Home / Segurança Elétrica / Disjuntor: O componente principal da segurança elétrica

Disjuntor: O componente principal da segurança elétrica

Você sabe o que é um disjuntor elétrico?

Trata-se de um componente essencial para qualquer instalação elétrica, cujo objetivo é proteger e garantir a segurança dos circuitos através de um mecanismo que desativa a distribuição de energia automaticamente ao detectar um curto-circuito ou sobrecarga.

É fundamental colocar disjuntores elétricos em todas as suas instalações – é a forma mais eficaz de garantir a segurança dos circuitos, dos seus utilizadores e dos equipamentos, sejam residenciais ou industriais.

ONDE INSTALAR O DISJUNTOR ELÉTRICO?

A melhor é opção é instalar o disjuntor no quadro de luz – o componente é um interruptor, uma “chave” que liga e desliga o padrão de energia.

Além de funcionar automaticamente, desativando o fluxo de energia quando detectado um curto ou uma sobrecarga, ele também pode ser ativado e desativado mecanicamente.

Assim, o ideal é seccionar a instalação dos disjuntores – por exemplo, se você está fazendo a instalação elétrica de uma residência, pode utilizar um disjuntor para o quarto, outro para a cozinha, outro para a sala e assim por diante.

A vantagem é que, se houver problema no circuito de um dos cômodos, você não fica sem energia nos demais – além, claro, de facilitar eventuais manutenções: se precisar mexer na instalação do quarto, por exemplo, não precisará cortar a luz da residência toda.

QUAL A DIFERENÇA PARA O ANTIGO FUSÍVEL?

Em linhas gerais, ambos têm a mesma função – proteger o circuito e os equipamentos nele plugados.

A diferença é que o fusível, quando detecta sobrecarga, rompe seu filamento e precisa ser descartado.

Já o disjuntor apenas desarma, podendo ser reutilizado depois – quando o disjuntor entra em ação, basta reparar o circuito e ligar a chave novamente, sem necessidade de nenhuma troca ou reinstalação.

Dependendo do modelo do disjuntor, é totalmente possível, e até recomendado, que ele substitua os fusíveis – é o caso, por exemplo, dos disjuntores termomagnéticos, os mais comuns em instalações residenciais e comerciais.

COMO FUNCIONA O DISJUNTOR?

Os disjuntores desligam automaticamente quando sua capacidade – que vem determinada de fábrica – é ultrapassada.

Por exemplo: você tem um disjuntor de 20 amperes instalado na sua casa, no circuito relativo à cozinha.

Ao ligar a lava-louças, por algum motivo ela superaquece. O disjuntor detecta a sobrecarga e corta o fornecimento de energia.

Você saberá que o disjuntor entrou em ação por dois motivos: o som bastante particular – um estalo – e o corte de luz naquele circuito.

O ideal, então, é chamar um eletricista para reparar o problema – ou desativar o equipamento que causou a sobrecarga e rearmar o disjuntor, restabelecendo a energia.

Mas é fundamental escolher o disjuntor adequado para sua instalação elétrica, ou ele não funcionará corretamente.


Compre disjuntores diretamente pelo ecommerce – www.decorwatts.com


Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

segurança elétrica

Como equipamentos de qualidade podem garantir a segurança na instalação elétrica em obras e reformas?

Ao iniciar uma obra/reforma em casa ou em um espaço comercial, muitas vezes nos concentramos …