Home / Para compradores / Orçamento de material elétrico: como conseguir os melhores preços?

Orçamento de material elétrico: como conseguir os melhores preços?

Você já percebeu que quase todos os dias – se não todos – estamos acostumados a pedir orçamentos de material elétrico meio que automaticamente? Quando queremos contratar um serviço, descobrir o preço de algum produto, quando comparamos preços e por aí vai. No entanto, alguns casos exigem mais planejamento e organização. Exemplo disso é um orçamento de material elétrico.

A variedade de produtos no segmento de material elétrico e iluminação é enorme. A escolha certa no momento da compra garante não só o bom andamento de uma obra, construção ou reforma, mas também a garantia de bom preço e qualidade. Para isso, é preciso estabelecer suas prioridades e necessidades para fechar o melhor negócio possível com o seu fornecedor.

Leia também: Como encontrar bons fornecedores de materiais elétricos

Seja qual for o tipo de orçamento de material elétrico que você vai pedir, o mais importante é saber exatamente o que você precisa e explicar essas necessidades com clareza ao seu fornecedor, para evitar falhas na comunicação e que ninguém perca tempo com retrabalhos. Nesse post você vai encontrar várias dicas de como deixar o seu orçamento de material elétrico bem completo para garantir eficiência no processo de compra. Queremos ajudar você a economizar tempo e dinheiro ao contratar parceiros e fornecedores!

Dicas para fazer um bom orçamento de material elétrico

– Organize uma lista

Seja você o responsável pelas compras ou se você designa essa função para alguém, a parte mais importante do orçamento de material elétrico é saber o que exatamente precisa ser cotado. Por isso, organizar uma lista com os produtos necessários  vai ser a sua primeira tarefa. Com a variedade de modelos e marcas que existem no mercado, separar os produtos por categorias de acordo com o seu negócio, ou etapa da construção, por exemplo, pode facilitar na sua organização e na de quem recebe o pedido. Lembrando que um bom orçamento é aquele que fica claro tanto para quem solicita como para quem precisa responder o pedido.

Assim, procure determinar quais são as categorias de produtos que você costuma comprar: iluminação, fios e cabos, eletrodutos, enfim, cada categoria envolve produtos com características diferentes. A dica é: não misture os pedidos. Isso vai deixar o seu orçamento mais organizado.

– Seja específico

Com a sua lista em mãos, é o momento de especificar ao fornecedor quais modelos você deseja, e se tiver alguma preferência, quais as marcas. Fica complicado pedir orçamento para fios e cabos se você não determina qual o tipo, espessura e cor, por exemplo. Ninguém é adivinha, não é mesmo? Por isso, coloque os detalhes que achar necessário. Pense que o fornecedor não tem bola de cristal. Caso você não tenha certeza sobre a marca ou quer indicações de modelos, converse com o fornecedor e tire suas dúvidas para complementar o pedido de orçamento. Procure então resumir suas necessidades, para que ele possa ajudar da melhor forma.

– Peça um orçamento para diferentes quantidades

Se você precisa de quantidades pequenas ou já tem o número exato de produtos que precisa, não se esqueça de avisar durante o pedido. Agora, se você tem a possibilidade de comprar em grandes quantidades, peça o orçamento para quantidades diferentes que possam ser interessantes para você. Com isso fica mais fácil comparar o preço unitário dos produtos que você precisa.

– Pergunte sobre pagamentos e entregas

Não se esqueça de perguntar quais as formas de pagamento e os prazos de entrega estabelecidos pela empresa. Podem ser fatores decisivos para a escolha do fornecedor. É importante saber o que funciona para você e o seu negócio – não adianta os preços serem ótimos, mas o prazo de entrega ser muito longo, por exemplo.

– Estabeleça um mapa de prioridades

Qual a prioridade do seu negócio? O que você precisa priorizar no momento da compra? Preço, qualidade, entrega e pagamento… critérios não faltam! Essa etapa pode ser feita enquanto as respostas dos fornecedores não chegam. O mapa de prioridades nada mais é do que atribuir pontuações para características que você considera importante no momento da compra. Se a sua prioridade número 1 é o preço, mas você presume que para o fornecedor (A) a prioridade principal é prazo de pagamento, fica mais fácil negociar uma coisa pela outra, como por exemplo, um bom desconto se você fizer o pagamento à vista.

O exemplo desse mapeamento está na planilha para baixar a seguir. Ela vai ser muito útil para guiar todo o processo de decisão: enquanto você recebe os orçamentos dos fornecedores, pode preencher essa planilha. Assim você já ganha tempo e começa a comparar e avaliar qual é a melhor proposta de negócio.

[Grátis] Planilha de orçamento para material elétrico

Enviar um pedido de orçamento de material elétrico claro e completo aumenta a possibilidade de você receber uma resposta mais eficiente. Já ter em mãos uma planilha de orçamento organizada, como essa que disponibilizamos, além de facilitar comparações, ajuda você a tomar a melhor decisão ou também fornece mais argumentos para você apresentar ao seu chefe, superior ou responsável pela compra, se esse for o caso.

O objetivo é economizar tempo, aprimorar o planejamento e tomar decisões mais assertivas. Outra dica importante, então, é guardar o contato dos seus fornecedores e como foi a experiência de compra e atendimento. Isso ajuda em futuras negociações e buscas. Você pode encontrar alguém de confiança, para ser o seu plano A, como pode também perceber que um fornecedor já não atende mais às suas expectativas e necessidades.

Leia também: 10 sinais de que está na hora de trocar seus fornecedores de material elétrico

Agora que você já sabe o que não pode faltar em seu orçamento de material elétrico e como organizá-lo da melhor forma, temos uma solução para você. Conheça a Decorwatts: no mercado de distribuição de materiais elétricos desde 2002, oferece condições especiais de venda para empresas, empreiteiros, arquitetos e designers. Conta com uma equipe dedicada e capacitada para garantir o melhor atendimento e a entrega de todos os produtos que você precisar, para os mais variados tipos de projeto.

Você pode entrar em contato por vários canais de atendimento, e inclusive enviar o seu orçamento online – um profissional irá responder o mais rápido possível.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

Negociação com fornecedores: como melhorar as parcerias

Inúmeros tipos de negócios são dependentes de uma boa negociação com fornecedores. Um acordo bem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *