado. Faça o teste do medidor. O site Elektro (http://www.elektro.com.br/) montou uma imagem bem ilustrativa que explica como fazer o teste: 

como economizar energia

  • Alíquota do ICMS: O Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pode aumentar ou diminuir o valor da conta de luz. Dependendo da faixa de consumo você pode se enquadrar em uma alíquota maior ou menor.
  • Acumulo de contas: Em alguns casos as contas anteriores podem vir com valor inferior ao valor correto, ou até não vir, mas não se deixe enganar… em algum momento a diferença chega, e quando vier você pode tomar um belo susto.

2 – Troque as lâmpadas incandescentes por Fluorescentes ou LED

Esse assunto já é batido. Todo mundo sabe que as lâmpadas Fluorescentes ou Lâmpadas de LED  podem gerar uma economia de mais de 30% no consumo de energia.

Aqui mesmo nós já preparamos vários materiais explicando a diferença entre as lâmpadas. Se quiser se aprofundar, entenda mais sobre os benefícios das lâmpadas LED ou fluorescentes.

3 – 09 dicas práticas para economizar energia de verdade

  • Se não for usar, desligue os aparelhos da tomada (quando apertamos o botão desliga, na maioria das vezes o aparelho fica em stand by, consumindo energia… e vamos combinar que é uma energia inútil. E o pior, pode custar até 12% a mais no fim do mês).
  • Ao viajar, que tal desligar a chave geral da sua residência (é garantia de que os eletrodomésticos não consumirão energia)
  • Quando puder, use o ventilador ao invés do ar condicionado. A economia chega à 20% em média.
  • Se o calor estiver mesmo insuportável, daqueles que só o ar condicionado salva, tente manter a temperatura entre 25 e 26 graus. Evite lâmpadas incandescentes nos ambientes em que o ar condicionado está instalado (elas aumentam a temperatura do ambiente). E tente protejer o equipamento do Sol.
  • Evite colocar alimentos quentes na geladeira, desse modo você não força o aparelho que acaba utilizando mais energia para equilibrar a temperatura interna.
  • Instale a geladeira com pelo menos 10cm de distância da parede. Isso evita que o calor aumente muito na parte traseira e que a geladeira precise trabalhar mais para dissipá-lo.
  • Limpe o freezer regularmente. O gelo acumulado pode fazer o aparelho consumir mais energia.
  • Vai pintar as paredes? Use cores claras, que possam manter o ambiente mais iluminado apenas com a luz solar.
  • Evite apagar e acender luzes o tempo todo. Algumas lâmpadas consomem mais energia quando são acesas (a lâmpada fluorescente, por exemplo).

Veja o infográfico feito pelo Jornal O Globo com mais dicas para diminuir o consumo de energia dos aparelhos eletrodomésticos: http://infograficos.oglobo.globo.com/economia/saiba-como-economizar-ate-50-na-conta-de-luz.html

4 – Use corretamente extensões e benjamins

Não há como negar a utilidade dos acessórios que fornecem “novos” pontos de energia, quando precisamos.

Quem nunca precisou de uma extensão para ligar aquele ventilador no calorão do verão brasileiro. Ou então para ligar o videogame da criançada, junto com a TV e o DVD Player na casa de praia….

Enfim, salve o Benjamin… Alias, você sabe de onde vem o nome Benjamin?

O acessório ganhou esse nome como uma homenagem ao ex-presidente americano, Benjamin Franklin, que também era um notório cientista e contribuiu com muitas invenções para o avanço da eletricidade.

Porém, usar muitas extensões, além de não ajudarem a economizar energia, também podem fragilizar a segurança elétrica da sua residência ou escritório. Veja algumas dicas para utilizar corretamente estes acessórios.

Quando não usar

Apesar de práticos, este acessórios podem ser muito perigosos de usados de maneira incorreta.

Muitas pessoas subestimam os perigos da sobrecarga de energia elétrica em um ponto do mesmo circuito.

Para evitar essa sobrecarga, uma dica simples pode ser seguida: Alivie o uso de outras tomadas que estejam ligadas no mesmo circuito da tomada em que você está usando Benjamin, ou extensão.

Vale a pena também ficar de olho no superaquecimento da tomada usada pela extensão. Isso é um indicador de sobrecarga de energia elétrica que pode provocar princípios de incêndio.

Quando Usar

Estes acessórios são ideais para aparelhos que consomem pouca energia elétrica como um abajur, ventilador portátil ou telefone. Mas cuidado para não ultrapassar o limite da corrente elétrica da tomada.

Pense também em fazer um rodízio de uso de aparelhos da mesma corrente. Se for usar uma extensão em determinada tomada, se possível desligue os aparelhos que não serão usados naquele momento. Assim você pode usar a extensão com mais segurança, além de economizar na conta de luz.

5 – Dê um pouco de atenção aos cabos e disjuntores

Em um projeto de construção é muito comum deixar a fase elétrica um pouco de lado, até porquê o custo com materiais elétricos costuma representar de 5% a 7% do custo de uma obra. Uma grande diferença em relação aos 30% da fase de revestimento e decoração, normalmente a fase mais querida.

Porém, ao escolher corretamente o cabo elétrico que será instalado em sua obra, você irá economizar energia por muitos e muitos anos no futuro. Ou então terá de quebrar todas as paredes para trocar os cabos… um desastre.

Um cabo elétrico com baixa espessura (bitola) possui menor capacidade de suportar corrente elétrica do que um cabo de maior bitola. E quando a quantidade de corrente elétrica presente no cabo for superior a máxima a primeira coisa que acontece é o aquecimento desnecessário e um gasto superior de energia elétrica.

Em conjunto com os cabos elétricos, os disjuntores são essenciais para garantir a segurança e a economia de energia. Adeque os disjuntores para que eles não permitam passagem de corrente elétrica maior do que os condutores aguentam.

Para finalizar. Em momentos de recessão é que aprendemos a economizar, mas não custa reforçar que adotar estes hábitos é uma mudança para o bem e que deve ser levada pela vida inteira.

São nossas ações que tornarão o planeta mais sustentável, e aprender a usar os recursos hídricos com sabedoria é uma bandeira que a Decorwatts levanta com orgulho.


Compre material elétrico no ecommerce – www.decorwatts.com


Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

economia de energia elétrica

Como economizar energia: 5 artigos elétricos essenciais

Economizar energia faz bem para o meio ambiente e mantém as despesas balanceadas em casa …