Home / Economize na conta de luz / Como Economizar Energia Elétrica na Empresa: 14 dicas Infalíveis

Como Economizar Energia Elétrica na Empresa: 14 dicas Infalíveis

Ao compararmos o consumo de energia entre uma casa ao de uma empresa, é fato que ambientes de trabalho, desde pequenas lojas até indústrias, consomem mais eletricidade. E em um cenário de tarifas cada vez mais altas, encontrar maneiras de reduzir esses custos e como economizar energia elétrica na empresa é uma importante preocupação do setor financeiro. .

É preciso encarar esse desafio de forma analítica Será que o consumo de energia na minha empresa pode ser reduzido? Esse gasto é eficiente e consciente? Eu não poderia redirecionar esses recursos para investimentos mais importantes na minha empresa? Meus colaboradores me ajudam nessa missão? Vale lembrar ainda que, além de ser um cuidado exclusivamente financeiro, colocar em prática ações que contribuam para a redução do consumo é importante também quando o assunto é sustentabilidade.

Com mudanças de hábitos e na estrutura é possível tornar a redução de custos na empresa algo mais próximo da realidade. Para você visualizar melhor esse cenário e analisar o que pode ser melhorado, nesse artigo você vai encontrar várias dicas para deixar a forma como é utilizada a energia na sua empresa mais eficiente e econômica.

Como economizar energia elétrica na empresa?

Troque aparelhos e equipamentos ultrapassados

Um dos principais vilões no consumo de energia são os aparelhos mais antigos ou que não passam por manutenção há muito tempo. Por isso, procure trocá-los por equipamentos mais modernos: eles normalmente – e cada vez mais – são produzidos para serem eficientes e econômicos. Essa troca pode até mesmo pagar em alguns meses o investimento realizado. Tenha o cuidado também de realizar a manutenção de todos os aparelhos, garantindo um bom funcionamento e alta durabilidade.

Fique atento com o planejamento da sua instalação elétrica. É importante o uso de tomadas específicas para casos de equipamentos de alta potência. Se isso não ocorre, o aparelho pode não trabalhar da forma correta, além de, muitas vezes, gastar mais energia.

Selo Procel

Falando em equipamentos, certifique-se que você está adquirindo ou já possui aparelhos com o Selo Procel de Economia de Energia. É ele que vai indicar se o produto é eficiente e se consome menos energia. Cada equipamento possui um índice de consumo e desempenho. Leve isso em conta na hora da compra É garantia de economia e de um consumo mais sustentável.

Ar condicionado

Esse é um dos aparelhos que pode consumir mais energia dentro de uma empresa. E em muitos casos é difícil abrir mão desse conforto, masé possível, com algumas atitudes, fazer uma boa economia. Não deixe de ler o nosso artigo completo sobre o assunto: Como economizar energia com ar-condicionado?

Cuidado com aparelhos em stand by

Aparelhos que possuem o modo de espera (stand by) podem causar um aumento significativo na conta de luz. Esse consumo “extra” pode ser facilmente ignorado, caso você não tenha conhecimento sobre essa informação. Televisores, impressoras, computadores, micro-ondas e muitos outros aparelhos quando mantidos em stand by – normalmente com uma luz vermelha indicando esse modo de espera – podem consumir, em média, 20% a mais de energia caso fosse totalmente desligado.

Pode parecer pouco, mas levando em conta a quantidade de equipamentos da sua empresa, é possível sim ver diferença na conta de luz. Por isso, procure desligar seus aparelhos diretamente da tomada. No entanto, se você perceber que isso pode causar problemas de produtividade na equipe, por exemplo, coloque na balança e analise as vantagens e desvantagens. Nossa dica é: faça o teste e veja o que é mais interessante para o seu negócio.

Pinte o ambiente com cores claras

Em um escritório, por exemplo, a iluminação pode ser responsável por aproximadamente 60% do consumo de energia. É muito difícil eliminar totalmente o uso de lâmpadas, mas algumas dicas podem ajudar no melhor aproveitamento tanto da luz artificial como natural. Uma dessas alternativas é pintar os ambientes com cores claras, que irão refletir e espalhar melhor a luz.

Outra maneira é diminuir o número de divisórias que possam dificultar a difusão da luz, ou procure instalar divisórias mais baixas. O uso de mobílias claras também pode ajudar.

cores claras nas empresas

Disposição de lâmpadas e luminárias

Aqui você pode ter a ajuda de um profissional especializado em projetos de iluminação. É importante saber se as lâmpadas e luminárias estão dispostas da melhor forma no seu ambiente. Isso depende de espaço para espaço, de negócio para negócio. O ideal é que elas fiquem bem distribuídas, proporcionando uma iluminação uniforme e coerente.

Leia mais em: Iluminação em empresas – quais as melhores opções?

Energia solar

Essa pode não ser uma solução muito prática nem barata, mas é fato que vem tornando-se uma alternativa cada vez mais próxima da nossa realidade. Com o aumento do número de empresas interessadas em energia solar, o custo dessa tecnologia vem diminuindo. Dependendo do porte da sua empresa, essa pode ser uma interessante alternativa a ser analisada, principalmente sobre o tempo de retorno desse investimento.

Troque suas lâmpadas por modelos mais econômicos

As lâmpadas de LED estão no topo da lista de indicações quando a pergunta é qual tipo de iluminação usar. E não é para menos: ela tem excelentes benefícios. A lâmpada de LED possui o menor consumo de energia, além de ser mais eficiente quando comparada com outros tipos de lâmpadas LED.

No entanto, antes de sair trocando todas as suas lâmpadas por LED, é importante entender as diferenças entre as lâmpadas e escolher o tipo mais adequado para o seu ambiente.

Aproveite a luz natural

Tente utilizar ao máximo a luz natural.Aproxime os locais de trabalho para as janelas ou abra espaço nas paredes para mais janelas. Procure organizar o seu espaço de trabalho para aproveitar essa iluminação. Faz um bem tanto para o seu bolso como para o bem-estar dos seus colaboradores.

Desligue as luzes e os aparelhos quando sair

Essa é uma das maneiras mais simples de se economizar energia, mas que vale sempre ser lembrada. Apague as luzes e procure desligar todos os aparelhos, se possível, da tomada.

Muitas soluções tecnológicas podem nos ajudar a não nos esquecer de colocar em prática essas ações. Sensores de presença, dimmers e temporizadores são alguns exemplos que podemos aproveitar. Até mesmo sistemas de automação podem ser uma possibilidade. Com um único comando é possível controlar essas funções da sua empresa. Além de economia em longo prazo, pode proporcionar mais conforto e segurança.

Evite o pico de consumo de energia

Entre 17h e 22h, aproximadamente, é o horário de pico em que o país atinge seu auge em gasto de energia. Isso acontece, pois é o período em que as pessoas vão para casa e realizam atividades que podem ter um alto consumo de energia, além de muitas fábricas que funcionam 24h por dia. Nesse período de tempo as tarifas podem ter um preço mais elevado.

Se for conveniente e flexível para o seu negócio, adaptar seus horários de funcionamento ou de alguns funcionários pode ser uma alternativa de como economizar energia elétrica na empresa e diminuir os gastos.

Computador

Desligar, hibernar ou suspender o computador: qual a melhor opção? Bom, o mais indicado é sempre que possível desligar totalmente o computador. No entanto, muitas vezes essa função pode ser mais “trabalhosa”, pois temos que abrir tudo novamente, do zero. Uma soluçãode como economizar energia elétrica na empresa que utiliza computadores, é usar a opção hibernar: ela salva seu trabalho e mantém tudo que estava aberto, como as abas ou páginas da internet, mas o computador fica desligado. É preciso um pouco mais tempo para ativar novamente o aparelho do que quando usamos o modo suspender, mas você consegue economizar mais energia elétrica hibernando o seu computador.

Já se você quer dar apenas uma pausa rápida no uso do computador, não se esqueça de pelo menos desligar o monitor. Procure ainda optar por monitores de LCD – eles consomem menos energia que os modelos de tubo de imagem.

computadores novos nas empresas

Manutenções na instalação elétrica em dia

Manutenções são importantes para saber se está tudo em ordem com a sua instalação elétrica. Mas o que isso tem a ver com como economizar energia elétrica na empresa? Pode ser durante uma manutenção, feita por um profissional, que você vai descobrir a necessidade e a urgência de uma reforma elétrica ou de algum ajuste. Problemas na instalação como fuga de energia, sobrecarga elétrica e curto-circuito podem gerar despesas, sejam elas financeiras, ou através da perda de dados importantes em computadores e notebooks, por exemplo.

Busque conscientizar os colaboradores

De nada adianta todas essas modificações se os seus colaboradores não sabem sobre a importância e nem meios de como economizar energia elétrica na empresa e de construir hábitos melhores para um consumo sustentável. Por isso, sempre que possível, procure instruir seus funcionários sobre seus cuidados. Palestras, dinâmicas, informativos por e-mail, cartazes, enfim, são inúmeras as possibilidades de instruir e incentivar seus funcionários a saberem mais sobre o assunto – e colocarem em prática.! Você também precisa ser um exemplo disso, certo?

E então, o que achou dessas dicas de como economizar energia elétrica na empresa? Conta nos comentários se você já aplicou alguma dessas medidas no seu dia-a-dia e se já conseguiu ver diferença na conta de luz! Compartilhe a sua experiência 🙂

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

Eficiência energética: o que significa e como aplicar no dia a dia

Quando o assunto é economia ou iluminação, é bem provável que você já tenha ouvido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *