Home / Para compradores / Catálogo de material elétrico: o que não pode faltar na sua cotação

Catálogo de material elétrico: o que não pode faltar na sua cotação

Seja para o início de um projeto, para reformas ou para manutenções rotineiras, os materiais elétricos são itens indispensáveis para manter a instalação elétrica em ordem. A variedade de produtos e especificações é grande, por isso é preciso ter sempre muita atenção no momento da compra para evitar futuras dores de cabeça. Pedir uma cotação é o momento que podemos analisar o orçamento, se os produtos ofertados no catálogo de material elétrico são compatíveis e de qualidade e se a parceria com o fornecedor será de sucesso.


Nesse post você vai encontrar algumas dicas sobre quais categorias você de ficar atento durante as suas pesquisas pelo catálogo de material elétrico mais adequado para o seu projeto, budget e necessidades técnicas. E lembre-se: o ideal é que o seu fornecedor possa oferecer todos os materiais que você precisa, assim as chances de conseguir uma melhor negociação aumentam!

Leia também:Orçamento de material elétrico: como conseguir os melhores preços?

Catálogo de material elétrico

Fios e cabos

Também conhecidos como condutores elétricos, eles são essenciais para que qualquer instalação elétrica funcione perfeitamente. Mas comprar fios e cabos não é uma tarefa muito simples. A variedade de modelos é grande e cada projeto possui suas especificações técnicas. Por isso, atenção aqui! Durante a sua pesquisa pelo catálogo de material elétrico, é importante que ele englobe diversos modelos de condutores.

Leia também: Guia de tipos de fios e cabos elétricos: como escolher?

As características dos tipos de fios e cabos variam de acordo com a sua resistência à corrente elétrica, milimetragem e cor. Fazer a escolha certa no momento da compra evita problemas no futuro, como quedas de energia, curto-circuitos ou incêndios. Além disso, você pode evitar despesas extras no futuro com reformas inesperadas ou tendo que comprar os materiais novamente. Conte com um fornecedor de confiança que possa apresentar um catálogo de material elétrico bem completo para você e o seu projeto.

Iluminação e lâmpadas

Essa é outra categoria que não pode faltar em um catálogo de material elétrico. São produtos que fazem parte da nossa rotina, uma vez que temos um contato mais direto com esses materiais. Lâmpadas possuem uma vida útil mais limitada, então é mais comum que a gente precise ir às compras com mais frequência.

A iluminação é um fator bem importante também para a decoração de um espaço. Não apenas com as luminárias, mas quando escolhemos tipos de lâmpadas, a temperatura, modelos e até mesmo a posição da iluminação. A potência e o formato também influenciam no momento da compra. Por isso, é sempre recomendado a realização de um planejamento para entender quais as necessidades do projeto, da instalação e do seu limite de orçamento. Pensar em todos esses fatores e analisar qual modelo de lâmpada será mais adequado vai contribuir para um pedido de cotação eficiente.

Quando pensamos em economia, não podemos deixar de falar ainda sobre as lâmpadas de LED. Elas possuem o melhor custo-benefício por serem mais econômicas em longo prazo, mais duráveis , versáteis e mais sustentáveis.

Já as luminárias de emergência também fazem parte dessa categoria e também são indispensáveis, principalmente para empresas e locais públicos. Além de ser uma norma, garante a segurança das pessoas em casos de queda de energia.

Proteção e segurança

Os disjuntores são os destaques dessa categoria. E não é para menos: eles são responsáveis por proteger a instalação elétrica e os seus equipamentos. Por ser uma das partes mais técnicas de um sistema elétrico é preciso ter atenção nas recomendações e necessidades do projeto. O modelo ideal do disjuntor vai depender da estrutura do imóvel, dos aparelhos que vão precisar de energia e dos cabos que compõem a rede. Com um catálogo que possui variedade de marcas e modelos em mãos, você certamente encontrará o modelo mais adequado para a instalação.

Tomadas e interruptores

Assim como as lâmpadas, esses materiais são mais fáceis de terem as suas funções compreendidas. E se você precisa ligar e desligar a luz e fazer com que aparelhos e equipamentos funcionem, você vai precisar dos interruptores e tomadas.

Os interruptores certamente estarão em todos os espaços. Por ser um produto comum, é muito fácil encontrar vários modelos e marcas. Isso não significa que você deve deixar a qualidade de lado! Podem parecer simples, mas caso você não compre os materiais certos e for necessário fazer uma troca depois da instalação ter sido realizada, é bem provável que você precise de uma reforma e com isso, quebrar a parede, por exemplo. Gastos inesperados que podem ser evitados.

Já as tomadas, que também temos contato diário, idealmente devem ser instaladas os modelos de padrão brasileiro. Além de ter tudo padronizado, a compatibilidade com os aparelhos será mais fácil. Elas podem ser de 10 amperes, para aparelhos mais comuns, ou 20 amperes, para aqueles que precisam de mais energia.

Tubos e conexões

Entre outros materiais que essa categoria engloba, os eletrodutos são o carro chefe. Também conhecidos como conduítes, são responsáveis pela proteção da fiação elétrica, ou seja, eles andam lado a lado com os fios e cabos.

Leia também: Tipos de eletrodutos: como escolher o mais adequado

Eles são importantes para ajudar na segurança e funcionamento da instalação elétrica. Os eletrodutos protegem os condutores elétricos de influências externas, além de protegerem o ambiente externo de possíveis incêndios, que podem ser causados pela falta de isolamento da eletricidade ou durante um curto-circuito. Podem ser também utilizados como um interessante artigo de decoração! Quando os eletrodutos ficam visíveis no espaço, eles caracterizam uma decoração no estilo industrial.

Caixas e quadros

Esses produtos também devem fazer parte de um bom catálogo de material elétrico. Assim como muitos outros materiais, eles ficam escondidos da instalação, mas desempenham um papel importante para que tudo funcione.

As caixas de luz facilitam o encontro da fiação, interruptores e tomadas. Basicamente elas organização a distribuição dos fios e cabos e acaba contribuindo também para futuras manutenções na instalação. Já os quadros abrigam os disjuntores e também conseguem organizar os fios que serão distribuídos para os circuitos elétricos. Os tamanhos e modelos podem variar tanto para as caixas de luz como para os quadros, então, vale a pena consultar um catálogo que apresenta uma variedade interessante.

Ferramentas e ferragens

Para deixar uma instalação elétrica funcionando 100%, os profissionais que irão trabalhar no projeto precisam de ferramentas que vão auxiliar no processo. Por isso, pode ser interessante que no catálogo de material elétrico estejam disponibilizados também algumas ferramentas. Se você encontra tudo que precisa no mesmo lugar, pode ser muito mais vantajoso, não é mesmo?

Envie a sua cotação para a Decorwatts

Já deu para perceber que um bom fornecedor de materiais elétricos precisa disponibilizar para os clientes um amplo catálogo de produtos e marcas. E essa é uma das prioridades da Decorwatts.

No mercado de distribuição de materiais elétricos desde 2002, temos como diferencial a preocupação em escolher fornecedores e marcas de qualidade para nossos clientes. Contamos ainda com uma equipe especializada, um variado catálogo de produtos e garantimos agilidade na entrega.

Para facilitar a sua pesquisa e o pedido de orçamento, você pode enviar a sua cotação com muita facilidade para nós. Temos uma página específica para você enviar o seu pedido. Conte com a gente – nós iremos responder o mais rápido possível!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

Negociação com fornecedores: como melhorar as parcerias

Inúmeros tipos de negócios são dependentes de uma boa negociação com fornecedores. Um acordo bem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *