Home / Para compradores / Projetista elétrico: como contratar um profissional qualificado

Projetista elétrico: como contratar um profissional qualificado

Formada por diversos materiais e várias especificações técnicas, uma instalação elétrica exige planejamento e atenção ao detalhes para que tudo funcione perfeitamente. E para que um projeto elétrico seja eficiente e seguro, é importante que profissionais qualificados, como um projetista elétrico, estejam envolvidos no processo.

Esse(a) profissional precisa ser capaz de quantificar os materiais que serão utilizados durante o projeto, localizar em que pontos da construção eles serão utilizados e apresentar na planta a distribuição elétrica geral do projeto, sempre levando em conta orçamento, eficiência, segurança e outras especificações da construção.

A elaboração de um bom projeto elétrico pode contribuir também para que os responsáveis pela obra ou reforma façam uma significativa economia, uma vez que com uma lista exata de materiais é possível evitar sobras e desperdícios no momento da compra, além de evitar gastos inesperados no futuro devido à erros estruturais ou ao não cumprimento de normas técnicas.

Leia também – Catálogo de material elétrico: o que não pode faltar na sua cotação

Se você é o(a) encarregado(a) pela contratação do projetista elétrico, alguns critérios de avaliação podem contribuir para a escolha de um profissional qualificado e para um bom relacionamento durante a execução do projeto. Confira a seguir!

7 dicas para contratar um projetista elétrico qualificado

  • Procure por indicações

Uma das maneiras de encontrar bons profissionais é através de indicações. Você pode conversar com amigos ou colegas de trabalho e pedir por recomendações de projetista elétrico. Procure saber sobre as experiências do profissional e como foi a realização do serviço contratado. Confiar nessa opinião pode ajudar no momento da escolha e da contratação.

  • Faça um bom descritivo da vaga

Para encontrar o projetista elétrico ideal para trabalhar no projeto ou na empresa, é importante ter em mente quais são os critérios de contratação. Se você vai divulgar a vaga em canais específicos, procure colocar o máximo de detalhes e exigências possíveis. É uma maneira de filtrar os currículos que vai receber e selecionar para entrevistas.

  • Tenha atenção com orçamentos muito abaixo do mercado

Se você está procurando por profissionais temporários e está pedindo orçamentos para comparar, é importante conhecer a média que projetistas elétricos costumam cobrar. Não é regra, mas caso você receba orçamentos muito abaixo do mercado, é importante avaliar com mais atenção.

  • Valorize profissionais certificados

Profissionais que se preocupam em investir na capacitação técnica merecem o seu reconhecimento. Um projetista elétrico que apresenta esse diferencial, tem mais chances de ser um profissional atualizado e de conhecer novos materiais e tecnologias disponíveis.

  • Avalie experiências anteriores

Não esqueça também de avaliar as experiências anteriores do projetista. Muitas vezes, ter experiência com o tipo de trabalho que você precisa pesa muito em uma decisão. Se achar necessário, você pode entrar em contato com empresas ou pessoas que já trabalham com o projetista elétrico e buscar por referências.

  • Priorize profissionais organizados e que prezam por uma boa comunicação

Ser organizado(a) durante o planejamento e a execução de um projeto é fundamental. São muitos detalhes que podem colocar em risco o bom andamento da obra ou reforma ou desencadear em algum problema futuro. Por isso, um projetista elétrico precisa ser organizado e estar atento(a) com possíveis deadlines e alterações no meio do caminho.

Outra característica importante é a comunicação. Uma construção não é formada apenas pela instalação elétrica. Isso significa que outros profissionais estarão envolvidos durante o processo e todos precisam estar alinhados para o bom andamento do projeto. A falta de comunicação entre os projetistas pode atrasar o cronograma ou também resultar em outros problemas estruturais.

O projetista elétrico precisa entender que o processo é dinâmico e que tudo está integrado. Por exemplo, se algo é alterado no projeto estrutural, é possível que aconteça algum impacto no projeto elétrico. Se o projeto segue sem revisão, problemas de segurança ou eficiência podem acontecer. Esse tipo de retrabalho gera mais custos e atrasos.

  • Avalie o conhecimento de normas técnicas e softwares

Além de conhecimento prático, um bom projetista elétrico precisa apresentar conhecimentos técnicos. Projetos devem seguir normas técnicas. Dominá-las e saber como aplicá-las é um diferencial muito importante. Essa habilidade pode otimizar a elaboração dos projetos e dar mais segurança no momento da execução. Além disso, ter profissionais com esse conhecimento na equipe pode agregar segurança jurídica maior ao projeto.

Outro conhecimento importante para ser avaliado, é a utilização de softwares. Se você trabalha com algum em especial ou possui preferências, coloque isso em sua avaliação. Alguns programas podem ter um impacto na qualidade técnica e na viabilidade do projeto. Dominar essas ferramentas pode facilitar muito a rotina do projetista elétrico e da equipe.

Como manter uma rotina profissional eficiente e saudável?

Já vimos que um bom projetista elétrico precisa unir conhecimento técnico e prático, além de prezar pela organização e por uma boa comunicação. Agora, confira algumas dicas para ter uma rotina profissional eficiente e saudável com toda a equipe:

  • Todos os profissionais envolvidos no projeto, inclusive os proprietários, precisam estar alinhados com as demandas, atualizações e prazos.
  • Procure seguir uma rotina de processos e aprovações com a equipe.
  • Tenha as etapas do projeto bem definidas.
  • Compartilhe o planejamento e o objetivo do projeto antes do projetista elétrico começar o trabalho. Isso pode evitar retrabalhos e garantir uma melhor compreensão do projeto.

Decorwatts: sua fornecedora de materiais elétricos

Com um bom projeto elétrico em mãos, é importante também trabalhar com materiais elétricos de qualidade. Além de garantir uma instalação elétrica segura e que tudo saia como planejado, a durabilidade da instalação pode ser muito maior. Para isso, é importante contar com uma fornecedora de materiais elétricos de confiança.

A Decorwatts está no mercado de distribuição de materiais elétricos desde 2002 e  oferece condições especiais para empresas, construtoras, empreiteiras, arquitetos(as), designers e outros profissionais do ramo. Possui uma equipe qualificada para atender e garantir a entrega dos materiais para os mais diferentes tipos de projeto.

Acesse nossa loja online e confira todos os produtos disponíveis. Você também pode enviar o seu pedido de cotação neste formulário para receber um orçamento personalizado em menos de 24h.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

Barramento elétrico: guia prático sobre os principais modelos

A instalação elétrica é um sistema bem complexo, onde cada peça tem a sua função …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *