Home / Para compradores / Barramento elétrico: guia prático sobre os principais modelos

Barramento elétrico: guia prático sobre os principais modelos

A instalação elétrica é um sistema bem complexo, onde cada peça tem a sua função essencial para que tudo funcione corretamente e você consiga fazer as tarefas mais simples do seu dia a dia. Cada material é dependente do outro. Já pensou nisso? Para que seja possível carregar o seu celular, é preciso que na tomada passe corrente elétrica. Para isso, a fiação elétrica deve ser instalada de maneira adequada. Já as caixas e quadros de luz facilitam a organização desses fios na instalação. Enfim, chegamos no barramento elétrico.

Responsável pela distribuição de tensão e corrente elétrica dentro de um sistema, o barramento elétrico é uma peça fundamental para a instalação. Ele funciona como distribuidor de fase, de aterramento ou de carga neutra, e pode ser utilizado em painéis elétricos, como quadros de luz e tomadas, quadros de distribuição e disjuntores.

Geralmente os barramentos são feitos de cobre, por ser um bom material condutor de eletricidade, e as conexões entre cada peça do barramento elétrico são realizadas através de parafusos. O ideal é que um profissional eletricista faça a instalação. Junto com o profissional responsável pela obra ou reforma, será decidido quais os materiais necessários e quais especificações precisam ser seguidas.

Seja você o proprietário do empreendimento, seja você o responsável pela compra dos materiais elétricos, é importante saber quais são os principais tipos de barramento elétrico para que se tenha mais segurança sobre o bom andamento do projeto ou ainda durante o pedido de cotação desses materiais.

Leia também: Catálogo de material elétrico: o que não pode faltar na sua cotação

barramento elétrico

Principais tipos de barramento elétrico

  • Barramento terra

Esse tipo de barramento elétrico tem como função a proteção das pessoas, garantindo mais segurança na instalação. Ele “leva” possíveis fugas de descargas elétricas para o solo, eliminando os riscos de acidentes.

barramento elétrico

Confira alguns modelos disponíveis na loja online da Decorwatts:

Barramento Neutro Terra 4 STECK

Barramento Neutro Terra 8 STECK

Barramento Neutro Terra 11 STECK

Barramento Neutro Terra 12/16 Disjuntor TIGRE

  • Barramento neutro

Já o barramento neutro é responsável pela ligação dos circuitos. Ele faz a ligação, através de fios e terminais, entre o ponto zero de cada circuito, ou seja, nos pontos de diferença de potência entre as fases de um quadro. A distribuição elétrica fica mais funcional e segura.

barramento elétrico

Confira alguns modelos disponíveis na loja online da Decorwatts:

Barramento Neutro 7 Furos CEMAR

Barramento Neutro 12 Furos CEMAR

  • Barramento fase

O barramento elétrico de fase faz a distribuição da corrente elétrica para os circuitos.

barramento elétrico

Confira alguns modelos disponíveis na loja online da Decorwatts:

Barramento Bifásico 2X6 210MM STECK

Barramento Trifásico 3X4 210MM STECK

Barramento Monofásico 1X12 210MM STECK

Barramento Trifásico DIN 44 100A CEMAR

Como escolher o modelo adequado?

De maneira geral, cada barramento é utilizado para atender às especificações de cada tipo de condutor (fios e cabos elétricos). Por isso é tão importante, por exemplo, o uso de um barramento elétrico específico para condutores neutros e um outro para condutores terra. Dessa forma, para escolher o modelo mais adequado, é preciso compreender quais são as especificações técnicas do projeto e do imóvel.

Na prática, também é adequado utilizar sistemas de barramento independentes por medida de segurança. Isso pode evitar um curto-circuito, limitar as possibilidades de acidentes e ainda facilitar a identificação e a correção de possíveis erros na instalação.

É essencial ter o dimensionamento do barramento elétrico, por isso a importância de contar com um bom projeto elétrico e com o trabalho de um profissional qualificado que siga as especificações do imóvel e do cliente.

Decorwatts: sua fornecedora de materiais elétricos

Como você viu, cada barramento elétrico é responsável por funções diferentes em uma instalação. É normal que dúvidas apareçam no momento da compra, por isso você precisa contar com profissionais que ofereçam o suporte necessário e materiais de qualidade para a sua instalação.

A Decorwatts está no mercado de distribuição de materiais elétricos desde 2002 e possui uma equipe qualificada para atender e garantir a entrega dos materiais para os mais diferentes tipos de projeto.

Você pode acessar a loja online e conferir todos os produtos disponíveis, inclusive os barramentos elétricos, ou enviar o seu pedido de cotação neste formulário para receber um orçamento personalizado em menos de 24h.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

Marcas de material elétrico: quais são de confiança?

Materiais elétricos demandam sempre muita atenção no momento da compra. Qualidade do produto, durabilidade, se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *