Home / Sobre Lâmpadas / Afinal. É melhor comprar lâmpada LED ou comprar lâmpada fluorescente?

Afinal. É melhor comprar lâmpada LED ou comprar lâmpada fluorescente?

A dúvida é frequente, e sempre surge na hora de comprar lâmpada. 

Não existe uma resposta definitiva, pois cada tipo de lâmpada tem suas vantagens e desvantagens. Aqui falaremos um pouco dos modelos mais indicados: lâmpadas fluorescentes e lâmpadas LED.

Em geral, a maior preocupação das pessoas na hora de comprar lâmpada, é com relação ao preço – em especial em épocas de crise energética. Mas existem outros fatores importantes a se levar em conta antes de comprar lâmpadas LED ou comprar lâmpadas fluorescentes. 

Por exemplo: você sabia que a lâmpada fluorescente não pode ser dimerizada (utilizada com um dimmer para ter uma luminosidade ajustável)? Se este é o seu objetivo, é melhor você comprar lâmpadas LED específicas.

Outra situação comum: iluminação direcionável. Neste caso, você precisa de uma lâmpada com ângulo de abertura menor, e não omnidirecional (360º) como a lâmpada fluorescente. A lâmpada LED novamente é a melhor opção.

Confira as vantagens e desvantagens das lâmpadas LED e lâmpadas fluorescentes, e saiba escolher a lâmpada ideal para o que você precisa, e não apenas por causa do preço.

LÂMPADAS FLUORESCENTES

Enquanto as antigas lâmpadas incandescentes geram 14 lúmens de luz por watt utilizado, as lâmpadas fluorescentes geram 80 – ou seja, ela consome muito menos energia elétrica para produzir a mesma quantidade de luz.

Uma lâmpada fluorescente de 15W, por exemplo, tem a mesma capacidade de iluminação de uma incandescente de 60W – isto é, pode chegar a uma economia de 75% na conta de luz.

Quase todas as lâmpadas fluorescentes têm capacidade de iluminação omnidirecional (360º), o que é ótimo para iluminar grandes ambientes, e para luminárias e abajures.

Este tipo de lâmpada, no entanto, tem dois problemas principais. O primeiro é a dificuldade de descarte: como ela possui mercúrio em seu interior, não pode ser jogada no lixo comum. (entenda a diferença entre todos os tipos de lâmpada).

O segundo é que elas emitem pequenas quantidades de raios UV, prejudiciais à pele e às plantas. 

A vida útil de uma lâmpada fluorescente varia entre 8.000 e 15.000 horas – ou seja, além de mais econômicas que as lâmpadas incandescentes, elas também duram mais.

LÂMPADAS LED

O preço da lâmpada LED é maior, mas são as mais econômicas nos quesitos:

  • Aproveitamento e duração
  • Consumo energético
  • Baixa emissão de calor

Uma lâmpada LED de 10W ilumina tanto quanto uma fluorescente de 15W ou uma incandescente de 60W – isto é, uma economia de quase 35% em relação à lâmpada fluorescente. E uma economia de 90% em relação à lâmpada incandescente.

Seu preço é mais alto, mas sua vida útil é maior. Uma lâmpada LED pode durar de 25.000 a 50.000 horas, e isso faz muita diferença a longo prazo. Outra vantagem é que a lâmpada LED quase não emite raios Ultra Violeta. 

Como principal desvantagem, além do preço, está o fato de que as lâmpadas LED possuem ângulo de abertura menor. Isso pode ser um ponto positivo se você quiser fazer uma iluminação direcionada, mas pode prejudicar se a ideia é iluminar um ambiente amplo.


Compre lâmpadas diretamente do ecommerce – www.decorwatts.com


Fontes:
http://www.konkero.com.br/financas-pessoais/gastar-menos/lampada-incandescente-fluorescente-ou-led-qual-usar
http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,compare-as-vantagens-das-lampadas-de-led,1577724
http://www.revoled.com.br/faq/os-LEDs-podem-ser-dimerizados#axzz3pcvsY300
http://www.ledobrasil.com.br/fluorescente-ou-led-qual-escolher

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

iluminação escolar

Iluminação escolar: 8 dicas para colocar em prática

Todos nós dependemos de energia elétrica. Esse é um fato que dificilmente alguém irá negar. …