Home / Para compradores / Comprar material elétrico é como ir ao supermercado acompanhado de um nutricionista

Comprar material elétrico é como ir ao supermercado acompanhado de um nutricionista

Faço essa comparação porquê outro dia assisti uma matéria no jornal nacional que mostrava a profissão de Personal Shopper.

O Personal Shopper é um profissional que ajuda o seu cliente a comprar produtos e serviços com mais assertividade e clareza mental.

Essa profissão moderna vem ganhando espaço pois já não temos mais só uma ou duas marcas para escolher (ainda bem).

São tantas opções que é comum sentir na pele o Paradoxo da Escolha, termo difundido pelo psicólogo Barry Schwartz em sua famosa apresentação no TED Talks (clique aqui para assistir)

Um breve resumo sobre este paradoxo: Com tantas opções disponíveis, não a importa a escolha que fizer, sempre sentirá que a outra opção poderia ter sido melhor.

Mas voltando ao assunto.

Hoje em dia temos milhares de produtos, de centenas de fornecedores diferentes, no ramo de elétrica e iluminação.

Saber qual produto é de qualidade superior não é fácil quando se tem produtos muito parecidos, afinal, saber se um cabo flexível é bom ou não costuma ser tarefa de engenheiro e não de compras. 

Sabendo que o custo da fase de elétrica em uma obra varia de 5 a 7% do valor da obra, é natural que nossa atenção se foque mais para as fases que possuem um custo mais elevado. Como revestimento e decoração, por exemplo, que pode chegar a mais de 30%…

O que eu acho interessante é que muitos compradores, que na boa intenção de economizar, acabam negociando a compra de material elétrico diretamente com fabricantes, e o que a princípio parece ser uma economia pode virar um grande prejuízo.

Como comprar mais barato pode ser um prejuízo?

Falamos do custo da fase elétrica, mas faltou deixar claro que esse custo de 5% a 7% costuma ser referente ao valor dos produtos, sem contar a mão de obra.

Quando compra-se diretamente do fabricante, existe um trabalho muito forte de sincronização de logística e cadeia de suprimentos, para garantir que na fase correta de instalação da elétrica todos os produtos, de todos os fabricantes, estejam no canteiro de obras nos dias certos.

E nesse caso, a probabilidade maior é não ter todos os produtos ao mesmo tempo. Já que sincronizar a logística de diferentes fontes simultaneamente não é tarefa fácil, e o comprador responsável corre o risco de não conseguir alinhar essa tarefa com a correria natural do seu dia a dia.

Anote aí: Isso é overwork na certa.

Agora considere que cada dia de trabalho parado por falta de material na obra é um dia a mais de pagamento da mão de obra, arcado pela construtora ou empreiteira.

O que antes parecia ser uma economia (comprar direto do fabricante) agora já não parece um bom negócio. Além de aumentar o valor da mão de obra, o stress gerado para coordenar os esforços não compensa.

É aí que entram as Personal Shoppers de material elétrico, como a Decorwatts.

Uma distribuidora de materiais elétricos séria e responsável, possui em seu portfólio de fabricantes, apenas os melhores produtos.

Aqui na Decorwatts, temos engenheiros que são capazes de validar se um produto é de qualidade ou não. Todos os nossos fabricantes são testados antes de serem vendidos para nossos clientes.

Pense comigo, além de evitar cabelos brancos causados pela sensação de ter escolhido errado, comprar material elétrico de um distribuidor como a Decorwatts elimina aquela coordenação logística complexa. Já que entregamos todos os produtos de uma só vez, na data combinada, sem atrasos. 

Não quero que você me entenda mal, é claro que o preço de revenda é superior ao preço de fábrica. Afinal, também somos uma empresa, com funcionários e famílias que dependem do nosso trabalho.

Mas encare essa diferença como uma ajuda pessoal para sua vida ficar mais fácil. E possivelmente para a sua obra não custar mais do que o planejado.

Ou se preferir, encare a Decorwatts como a sua Personal Shopper de materiais elétricos.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

Negociação com fornecedores: como melhorar as parcerias

Inúmeros tipos de negócios são dependentes de uma boa negociação com fornecedores. Um acordo bem …