Home / Decoração / Iluminação para banheiro: 8 dicas e ideias para colocar em prática

Iluminação para banheiro: 8 dicas e ideias para colocar em prática

O banheiro pode ser um cômodo facilmente subestimado. Nem sempre é prioridade na decoração de um imóvel e a iluminação do ambiente acaba sendo apenas funcional. No entanto, ele é um espaço pessoal e que também será utilizado por eventuais convidados. Pensando assim, vale a pena ter mais atenção na decoração e na iluminação para banheiro e ter um cômodo aconchegante e que harmonize com o restante do imóvel, não é mesmo?

Um bom projeto de iluminação vai levar em conta os momentos práticos do dia a dia que exigem uma iluminação mais intensa, como se maquiar ou fazer a barba, e até mesmo os momentos mais relaxantes, como um bom banho depois de um dia intenso de trabalho, em que uma iluminação mais aconchegante será muito bem vinda.

Para acertar na iluminação para banheiro, seja no planejamento do projeto, seja durante uma reforma, é possível colocar em prática algumas dicas que vão deixar o ambiente prático e visualmente interessante. Confira a seguir dicas e ideias para o seu projeto!

8 dicas e ideias de iluminação para banheiro

Avalie a iluminação do banheiro para diferente horários

Antes de começar o projeto luminotécnico ou a reforma é preciso avaliar a necessidade de iluminação em diferentes horários do dia. Neste momento é possível definir melhor quais os pontos de iluminação e equilibrar com a luz natural, se houver.

É importante contar com a ajuda de um profissional – arquiteto(a), designer de interiores ou eletricista – para fazer boas escolhas e definir o melhor caminho para o projeto.

Aproveite a luz natural

Não são todos os imóveis que possuem luz natural nos banheiros, mas se tiver essa possibilidade, aproveite! A iluminação natural é um diferencial em qualquer ambiente, tanto para a economia de energia como para o equilíbrio com a iluminação artificial. O efeito visual pode ser bem agradável. Além disso, a janela pode dar um toque diferente e decorativo no ambiente.

Defina o ponto de luz central e os pontos específicos

Pensar na iluminação geral é o passo mais importante. Depois de avaliar a iluminação natural, fica mais fácil definir o ponto de luz central. A escolha vai depender também do tamanho do espaço. Para uma iluminação mais uniforme, são indicadas luminárias com difusores de vidro fosco ou acrílico.

Depois de definir a iluminação principal, é possível avaliar os pontos mais específicos, como no espelho ou na bancada.

Valorize o espelho com iluminação

Falando em espelho, ele é o item do banheiro que pode ser mais valorizado com a iluminação. Adicionar uma luz por trás do espelho, em cima ou nas laterais pode deixar a iluminação mais funcional e mais atraente.

Assim como iluminar o espelho pode deixar a iluminação para banheiro mais intensa, é possível ligar apenas essa parte, deixando o ambiente relaxante. Instalar um dimmer para regular a intensidade da iluminação pode contribuir para esses momentos.

Procure instalar spots e luminárias

Um dos segredos para uma boa iluminação para banheiro é iluminar todos os cantos do espaço. A melhor opção para fazer isso são com as luminárias e spots de luz.

Não faltam modelos de luminárias que podem contribuir para a decoração do ambiente. As luminárias pendentes, por exemplo, são uma tendência que podem ser aproveitadas em vários cômodos, inclusive no banheiro. As arandelas também são modelos que se adequam bem nesse tipo de ambiente, principalmente posicionados próximos ao espelho.

Já os spots de luz devem ser instalados em locais estratégicos para complementar a iluminação ou para os momentos relaxantes, deixando o ambiente mais aconchegante e menos iluminado. Os spots de embutir funcionam muito bem em qualquer tipo de ambiente.

Se a sua intenção é deixar o banheiro mais elegante, os lustres podem dar o toque perfeito para a iluminação e a decoração. Outra ideia interessante é iluminar pontos diferentes do espaço, como bancadas, armários, banheira ou até mesmo o box.

Escolha a temperatura da lâmpada adequada

Para aumentar visualmente o espaço, potencializar a iluminação e até mesmo dar a sensação de higiene, o ideal é utilizar as lâmpadas de luz branca, pelo menos no ponto principal da iluminação.

Para dar uma sensação de aconchego ou até mesmo para fazer um jogo de luzes, as lâmpadas de tons mais amarelados podem ser um elemento de decoração bem interessante.

O importante é avaliar o espaço e quais os pontos de luz que foram definidos, para então escolher a temperatura das lâmpadas para cada ponto.

Leia também Temperatura da lâmpada: como escolher

Prefira as lâmpadas de LED

Tendência do mercado de iluminação, são bem versáteis e mais econômicas que outros modelos de lâmpadas. Certamente será o melhor custo benefício para o seu projeto! A Decorwatts trabalha apenas com lâmpadas de LED certificadas e oferece diversos modelos que podem se adequar para os mais diferentes tipos de projeto.

Leia tambémTipos de lâmpadas LED: um guia prático

Use e abuse da criatividade

Antes de bater o martelo e começar a tirar o projeto do papel, vale a pena ficar de olho nas tendências de iluminação para banheiro e contar com profissionais qualificados para evitar dúvidas no futuro ou até mesmo despesas desnecessárias.

Use a criatividade a seu favor e trabalhe em um projeto que harmonize com o seu estilo e personalidade e com os outros cômodos do imóvel. Leve em conta as suas necessidades e do espaço. Vai valer a pena!

Conheça a Decorwatts: sua fornecedora de materiais elétricos

Tanto no começo do projeto, antes da obra começar, tanto em uma reforma, você vai precisar trabalhar com produtos de iluminação e outros materiais elétricos de qualidade. Para isso, ter uma empresa confiável para fornecer os materiais é bem importante e mais seguro.

A Decorwatts está no mercado de distribuição de materiais elétricos desde 2002 e consegue atender os mais diferentes tipos de projeto. Conte com uma equipe preparada para tirar dúvidas e dar o suporte necessário no momento da compra. Você pode conferir os produtos disponíveis na loja online ou solicitar o seu orçamento de materiais elétricos aqui.

Qual dica de iluminação para banheiro você mais gostou? Conte pra gente nos comentários!

Fotos: 23456789

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

Iluminação para cozinha: 8 dicas para o seu projeto

Seja para um jantar especial, seja para uma refeição rápida no dia a dia, a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *