Home / Sobre Cabos & Fios / O que você precisa saber sobre caixa de luz e quadros

O que você precisa saber sobre caixa de luz e quadros

Fios e cabos, eletrodutos, disjuntores, lâmpadas, tomadas, interruptores e por aí vai. O que não faltam são elementos que tornam as instalações elétricas sistemas bem complexos. Muitos detalhes ficam atrás das paredes e nós só vemos a “mágica” acontecer. Por isso, seja você profissional ou não, ou seja o responsável pelas compras dos materiais elétricos de um projeto ou da empresa, é importante conhecer os mistérios das instalações e a variedade de produtos que você vai encontrar pela frente. Caixa de luz e os quadros são exemplos de materiais indispensáveis, mas que nem todos conhecem a sua função.

caixa de luz

Caixa de luz

Esse item da instalação elétrica é responsável por facilitar o encontro da fiação com interruptores e tomadas, além de ser muito utilizado para organizar a distribuição dos fios e cabos. A caixa de luz, ou caixa de passagem, é um material bem importante para deixar a instalação mais segura, uma vez que ela transmite a energia elétrica, permitindo que os equipamentos que precisam de eletricidade funcionem perfeitamente. As caixas podem também facilitar a manutenção, já que elas evitam que os fios fiquem embolados.

Você vai encontrar caixas nos formatos retangulares, quadrados ou circulares. É preciso levar em consideração as especificações do seu projeto para acertar no momento da compra. Existem, por exemplo, caixas apropriadas para o teto e para paredes ou piso drywall.

As caixas são normalmente feitas em PVC, sendo as retangulares mais comuns – tamanho 4×2. Se você preferir um modelo maior, que possa abrigar mais entradas para fiação, os modelos 4×4 são boas opções. Já se a abertura na parede for mais arredondada, procure por modelos nesse formato.

caixa de luz

Caixa De Luz 4X2 PIAL Amarelo

caixa de luz

Caixa De Luz 3X3 TIGRE Amarelo

caixa de luz

Caixa de luz 4X4 TIGRE Amarelo

Quadros de luz

Os quadros de luz, também conhecidos como caixas de distribuição, podem abrigar os disjuntores, além de organizar e receber os fios para a distribuição dos circuitos elétricos, ou seja, é o quadro de luz que vai dividir as cargas elétricas, definindo quanto cada fio é capaz de suportar com segurança.

Pode ser considerado um dos equipamentos mais importantes da instalação elétrica, já que é das caixas de distribuição que partem todos os fios, por isso é bem importante que cada circuito seja identificado – essa atitude facilita também na manutenção e evita o risco de  sobrecargas. Assim como a caixa de luz, os quadros precisam estar de acordo com as necessidades do projeto. Já sobre a instalação, é recomendado que o painel seja instalado em um local acessível.

Quadro De Distribuição De Embutir 6/8 Com Barramento TIGRE Branco

Peça o seu orçamento online

Agora que você já sabe um pouco mais sobre caixa de luz e quadros, ou se esses produtos já estão na sua lista de demandas, chegou a hora de ir às compras, e você vai precisar de um fornecedor de materiais elétricos de confiança, que possa enviar cotações rápidas, fornecer bons prazos de entrega e boas condições de pagamento.

Para isso, você pode contar com a gente. A Decorwatts está no mercado de distribuição de materiais elétricos desde 2002 e contamos com uma equipe especializada, um amplo catálogo de produtos e garantimos agilidade na entrega. Você ainda pode pedir o seu orçamento online – temos uma página específica para isso. Se preferir dar mais uma olhada nos modelos de caixa de luz e quadros, você pode visitar a categoria em nossa loja online.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

tipos de fios e cabos elétricos

Guia de tipos de fios e cabos elétricos: como escolher?

Quando o assunto é instalação elétrica, é muito mais fácil nos lembrarmos de situações mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *