Home / Sobre Disjuntores / Guia de modelos de disjuntores industriais

Guia de modelos de disjuntores industriais

disjuntores industriaisEssencial em qualquer instalação elétrica, o disjuntor tem como função proteger e garantir a segurança dos circuitos, dos equipamentos e a das pessoas que utilizam o espaço. Isso é possível, pois ao detectar um curto-circuito ou uma sobrecarga na sua instalação, o disjuntor desativa a distribuição de energia automaticamente. Se em nossas casas já é muito importante ter um disjuntor adequado, imagina em indústrias, que muitas vezes operam 24h por dia? Por isso, aqui você vai encontrar algumas dicas para escolher melhor os disjuntores industriais.

Na verdade, não existe uma resposta definitiva e única para determinar qual o disjuntor elétrico ideal para comprar. É preciso sempre analisar a utilização, o local da instalação, a bitola dos fios do circuito, entre outros fatores.

Basicamente o que vai diferenciar o disjuntores industriais para o de uma residência é a capacidade, que precisa ser compatível com a instalação, e a quantidade que você vai instalar. Se em uma casa precisamos ligar geladeira, televisão e computador, por exemplo, em uma indústria, além da iluminação, podemos contar com equipamentos que exigem muito mais energia para funcionar. É importante olhar as especificações do produto e tirar suas dúvidas com o vendedor ou com o seu eletricista.

Modelos de disjuntores industriais

Antes de você escolher qual o modelo mais adequado para o porte da sua indústria, é preciso entender algumas diferenças entre os tipos de disjuntores. De modo geral, todos possuem especificado a corrente contínua, a tensão e a corrente de curto-circuito.

Os disjuntores industriais podem seguir as normas americanas, normalmente encontrados na cor preta, ou as normas europeias, encontrados na cor branca. Ambos também classificados nas unidades Unipolar ou Multipolar.

O disjuntor unipolar funciona sob apenas uma fase, como em circuitos de curto alcance de sistemas de iluminação e em instalações monofásicas de 127V e 220V. Já o disjuntor bipolar funciona sob duas fases e o tripolar em três fases.

É preciso saber também qual tipo de carga será instalada, para que seja possível determinar a curva de ruptura. Essa curva é o tempo que o disjuntor aguenta, quando está acima da corrente nominal. Ela estipula também o quanto maior essas correntes podem ser.

Os disjuntores de curva B operam em um curto circuito de baixa intensidade. Por isso são indicados para proteger chuveiros, aquecedores e lâmpadas, por exemplo. Os de curva C operam uma intensidade média para proteger máquinas de lavar e motores elétricos. Já os disjuntores de curva D são indicados para proteger as redes com grandes cargas, como transformadores.

Eles podem ainda ser classificados de outras três maneiras. Os modelos térmicos são mecanicamente mais simples e não tem grande precisão de corrente e não previne curtos-circuitos. Os magnéticos possuem ótima precisão e velocidade de interrupção. Ele é um pouco mais caro e não pode ser ligado ou desligado automaticamente. Já o modelo termomagnético é a melhor opção e o mais utilizado nas instalações. Ele pode ser usado manualmente e protege contra sobrecargas, aquecimento e curtos.

Para proteção de máquina industriais, o modelo ideal de disjunto é o disjuntor motor. Isso porque possui solução compacta para proteção do circuito elétrico e partida/proteção de motores. Oferece ainda alta capacidade de interrupção, permitindo sua utilização mesmo em instalações com elevado nível de corrente de curto-circuito.

Você pode procurar a ajuda de um profissional eletricista ou do responsável pela construção para entender melhor o que a sua instalação elétrica precisa.

Conheça a Decorwatts

Atuamos no segmento de materiais elétricos desde 2002 e em nossa loja online você vai encontrar um amplo catálogo de produtos. Temos ainda uma categoria especial para Proteção e Segurança da sua instalação, onde você vai encontrar modelos de disjuntores elétricos.

Conte com a Decorwatts para ajudar você a comprar os melhores produtos! Escolha com calma e muita facilidade, contando com o suporte de uma equipe especializada. Temos condições especiais para vendas corporativas e você pode também pedir o seu orçamento online – temos uma página especial para isso. Em menos de 24h você irá receber uma resposta sobre sua cotação de materiais elétricos.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

Os diferentes modelos de disjuntor (e qual você deve escolher)

Conheça os diferentes tipos de disjuntores, e saiba escolher o mais adequado para o seu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *