Home / Sobre Lâmpadas / Iluminação Industrial – 8 dicas práticas para fazer uma boa escolha

Iluminação Industrial – 8 dicas práticas para fazer uma boa escolha

Pensar e projetar a iluminação de uma casa, apartamento ou escritório pode ser mais fácil do que os casos de iluminação industrial. Como nas indústrias as possibilidades para um projeto elétrico são maiores, é normal que dúvidas apareçam. Afinal, as características do ambiente e a especialidade que esse setor se encontra podem variar consideravelmente. No entanto, algumas dicas práticas podem ser fundamentais para ter um projeto adequado. São alguns questionamentos que devem ser feitos para ter uma iluminação eficiente e bem-sucedida.

Ter uma boa iluminação contribui não só para evitar acidentes de trabalho, mas também para aumentar a produtividade dos colaboradores e na busca por um consumo de energia elétrica mais sustentável e econômico.

Por isso, nesse artigo você irá encontrar algumas dicas para que o seu projeto de iluminação industrial funcione, além de entender algumas vantagens que esse cuidado pode proporcionar ao seu negócio.

Dicas práticas para ter uma iluminação industrial bem-sucedida

– Ter um projeto elétrico adequado e funcional

Esse é o primeiro passo para que tudo funcione bem em curto e longo prazo. Para que isso aconteça, é importante ter como aliado um excelente profissional, de preferência especializado ou acostumado com projetos de iluminação industrial. O ideal é que o projetista elabore uma estrutura elétrica e de iluminação econômica e eficiente, que seja compatível com o ramo do seu negócio. Com certeza uma indústria alimentícia tem prioridades diferentes do que uma indústria de medicamentos, ou automotiva, por exemplo.

Dedicar tempo a essa fase pode reduzir custos com futuras reformas, garantir segurança e mais qualidade na infraestrutura, proporcionar conforto visual no espaço de trabalho, evitar acidentes e até mesmo gerar um consumo com menor impacto ambiental.

– Avaliar as necessidades de cada ambiente

Para garantir uma boa iluminação, é importante saber qual objetivo e utilização o seu ambiente industrial possui. Verifique a existência de obstruções que podem interferir na luminosidade, se determinada área exige mais ou menos luz, se precisa de uma iluminação mais ampla ou direcionada, e por aí vai. Essa avaliação depende muito do segmento do seu negócio. Mas os questionamentos são os mesmos.

Uma indústria pode possuir também locais de difícil acesso, pouco frequentados. Como espaços de manutenção, tubulações ou salas técnicas. Esses espaços também merecem atenção para garantir segurança e uma iluminação adequada para o trabalho.

– Saber quais pontos precisam ser mais iluminados

Além de saber quais as necessidades de cada ambiente, você deve avaliar também quais áreas desse ambiente devem ser iluminadas e como. Por exemplo, o piso, teto, áreas de circulação, os equipamentos e máquinas, locais de inspeção, e por aí vai. Isso vai facilitar na escolha dos tipos de luminárias e onde elas devem ser posicionadas.

Ter uma iluminação assertiva interfere positivamente no bem-estar e na produtividade dos trabalhadores. Por isso, ter o cuidado de deixar o ambiente atrativo e vem iluminado faz a diferença nas suas instalações.

– Optar pelas lâmpadas de LED

Não é novidade que lâmpadas de LED são excelentes para garantir uma boa iluminação. Nas indústrias não poderia ser diferente. Por possuir várias vantagens, inclusive menor consumo de energia elétrica, elas garantem um bom custo-benefício, principalmente em longo prazo. As lâmpadas de LED possuem uma elevada vida útil, quando comparadas com outros modelos, e isso para a iluminação industrial é muito importante, uma vez que em muitos segmentos uma linha de produção pode acontecer continuamente, por longos períodos de tempo. O que pode gerar uma economia significativa na conta de luz e também em manutenções.

Leia mais em – “Tipos de lâmpadas LED: um guia prático”

– Instalar lâmpadas de emergência

Esse tipo de iluminação é obrigatório em locais com amplos espaços, que recebem um significativo fluxo de pessoas e onde uma queda de energia pode causar acidentes ou causar pânico. Como no interior das indústrias. As lâmpadas de emergência que você vai escolher e a sua potência depende basicamente do tamanho do espaço que precisa ser iluminado. Já escrevemos um artigo aqui no blog sobre como funciona a luz de emergência.

Leia mais em Luz de emergência: como funciona?

– Pensar na qualidade e durabilidade dos produtos

Quando tiver em mãos a lista de materiais elétricos e iluminação é uma prioridade garantir produtos de qualidade e confiança. Não adianta querer economizar com produtos de origem duvidosa. Em um primeiro momento você pode até garantir uma boa economia nas despesas, mas você não quer problemas futuros na sua instalação que gerem gastos inesperados, não é mesmo?

Por isso, quando for às compras, analise as características do produto, a durabilidade, garantia, assistência, enfim, todos os detalhes para que você compre os equipamentos corretos. Analisar a durabilidade, por exemplo, pode até mesmo reduzir os custos da operação em longo prazo.

– Ter atenção às normas

Durante o projeto e no momento da instalação, é fundamental seguir as normas e exigências vigentes referentes à iluminação industrial. Assim você evita problemas tanto de segurança como legais.

– Buscar pela economia e eficiência

Todas essas dicas devem ser pensadas e analisadas em conjunto para que o seu projeto de iluminação industrial seja eficiente e ao mesmo tempo econômico para o seu negócio. Economizar não é só comprar produtos mais baratos. Pelo contrário: é garantir que você não tenha gastos futuros inesperados e consiga atingir um consumo mais sustentável. Seu bolso e o meio ambiente agradecem!

Conheça a Decorwatts

Distribuidora de materiais elétricos desde 2002, a Decorwatts tem como principal diferencial o atendimento personalizado a cada cliente. Preços competitivos, produtos de qualidade, agilidade na entrega e frota própria são outras vantagens que fazem a diferença no momento de fechar negócio.

Possui capacidade para atender diversos setores, como as indústrias. Além da compra em atacado, aproveite as condições especiais para vendas corporativas. Viste a loja online para conhecer o catálogo de produtos e peça seu orçamento online!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

Projeto de iluminação: por que é importante personalizá-lo

Cada instalação elétrica é uma, assim como as preferências e necessidades dos proprietários do imóvel. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *