Home / Para compradores / Fique atento ao receber orçamentos de fornecedores de material elétrico

Fique atento ao receber orçamentos de fornecedores de material elétrico

O mercado de material elétrico e iluminação possui uma diversidade enorme de produtos. São cabos, eletrodutos, tubos, disjuntores, lâmpadas, luminárias, e por aí vai.

Dentro de cada categoria de produto então, cada uma possui pequenas características que podem fazer toda a diferença na vida útil de um projeto de elétrica.

Afinal, imagine comprar um cabo com uma espessura menor do que o padrão de segurança exige, e depois de pouco de tempo de obra terminada, acontece um incêndio… fruto de um cabo mal comprado… Seria um desastre, não seria?

E para piorar, ainda tem as marcas… dezenas de fabricantes diferentes, para cada categoria de produto

Com essa quantidade enorme de escolha de tipos de material elétrico, fica mais difícil ter a certeza absoluta de que o produto que você está comprando é realmente de qualidade.

Por isso existem especialistas, que conhecem como ninguém as boas marcas, os bons produtos, os requisitos necessários para que a sua compra seja uma excelente compra.

É hora de comprar

Então, você recebe ,da sua equipe técnica, uma lista de material elétrico e parte para as compras. É justamente agora que você precisa ficar muito atento, alguns fornecedores estão mais preocupados em acabar com o estoque do que em ajudar o cliente.

Infelizmente, no nosso mercado, existem muitos fornecedores que respondem um orçamento com produtos diferentes do que o comprador enviou. 

E o que acontece é o seguinte:

O comprador que percebe essa mudança, acaba perdendo tempo porque tem que refazer o pedido de orçamento, e ainda precisa explicar para o fornecedor que ele quer o preço do produto que pediu… e não que o fornecedor quer vender. Sem cabimentos, né.

Já o comprador que não percebe essa mudança, acaba comprando gato por lebre. E o pior é que isso pode comprometer a sua carreira na empresa. Por causa de um erro intencional do fornecedor, aquela promoção que está quase chegando pode demorar mais para acontecer. Uma catástrofe.

Dicas para evitar a compra do material elétrico errado

Para evitar que isso aconteça, esteja sempre atento às especificações da lista que você enviou para cotação.

Compare a sua lista com a lista devolvida pelo fornecedor, e se encontrar um produto diferente daquele você pediu, questione o fornecedor. Pode ser uma roubada.

Existe também uma maneira de centralizar em uma única planilha todos orçamentos que você receber. Você pode enviar essa planilha para o fornecedor, e pedir para ele complementar apenas com os valores.

Aqui na Decorwatts, nós usamos essa planilha em todas as compras que fazemos. Nós compramos muito material elétrico mesmo, e nossa taxa de sucesso em uma compra é sensacional.

Além de usarmos essa planilha como um centralizador, usamos também como uma ferramenta para nos ajudar a mapear a qualidade de um fornecedor.

Essa ferramenta é muito útil para definir pontos que serão importantes em uma negociação de preço, forma e prazo de pagamento, além de outros aspectos que podem impactar significativamente a lucratividade da sua compra.

Se você quiser saber mais sobre como utilizar essa planilha, leia este artigo que preparamos. Nele, explicamos o passo a passo para usar a planilha de forma inteligente.

Pegue a planilha gratuitamente

Todos os nossos leitores tem acesso gratuito aos conteúdos e materiais de apoio que a Decorwatts prepara. Esperamos que goste desse material, e que ele te ajude a comprar melhor para você ganhar aquela promoção que merece! 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

Negociação com fornecedores: como melhorar as parcerias

Inúmeros tipos de negócios são dependentes de uma boa negociação com fornecedores. Um acordo bem …