Home / Decoração / Iluminação em empresas: quais as melhores opções?

Iluminação em empresas: quais as melhores opções?

Escolher a opção mais adequada para iluminação em empresas pode influenciar na decoração do ambiente e nos gastos, mas principalmente na garantia de melhores condições de trabalho – considerando a saúde, o bem-estar e a produtividade de todos que trabalham na empresa. Ainda que pareça algo tão básico e simples, não são todos os lugares que contam com um bom projeto de iluminação e não é todo mundo que sabe que ter esse cuidado na hora da instalação é importante também para a segurança no trabalho.

Por isso, independentemente do tamanho da empresa, é interessante ter um profissional cuidando do projeto elétrico e que pense nas melhores opções para a iluminação e para os funcionários. Caso o projeto já exista ou você está em um espaço em que já estava tudo pronto, ou seja, você não participou do momento da construção, é importante estar atento à sinais que podem indicar a necessidade de ajustes, troca das lâmpadas ou da posição que elas se encontram, por exemplo.

Uma das melhores formas de perceber isso é ouvindo as pessoas que trabalham na empresa. Procure descobrir como elas estão se sentindo, se estão com a sensação de ter os olhos cansados, se acham a iluminação adequada para cada ambiente, e por aí vai. Qualquer incômodo na visão pode resultar em problemas de saúde e em falta de produtividade – e a origem desses problemas pode estar na maneira como as luzes foram instaladas. Vale a pena prestar atenção!

Dicas para iluminação em empresas

Antes de pensarmos na iluminação artificial, é importante lembrar que nossos olhos foram feitos para se adaptarem à luz natural. Assim, se possível, o mais indicado é que os postos de trabalho sejam projetados para se aproveitar ao máximo dessa luz natural. Ela tem vários efeitos positivos em nosso metabolismo, podendo melhorar estados de humor e até mesmo a qualidade do sono durante a noite.

Já com relação à incidência de luz solar, ela deve ser usada de maneira indireta, uma vez que poderia causar outros incômodos, como calor ou atrapalhar o uso dos computadores, se essa luz chegar diretamente na tela – fica bem difícil enxergar o que está no monitor com esse excesso de brilho.

É muito difícil que o ambiente seja iluminado por completo e todo o tempo por luz natural, por isso, usamos em conjunto a luz artificial. Essa combinação, se for bem equilibrada, proporciona bem-estar, conforto visual e até mesmo economia de energia – um fator muito importante para qualquer empresa.

Quanto mais você conseguir aproveitar a luz natural melhor. Isso pode até influenciar o momento que você precisa ligar a luz artificial – o que depende de espaço para espaço. Pode ser que você ligue logo de manhã ou no começo da tarde. O segredo é sempre buscar o equilíbrio: tanto a falta como o excesso de iluminação podem causar um desconforto visual.

iluminação de empresas

O recomendado é que a iluminação seja homogênea e controlada, para que não aconteçam ofuscamentos, reflexos que podem incomodar a visão, sombras e contrastes em excesso. Uma solução para isso é procurar difundir a luz do ambiente em todo o espaço.

Para isso, as lâmpadas de LED são uma boa opção para iluminação em empresas. Além de serem mais econômicas em longo prazo e mais sustentáveis que outros modelos, elas resultam em uma iluminação aberta e homogênea. Elas têm ainda temperatura baixa e ótima intensidade. As luminárias com difusor também ajudam nessa função: elas contribuem para uma sensação de amplitude, uniformidade e conforto. Outra dica para manter uma luz uniforme é instalando as lâmpadas com a mesma distância uma da outra.

A potência das lâmpadas deve ficar entre 60 e 100 watts – isso vai depender do tamanho do espaço que será iluminado e se ele pede mais iluminação ou não. Já se formos analisar por níveis de iluminância (quantidade de luz que incide em uma superfície), existem padrões para alguns tipos de ambientes. Essa intensidade da iluminação em empresas é medida em lux: relação da quantidade de lúmen (unidade de fluxo luminoso) por m² do espaço a ser iluminado. É possível medir a luminosidade de um espaço com um aparelho chamado luxímetro (na foto abaixo) – através de um sensor é feita a análise da intensidade da luz.

luxímetro, para medir iluminação em empresas

Na tabela a seguir, veja algumas medidas padronizadas de níveis iluminância em empresas:

Sabendo qual deve ser a medida ideal para o seu tipo de empresa, fica mais fácil determinar durante o projeto quantas lâmpadas serão necessárias, quais os melhores pontos para elas serem instaladas, sua potência e temperatura. Até mesmo para escolher o tamanho delas – se serão mais eficientes no modelo tradicional ou aquelas maiores tubulares.

Leia nosso post sobre Temperatura das Lâmpadas

É interessante pensar também na iluminação decorativa. O ambiente corporativo merece ser visualmente agradável e que combine com o perfil da empresa. Assim, além de projetar uma iluminação funcional e adequada, procure valorizar a estética do espaço. Isso também contribui para um aumento de produtividade, afinal é muito mais prazeroso trabalhar em um local bonito, bem decorado, aconchegante e que nos motive a realizar nossas tarefas, não é mesmo? Spots direcionados e luminárias são bons exemplos para compor a decoração.

Já mostramos como é importante ter um bom projeto de iluminação para a sua empresa, mas não devemos nos esquecer da manutenção das lâmpadas! Além de procurar manter as luminárias limpas, tente comprar lâmpadas reservas para facilitar e agilizar a troca, quando necessário. Um bom exemplo é quando a luz fica piscando, indicando que vai queimar – é uma sensação ruim para os olhos!

Na loja online da Decorwatts você vai encontrar uma categoria apenas para iluminação e lâmpadas, além de muitos outros materiais elétricos. Você terá o suporte de profissionais especializados para tirar as suas dúvidas sobre iluminação em empresas e a facilidade de comprar pela internet, garantindo segurança no momento da compra e agilidade na entrega. Se você estiver procurando por fornecedores de materiais elétricos, envie a sua lista de materiais para o nosso formulário. Iremos responder rapidamente, com um orçamento personalizado e condições especiais para vendas corporativas.

Fotos: 3 e 4 | Tabela 1 | 6 | 7 | 8 e 9

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

Iluminação para cozinha: 8 dicas para o seu projeto

Seja para um jantar especial, seja para uma refeição rápida no dia a dia, a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *