Home / Segurança Elétrica / Acidentes elétricos: como evitá-los e deixar a instalação mais segura

Acidentes elétricos: como evitá-los e deixar a instalação mais segura

Acidentes domésticos ou no ambiente de trabalho podem ter as mais diferentes origens – a eletricidade é uma delas. Segundo o Anuário Estatístico da Abracopel de 2018, entre 2013 e 2017, 6215 pessoas sofreram acidentes elétricos no Brasil. De acordo com a mesma pesquisa, entre janeiro de 2016 e março de 2017, ocorreram 782 mortes relacionadas à eletricidade (choque, raios e incêndios por curto-circuito). Desse total, 30% delas ocorreram dentro de casa.

Leia também- 14 maneiras de prevenir choques elétricos em casa ou no trabalho

Os números são bem alarmantes, uma vez que a maioria dos acidentes elétricos poderiam ser evitados com medidas simples de segurança e prevenção. Vivemos rodeados de equipamentos e os descuidos elétricos podem facilmente acontecer. Este é mais um motivo para você ler nossos alertas até o final!

Destacamos 9 lembretes para você deixar de lado a imprudência ou o desconhecimento de medidas básicas de segurança e descobrir se você já sabe como evitar acidentes elétricos ou o que você ainda precisa fazer para tornar a sua instalação elétrica mais segura.

acidentes elétricos

9 lembretes de como evitar acidentes elétricos

  • Cuidar de quem não pode se proteger

Se acidentes elétricos podem acontecer com adultos, o cuidado com as crianças e animais precisa ser redobrado. Se você convive com quem não entende os riscos, é importante ter a responsabilidade e prezar pela segurança de todos – inclusive a sua.

Não deixe a fiação exposta, nem tomadas e encaixes de lâmpadas ao alcance das crianças. Regra básica de segurança! Protetor de tomada é uma solução simples e barata para garantir essa proteção.

  • Não sobrecarregar as tomadas

Essa é a principal causa de incêndios que começam com curto-circuitos. É essencial entender que nem toda instalação elétrica está preparada para aguentar vários eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos ligados ao mesmo tempo, principalmente as mais antigas. O uso dos “Ts”, por exemplo, é uma solução arriscada em algumas situações. Caso seja necessário ligar diversos aparelhos na mesma tomada, prefira as chamadas “réguas”.

Ter instalado disjuntores de qualidade e adequados para a instalação é outra medida fundamental. O disjuntor atua como um dispositivo de segurança que protege os circuitos elétricos, os equipamentos e os usuários ao desativar automaticamente a distribuição de energia quando detectado um curto-circuito ou sobrecarga.

Leia também – Disjuntor desarmando: principais causas, o que fazer e como evitar

Evitar a sobrecarga é uma medida de segurança que protege as pessoas, os equipamentos e o próprio imóvel de acidentes elétricos.

  • Ficar de olho na voltagem da instalação e dos equipamentos

Este lembrete previne acidentes elétricos que podem danificar a vida útil de equipamentos. No Brasil, por exemplo, existem regiões em que a voltagem é de 110V e em outras ela é de 220V. Aparelhos que não são compatíveis com cada tipo, podem estragar totalmente. O cuidado vale para viagens ao exterior: ter em mãos um adaptador pode evitar a perda desses aparelhos.

Leia também – Qual é a diferença entre 110 e 220 volts

acidentes elétricos

  • Desligar a chave de energia para pequenos reparos

Trocar as lâmpadas ou realizar outros pequenos reparos na instalação elétrica são ações rotineiras que também merecem cuidado. Antes de fazer qualquer reparo envolvendo eletricidade, desligue a chave de energia do circuito ou o disjuntor do local que você irá trabalhar. Fazendo isso você evita o contato com a corrente elétrica.

  • Não deixar fios e cabos expostos

Fios desencapados ou partidos também podem ocasionar muitos acidentes elétricos, pois ao entrar em contato com esses materiais o risco de choque elétrico aumenta. Se você encontrar fios ou cabos elétricos em más condições, ou seja, descascados, amassados ou em estado de corrosão, é um sinal de que eles precisam ser substituídos com urgência. São eles que irão conduzir a eletricidade com segurança!

Além disso, não deixá-los expostos é uma maneira de proteger crianças e animais que podem facilmente pegá-los.

  • Desligar o chuveiro antes de mudar a temperatura

Se você possui chuveiro elétrico, nunca ajuste a intensidade da temperatura da água com o chuveiro ligado – apenas faça isso se tiver certeza que é um modelo de ducha inteligente. Você pode tomar um choque, a resistência do chuveiro pode ser danificada ou ainda o chuveiro pode queimar.

  • Não deixar equipamentos elétricos em locais molhados

Água e eletricidade definitivamente não combinam! A água é uma excelente condutora de eletricidade, por isso é tão importante deixar seus equipamentos elétricos longe dos lugares molhados. Se você estiver com os pés ou as mãos molhadas, evite tocar também nos aparelhos que estiverem ligados na instalação elétrica.

  • Não esquecer da manutenção preventiva

A manutenção é a melhor maneira de evitar acidentes elétricos. O indicado é que a cada 5 anos você consiga certificar que a instalação elétrica está em boas condições ou providenciar uma reforma elétrica para o que for necessário.

acidentes elétricos

  • Contratar um profissional

Seja para a manutenção preventiva, seja para reparos ou reformas, não deixe de contratar um profissional. Certamente é o caminho mais seguro para cuidar da instalação e evitar acidentes elétricos.

Fique atento(a) aos sinais do dia a dia! Para qualquer suspeita procure o suporte de um profissional eletricista.

Além de colocar essas medidas de segurança em prática, você também vai precisar de materiais elétricos de qualidade para que tudo funcione corretamente e para que a sua instalação elétrica fique ainda mais segura. Para isso, conte com a Decorwatts para ser a sua fornecedora de materiais elétricos de confiança. Em nossa loja online você vai encontrar uma grande variedade de produtos e marcas de qualidade. Conte com o suporte da nossa equipe para tirar todas as suas dúvidas!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

instalações elétricas

11 erros mais comuns em instalações elétricas

As instalações elétricas são uma das partes mais importantes de qualquer construção, seja em nossas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *