Home / Sobre Lâmpadas / Temperatura da lâmpada: como escolher?

Temperatura da lâmpada: como escolher?

Sabe quando você chega em um restaurante e tem a sensação de que a iluminação deixa o ambiente aconchegante? Ou quando você vai ao seu médico e o consultório está bem iluminado, dando a impressão de limpeza e de um espaço saudável, de confiança? Bom, você já deve ter percebido em várias situações do dia-a-dia, que a temperatura da lâmpada pode ter esse poder de caracterizar os ambientes.

A temperatura da lâmpada é quem pode influenciar nessas sensações e impressões que temos quando chegamos em um local, seja em nossa própria casa ou outros lugares que frequentamos. Para medir essa temperatura, é utilizada a escala Kelvin, em que são apresentados diferentes comprimentos de onda de luz. O extremo inferior dessa escala corresponde à luz quente, intensa, de cor vermelho-alaranjado. Já o extremo oposto, corresponde à luz fria, de tons neutros e azulados.

Mas o que isso significa na prática? Nós estamos mais acostumados com os termos branco quente e branco frio, isso graças ao nosso psicológico. Por exemplo: relacionamos a cor do sol, mais amarelada, com tons quentes. Já a cor azul nos remete ao frio, à falta de calor. Mas não se engane: quanto mais alta a temperatura em Kelvin, mais azulada e fria essa lâmpada será, e vice-versa. Alguns números para referência (valores aproximados):

Branco quente – entre 2600 a 3500 Kelvin

Branco neutro – 4000 a 4500 K

Branco luz do dia – 5000 a 5500 K

Branco frio – acima de 5500 K

Vale lembrar também que quando falamos em graus Kelvin, não é exatamente sobre a temperatura física da lâmpada, e sim sobre a sua tonalidade de cor, certo? E como citamos no começo do texto, é essa capacidade da lâmpada que vai ajudar você a criar sensações nos ambientes que deseja iluminar. Por isso, aqui você vai descobrir também qual a melhor temperatura da lâmpada para vários tipos de espaço, lugares e cômodos.

Basicamente, as lâmpadas com tonalidade mais quente são relaxantes e aconchegantes, enquanto as mais frias são energizantes, o que pode nos deixar mais ativos. Isso depende muito também do gosto pessoal de cada um, ou seja, cada pessoa pode ter uma preferência sobre qual tipo de iluminação escolher. Porém, algumas dicas podem ajudar nessa escolha! O importante é que cada ambiente seja beneficiado pela iluminação.

temperatura da lampada

A luz amarela é a preferida para quartos, sala de jantar, sala, entre outros cômodos que você deseja ter uma sensação de aconchego, relaxamento, tranquilidade e conforto. Em restaurantes, bares e cafés também é interessante usar esse tipo de iluminação, com uma potência não muito forte. A sensação de uma iluminação mais fraca aos nossos olhos pode aguçar outros sentidos, como o paladar. Mas é claro, isso depende também do perfil do estabelecimento.

luz aconchegante

 

Tons de branco neutro já são mais recomendados para espaços como cozinha, banheiros, escritórios, salas de aula, lojas e outros ambientes que pedem um nível de atenção maior.

luz branca

luz branca na decoração

  • Leia também – Iluminação em empresas: quais as melhores opções?

Já a luz mais azulada, o branco frio, é mais indicada para ambientes que exijam um alto nível de atenção ou que também seja importante destacar a limpeza do local, como clínicas, consultórios, farmácias, hospitais e indústrias.

luz de consultórios

Agora que você já tem algumas ideias de como escolher a melhor temperatura da lâmpada, já pode comprar com mais segurança. É bem provável que você encontre na embalagem essa temperatura indicada em Kelvin ou ainda estará indicado se é uma luz fria, morna ou quente. O mais recomendado é sempre testar a lâmpada antes de comprar ou garantir a ajuda de um profissional.

Na loja online da Decorwatts você vai encontrar vários modelos e marcas de lâmpadas. Você tem à sua disposição vários canais de atendimento, como o nosso chat online, para tirar todas as suas dúvidas. Desde 2002 a Decorwatts está no mercado de distribuição de materiais elétricos, e tem como objetivo priorizar a qualidade nos produtos e o atendimento personalizado a cada cliente.

Você pode também pedir um orçamento online, fazendo o upload da sua lista de materiais! Compre com segurança e muita facilidade.

Fotos: 2 | 3 | 4 | 5 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

iluminação industrial

Iluminação Industrial – 8 dicas práticas para fazer uma boa escolha

Pensar e projetar a iluminação de uma casa, apartamento ou escritório pode ser mais fácil …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *