Home / Decoração / Iluminação para cozinha: 8 dicas para o seu projeto

Iluminação para cozinha: 8 dicas para o seu projeto

Seja para um jantar especial, seja para uma refeição rápida no dia a dia, a cozinha é um espaço aconchegante e um dos cômodos preferidos de muita gente – inclusive das visitas, né? Justamente por ser um espaço mais compartilhado, e ao mesmo tempo tão pessoal, ter atenção com a decoração do ambiente é uma reação bem comum. E a iluminação para cozinha faz parte desse processo!

Para garantir que a cozinha tenha o seu estilo, é interessante trabalhar em um projeto de iluminação personalizado. Se o projeto da cozinha ainda está no papel, é mais fácil trabalhar nesses ajustes junto com o profissional responsável. Já se você deseja reformar o espaço, é importante ter em mente o que deseja mudar e contar com um profissional especializado para que tudo saia como esperado.

Leia também – Projeto de iluminação: por que é importante personalizá-lo

Para ambos os casos, ter em mente algumas dicas de iluminação para cozinha pode ajudar e muito nas escolhas. É preciso ser estratégico(a) para unir o estilo pessoal com uma iluminação funcional e decorativa. Continue a leitura e anote nossas recomendações!

8 dicas de iluminação para cozinha

Lâmpadas adequadas

A escolha das lâmpadas é um dos momentos mais importantes do projeto de iluminação. Em conjunto com a disposição do ambiente, das luminárias e dos pontos de luz, é fundamental que a intensidade da lâmpada seja adequada, o que também depende muito do estilo que você quer dar ao espaço. Um iluminação mais clara? Um espaço mais irreverente? Ou algo mais aconchegante? São inúmeras possibilidades! Vale a pena conversar com os responsáveis pelo projeto ou pela reforma.

De modo geral, as lâmpadas de tonalidade branca são uma boa pedida de iluminação para cozinha. Esse tipo de lâmpada estimula a atenção e pode realçar as cores reais de objetos e alimentos. Para esses casos, as lâmpadas de LED são as melhores opções. Elas tem uma durabilidade maior, são versáteis e mais econômicas. Já a iluminação em determinados pontos pode ser mais focada e mais quente, dando aquele toque de conforto ao espaço.

O importante é ter equilíbrio e balancear as intensidades e as tonalidades das lâmpadas de acordo com cada necessidade, garantindo uma iluminação para cozinha mais interessante e confortável.

Vários pontos de iluminação

Junto com a escolha das lâmpadas, os pontos de iluminação também são uma avaliação importante para equilibrar o ambiente. Uma iluminação para cozinha ideal pode ser separada por tipo, intensidade e cor.

Nas áreas como bancadas, pia e fogão é interessante que a iluminação seja mais forte e clara. Já nas áreas de circulação e alimentação, é indicado uma intensidade menor, deixando o ambiente mais aconchegante.

Cada caso é um caso, mas é importante que os elementos de iluminação fiquem bem distribuídos, intensificando o foco desejado.

Iluminação natural

Luz natural nunca é demais! Valorize essa característica se possível. Além de contribuir para a economia de energia, a ventilação do espaço será melhor. O ideal é harmonizar a iluminação natural com a artificial.

Iluminação embutida no teto

Uma maneira de evitar sombras na cozinha é focar em uma iluminação geral embutida. Além de ter o ambiente efetivamente iluminado, a cozinha fica mais bonita e moderna.

Essa iluminação para cozinha pode ser feita com luminárias plafons de LED e outros modelos de embutir. O posicionamento delas precisa ser avaliado junto com as dicas anteriores.

Trilhos de luz

Essa é uma tendência decorativa que além de iluminar o ambiente vai deixar a cozinha com um estilo diferente. Os trilhos de luz são acoplados ao teto da cozinha e são bem funcionais. Se quiser, cada ponto do trilho pode ser direcionado para um lugar. Alguns spots podem iluminar o balcão de refeições enquanto outros iluminam a pia, por exemplo.

Eles podem até conter uma mistura de lâmpadas com luminosidade branca e luminosidade amarelada – certamente a iluminação para cozinha vai ficar descontraída e cheia de personalidade!

Iluminação de armários, prateleiras, bancada e coifa

Foco na decoração é uma maneira de usar a iluminação para cozinha à favor do estilo do espaço. Esse tipo de iluminação pode resultar em um jogo de luzes bem interessante!

Um bom exemplo são as fitas de LED que podem ser instaladas na parte inferior de prateleiras, armários e bancadas. Os spots também podem ser instalados com essa finalidade.

A coifa é outra área da cozinha em que esse tipo de iluminação funciona bem, já que a luz direcionada pode ajudar no momento de cozinhar. Iluminar uma área reservada para temperos, por exemplo, e outros objetos decorativos, também é uma boa ideia.

Controles de intensidade

Os dimmers controlam a intensidade de luz e são bons aliados para deixar um ambiente mais aconchegante e intimista quando necessário e até mesmo para economizar energia. Assim como em outros cômodos, pode ser interessante fazer a instalação desses interruptores também na cozinha.

Leia também – Como economizar energia: 5 artigos elétricos essenciais

Integração de ambientes

Muitas cozinhas são integradas com a sala. Uma dica para separar melhor os ambientes é a instalação de pendentes na bancada das refeições. Essas luminárias são tendências decorativas e vão dar um toque a mais no estilo da sua cozinha.

É importante que os pendentes sejam proporcionais ao tamanho da cozinha. O tamanho da bancada ou da mesa é uma boa referência.

Conheça a Decorwatts

Depois de fechar os detalhes do projeto ou da reforma, certamente você vai precisar de itens de iluminação e outros materiais de qualidade. Nada melhor do que contar com uma empresa confiável para fornecer os materiais.

A Decorwatts está no mercado de distribuição de materiais elétricos desde 2002 e consegue atender os mais diferentes tipos de projeto. Uma equipe especializada está pronta para dar o suporte necessário no momento da compra. Você pode conferir os produtos disponíveis na loja online ou solicitar o seu orçamento de materiais elétricos pelo formulário online. Não deixe de conferir também a categoria de iluminação do site!

Gostou das nossas dicas? Compartilhe nos comentários qual ideia de iluminação para cozinha não vai ficar de fora do seu projeto!

Fotos: 2356789101213

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

Tipos de chuveiro elétrico: como escolher e cuidados na instalação

Seja para começar o dia com as energias renovadas, seja para relaxar antes de dormir, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *