Home / Segurança Elétrica / Guia de ferramentas elétricas para quem não é eletricista

Guia de ferramentas elétricas para quem não é eletricista

Para quem tem facilidade em fazer pequenos consertos quando necessário ou interesse em mudar a aparência de um espaço e para isso precisa fazer ajustes na instalação elétrica, ter em mãos ferramentas elétricas pode ser muito útil.

Pensando nisso, neste artigo iremos listar alguns equipamentos que podem estar na sua caixa de ferramentas mesmo que você não seja um eletricista! Mas antes de ir às compras, fique atento à voltagem de sua cidade, na capacidade dos equipamentos, se possui garantia e assistência técnica, e procure por produtos de qualidade e marcas que você confie.

Leia também – “Reforma elétrica: 8 sinais de que a hora chegou!”

Lembrando que se você não se sente à vontade com esse tipo de reforma ou pequenos ajustes, procure a ajuda de um profissional. Não adianta ter as melhores ferramentas elétricas se você não tem o conhecimento e a prática necessários. Pense na sua segurança e na das pessoas que estão ao seu redor – inclusive do seu bolso, afinal, você não quer ter gastos inesperados, não é mesmo?

Guia de ferramentas elétricas

Alicates

Essa é uma das ferramentas elétricas mais populares, seja para construir, reformar ou para pequenos consertos do dia a dia. Os alicates possuem várias finalidades, por isso o modelo mais conhecido é o alicate universal. Com ele você consegue cortar, dobrar, prensar e segurar, ou seja, é um equipamento básico para ter em sua caixa de ferramentas. Com ele você já consegue fazer muitos ajustes. Existem outros modelos, como o alicate de corte e o alicate crimpador.

– Furadeira

Um item aparentemente óbvio da lista, mas que vale a pena ser lembrado! Ter uma boa furadeira pode quebrar o galho em várias situações do cotidiano. Existem muitos modelos disponíveis no mercado. Procure ler as recomendações e escolher a que melhor se adapta para as suas necessidades rotineiras ou esporádicas.

Chaves

Outra ferramenta básica para a sua caixa. Ela vai ser útil tanto para trocar um chuveiro como para a instalação de uma tomada. A chave de fenda possui a ponta em formato de retângulo, sendo usada em parafusos que possuem uma fenda. Outro modelo é a chave Philips, que possui a ponta em formato de cone. Ela vai ser utilizada em parafusos que possuem fendas cruzadas. O ideal é que você tenha pelo menos um bom modelo de cada.

– Rebitadeira

Essa ferramenta pode ser mais utilizada por profissionais, mas é utilizada para serviços que envolvam a fixação de canaletas ou outros componentes em painéis elétricos.

Fitas

Existem vários modelos de fitas que podem ajudar você dependendo do que a sua reforma ou conserto precisam. A mais comum é a fita isolante. Esse é um item de segurança, que como o próprio nome diz, vai isolar a corrente elétrica. Quando precisar emendar fios, use pelo menos duas camadas de fita para evitar problemas de fuga de corrente.

– Trena

Uma ferramenta indispensável para a sua caixa. Ela é muito importante para medir o que você precisar. E isso com certeza faz diferença durante uma reforma ou diagramação de um ambiente.

Multímetro

Com esse aparelho é possível medir grandezas de componentes eletrônicos e da rede elétrica. Você consegue medir a tensão contínua, a tensão alternada, a resistência elétrica e a corrente contínua. Você pode também optar por um alicate amperímetro, que possui um jeito mais fácil de medir a corrente.

– Estilete

Quando o assunto é cortar, podemos utilizar uma faca, tesoura ou o próprio alicate. Mas ter em mãos um bom estilete pode ajudar, devido à sua precisão. Só tenha sempre cuidado para não se machucar!

– Serra copo

Ela é utilizada com furadeiras para que você possa realizar cortes cilíndricos. Essa é uma ferramenta ideal para serviços em painéis elétricos, tubulação, entre outras atividades, como marcenaria e alvenaria. Cada modelo de serra copo possui características distintas, por isso verifique qual material os dentes foram fabricados e o tipo de material que a serra copo irá trabalhar.

– Escada

É sempre bom ter uma em casa, no apartamento ou no ambiente de trabalho. Ela pode ser útil não apenas durante uma construção ou reforma. Escolha uma escada de qualidade, que seja isolada ou com os pés isolados emborrachados para garantir a sua segurança.

– Cinto para ferramentas

Além da sua caixa de ferramentas, ter um cinto pode ser bem útil, dependendo do local da sua reforma. Com o cinto você mantém as ferramentas mais próximas, assim você evita de ficar subindo e descendo de uma escada, por exemplo. Procure colocar no cinto apenas as ferramentas que for utilizar naquele momento.

E você, lembrou de algum outro exemplo de ferramentas elétricas que podem ser úteis para quem não é eletricista? Já possui em sua caixa de ferramentas? Conta pra gente nos comentários!

Conheça a Decorwatts

Em nossa loja online você vai encontrar várias ferramentas e um amplo catálogo de materiais elétricos. Conte com a Decorwatts para ajudar você a escolher os melhores produtos! Escolha com calma e muita facilidade, contando com o suporte de uma equipe especializada.
Você pode ainda pedir o seu orçamento online – temos uma página especial para isso. Em menos de 24h você irá receber uma resposta sobre sua cotação de materiais elétricos.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

segurança elétrica

Como equipamentos de qualidade podem garantir a segurança na instalação elétrica em obras e reformas?

Ao iniciar uma obra/reforma em casa ou em um espaço comercial, muitas vezes nos concentramos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *