Home / Economize na conta de luz / Eficiência energética: o que significa e como aplicar no dia a dia

Eficiência energética: o que significa e como aplicar no dia a dia

Quando o assunto é economia ou iluminação, é bem provável que você já tenha ouvido falar sobre eficiência energética, inclusive aqui no blog da Decorwatts. Como usamos muito esse termo, chegou a hora de explicar o que ele realmente significa. De maneira bem simples: é fazer mais com menos energia!

Mas para entendermos melhor o conceito, podemos pensar na palavra eficiência por si só. Ela é sinônimo de competência, produtividade, capacidade de ser efetivo, certo? Assim, eficiência energética consiste na forma com que desempenhamos uma atividade, utilizando uma quantidade mínima de energia.

Um exemplo clássico são as lâmpadas de LED,  consideradas as mais eficientes no segmento de iluminação. Uma lâmpada de LED que possui 7W, tem o mesmo nível de iluminação que uma lâmpada incandescente de 60W. Ou seja, o modelo de LED consegue ser mais eficiente, cumprindo seu papel e ainda utilizando bem menos energia. Isso pode significar uma economia de 53 watts por hora, ou aproximadamente 90%. Por esse e outros motivos, as lâmpadas de LED são preferência dos compradores!

Leia também Tipos de lâmpadas LED: um guia prático

O mesmo vale para aparelhos e eletrodomésticos. Também encontramos modelos que são mais eficientes que outros, por isso, o recomendado é sempre verificar se o equipamento possui o Selo Procel de economia de energia. É ele que irá garantir a eficiência energética do produto, e, consequentemente, uma boa economia na conta de luz. Para aparelhos domésticos a gás é aplicado o Selo Conpet. Ambos os selos não só orientam o consumidor, como incentivam a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes. O ar-condicionado é um exemplo de que com algumas atitudes, é possível fazer uma boa economia sem precisar desligar o aparelho. O uso de modelos com o Selo Procel é uma delas.

Leia também – Como economizar energia com ar-condicionado

Falando em economia de energia, ainda que ela esteja relacionada com a eficiência energética, não podemos confundir os conceitos. Por exemplo, quando apagamos as luzes de um ambiente, fechamos a geladeira ou usamos a luz natural, nós estamos economizando energia. No entanto, uma lâmpada apagada não pode ser considerada mais eficiente que uma acesa. Ainda assim, o resultado final é o mesmo: redução do consumo de energia. Dificilmente você irá economizar energia sem utilizar produtos que sejam mais eficientes.

Leia também – Como Economizar Energia Elétrica na Empresa: 14 dicas Infalíveis

Como economizar energia: 5 artigos elétricos essenciais

E não é apenas a economia para o bolso do consumidor que está em jogo. Quando buscamos ser mais eficientes, tendo um consumo energético mais sustentável, também estamos contribuindo para o meio ambiente. Podemos ter esse cuidado em nossas casas, mas pode ser ainda mais interessante para as empresas. Atualmente, ser reconhecida como uma empresa sustentável, que se preocupa com o meio ambiente, pode ser um diferencial competitivo, além de ser uma oportunidade para ter um bom relacionamento com a comunidade.

Já as energias renováveis são um importante exemplo de como podemos melhorar a eficiência energética de um país. Essa é uma tendência mundial que pode baixar o custo da energia para o consumidor e ainda contribuir para a saúde do planeta. Já pensou em instalar placas solares na sua casa? Essa pode ser um realidade não tão distante assim!

Gostou de saber mais sobre eficiência energética? Qual outro conceito você gostaria de entender melhor? Deixa nos comentários!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

consumo de energia no inverno

O que você pode fazer para reduzir o seu consumo de energia no inverno – e com segurança

Se no verão um dos principais vilões na conta de luz é o ar condicionado, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *