Home / Para compradores / Iluminação do hotel: como fazer a melhor escolha

Iluminação do hotel: como fazer a melhor escolha

Quando o objetivo é atrair e fidelizar clientes, todos os detalhes contam. No setor hoteleiro não poderia ser diferente. E não é para menos: quando precisamos reservar um quarto de hotel, um dos principais critérios de escolha é o conforto que essa hospedagem aparenta oferecer, não é mesmo? Localização, preço e atendimento são outros fatores importantes, mas o visual do hotel tem o seu impacto. A decoração, um bom chuveiro e uma cama confortável são alguns dos responsáveis por deixar o ambiente mais agradável para você, assim como a iluminação do hotel.

Iluminação do hotel

Desde a iluminação do quarto até da recepção, é ela quem vai contribuir para que tudo tenha o estilo e a proposta do hotel. Por isso, investir em um bom projeto de iluminação vai garantir que o cliente tenha uma boa impressão dos ambientes, até mesmo durante as pesquisas, antes de efetuar a reserva. E melhor: vai fazer com que ele volte e recomende a hospedagem para amigos e familiares. Além disso, é possível aliar esse conforto e bem-estar do hóspede com a economia de energia do seu negócio. Confira as dicas a seguir e descubra como fazer a melhor escolha para a iluminação do hotel.

10 dicas para iluminação do hotel

– Projeto é investimento!

Se o projeto do hotel ainda não saiu do papel, dê uma atenção maior ao projeto de iluminação e da instalação elétrica. Como falamos anteriormente, a iluminação do hotel tem um peso forte na decoração e na sensação que o hóspede terá durante a estadia. Conte com o trabalho de bons profissionais e tenha em mente qual o estilo e a proposta do seu negócio. Você pretende receber hóspedes mais corporativos? Famílias? Turistas? Lembre-se: a experiência positiva do seu cliente é prioridade!

Agora, se você tem uma reforma em mente, pode ser o momento ideal para repensar como está a iluminação do hotel. E novamente: um projeto adequado será seu grande aliado para repaginar a decoração e trabalhar com materiais mais modernos e mais eficientes.

– Iluminação de LED

Falando em materiais mais modernos, a tecnologia das lâmpadas de LED é um dos elementos indispensáveis para a iluminação do hotel. Não é difícil encontrar hotéis que ainda trabalham com lâmpadas fluorescentes, que além de serem mais complicadas de se adequarem na decoração, não são os modelos mais econômicos e sustentáveis que você vai encontrar no mercado. Essas vantagens ficam com as lâmpadas de LED!

Leia tambémTipos de lâmpadas LED: um guia prático

A iluminação de LED tem um custo bem menor a longo prazo – você poderá ver a diferença na conta de luz – e ela permite um projeto mais diferenciado, criativo e personalizado. Essas lâmpadas são bem versáteis e possuem alta durabilidade, com uma vida útil superior a 15.000 horas ou 625 dias se ligadas ininterruptamente.

– Atenção especial para a temperatura da cor das lâmpadas

Quem tem o poder de influenciar nas sensações e impressões que temos quando chegamos em um local é a temperatura da lâmpada. Mas o que isso significa na prática? Basicamente, as lâmpadas com tonalidade mais quente são relaxantes e aconchegantes, enquanto as mais frias são energizantes, o que pode nos deixar mais ativos.

Use isso a favor da iluminação do hotel! Em ambientes como sala de espera e quartos, o ideal é transmitir uma sensação de conforto e bem-estar, por isso, a melhor aposta são nos tons mais amarelados. Já nas salas de eventos e corredores, que são ambientes que exigem mais atenção, os tons neutros e brancos são mais interessantes.

Leia também – Temperatura da lâmpada: como escolher?

– A iluminação do hotel é sua grande aliada na decoração

Acertar na escolha do tipo de lâmpada para a iluminação do hotel é o primeiro passo. Mas é possível ir além! O mercado de iluminação continua em expansão e o que não faltam são modelos de luminárias,  lustres e abajures, nos mais diversos estilos, que vão complementar a decoração e ajudar a compor o ambiente de acordo com a proposta do hotel. Esse é o momento de deixar a sua marca registrada para o hóspede. Quer ele perceba, ou não, esse cuidado vai impactar em seu bem-estar, afinal, quem não gosta de estar em um ambiente bonito, agradável e com uma decoração interessante?

– Quarto: elemento chave para os hóspedes

Foco no quarto! Quem não gosta de chegar depois de um dia de reuniões ou de passeios e relaxar em um ambiente agradável e aconchegante? Diversos elementos podem contribuir para isso, mas a iluminação é quem vai dar o toque especial para que o bem-estar e conforto do hóspede.

Vários pontos de iluminação são importantes para o quarto. Além da iluminação geral, é importante dar atenção à iluminação da cabeceira da cama. Elas são muito úteis para quem quer aproveitar um momento de leitura ou para deixar a luz menos intensa. Para isso, o dimmer é uma ótima solução, uma vez que é possível controlar a intensidade da luz. Já para o banheiro é indicado uma iluminação mais intensa, mas que não projete sombras. Confira algumas inspirações!

iluminação do hotel

iluminação do hotel

iluminação do hotel

iluminação do hotel

– Não esqueça das áreas comuns

Procure impressionar os clientes também nas áreas comuns. A iluminação pode ser um diferencial bem interessante para os espaços como a recepção, restaurante, hall, bar, banheiros, academia e spa. Cada ambiente tem suas especificações e necessidades, e a iluminação contribui para que você consiga passar a imagem que deseja para os hóspedes.

A recepção, por exemplo, é o cartão de visita do seu hotel, afinal é a primeira impressão que o hóspede terá. Basicamente, hotéis mais comerciais tendem a ser mais claros, o que remete à praticidade. Já para hotéis mais sofisticados, a proposta pede uma iluminação mais aconchegante, menos intensa e discreta.

iluminação do hotel

iluminação do hotel

iluminação do hotel

– Destaque para a fachada

Não se engane achando que o projeto de iluminação é exclusivo para a parte interna do hotel. Para deixar a fachada mais atrativa, vale dar o devido destaque para os itens de iluminação. As possibilidades são diversas e tudo depende de como é o estilo e o espaço disponível. Iluminar o letreiro, iluminação diferenciada para o jardim e uma composição moderna na entrada podem surpreender os hóspedes.  

O mesmo vale para outras áreas externas do hotel, como espaços de descanso, jardins e a piscina. Vale a pena investir em um projeto que leve o estilo do seu negócio também para esses ambientes.

iluminação do hotel

– Economia e conforto

Alguns itens de iluminação podem contribuir não só para deixar o ambiente mais aconchegante e moderno, mas também podem fazer a diferença na conta de luz. Exemplo disso são os  dimmers e os sensores.

Mais indicado para os quartos, o dimmer possibilita o ajuste na intensidade da iluminação, de acordo com a necessidade do hóspede. Já os sensores de presença são mais comuns em corredores, halls e escadas. Eles permitem que as luzes acendam apenas quando for detectado algum movimento.

– Lâmpadas de emergência

De acordo com normas do Corpo de Bombeiros, o uso desse tipo de iluminação é obrigatório em condomínios residenciais ou comerciais, escadas de serviço, saídas de emergência, elevadores, teatros, cinemas, escolas, hotéis, shoppings, entre outros lugares públicos. Por isso, para evitar problemas e garantir a segurança dos hóspedes em caso de falta de energia, é recomendado fazer a instalação adequada das lâmpadas de emergência.

Leia também – Luz de emergência: como funciona?

– Tenha um fornecedor de materiais elétricos de confiança

Se você é o dono do hotel, ou responsável pelas compras de materiais, sabe como a instalação elétrica pode demandar uma atenção especial também com a manutenção. E não estamos falando apenas de produtos de iluminação. Seja para fazer a reposição das lâmpadas, seja para reformas, você pode contar com a Decorwatts para ser o seu fornecedor.

No mercado de distribuição de materiais elétricos desde 2002, a Decorwatts oferece condições especiais para empresas, empreiteiros, arquitetos e designers. Possui uma equipe dedicada e capacitada para garantir o melhor atendimento e agilidade na entrega, para os mais variados tipos de projeto. Você pode enviar o seu pedido de cotação neste formulário online. Conte com a gente para deixar a instalação elétrica e a iluminação do hotel em ordem!

Fotos: 3| 4 | 5 | 6 | 7 | 9 | 10

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

catálogo de material elétrico

Catálogo de material elétrico: o que não pode faltar na sua cotação

Seja para o início de um projeto, para reformas ou para manutenções rotineiras, os materiais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *