Home / Sobre Lâmpadas / Iluminação para academia: quais as melhores opções?

Iluminação para academia: quais as melhores opções?

Cuidar do corpo, ter hábitos mais saudáveis e incluir exercícios físicos na rotina são grandes tendências, que cada vez mais pessoas querem colocar em prática. Ainda bem, né? E um dos principais apoiadores dessa missão são as academias. Esses espaços precisam estar preparados para receber e manter – o que nem sempre é uma tarefa fácil – os seus clientes. Além de possuir bons profissionais, equipamentos de qualidade e um ambiente agradável, outro fatores podem fazer a diferença. Se preocupar com a iluminação para academia é um deles.

Você sabia que a iluminação pode influenciar no desempenho dos alunos? Um bom projeto pode ajudar a melhorar a disposição, o bem-estar e até mesmo a frequência dos alunos. Não é para menos: a luz está diretamente conectada com liberação de energia e produtividade. Mas não é todo mundo que tem disposição de sobra para ir à academia, então, qualquer ajuda é válida!

O que não faltam por aí são academias, por isso é bem importante procurar artifícios para se destacar entre os concorrentes, seja para atrair ou para fidelizar mais alunos. Confira a seguir quais são as melhores opções de iluminação para academia e use as dicas ao seu favor!

Dicas de iluminação para academia

Grande parte das academias oferecem mais de uma atividade em sua grade de aulas. Desde a área de musculação até para as aulas de relaxamento é possível ter uma iluminação adequada de acordo com a proposta de cada espaço.

As aulas de spinning, por exemplo, são mais aceleradas e acompanham as batidas da música. Uma iluminação mais “artística” pode deixar a aula ainda mais animada. O uso de um globo de espelhos e luzes coloridas são uma ótima dica para as academias que oferecem essa modalidade. A combinação entre música, animação do professor e iluminação pode resultar em alunos mais motivados a participar da aula com frequência. Esse estilo de iluminação também é válido para outras modalidades mais aeróbicas, como por exemplo as aulas de jump, zumba e dança.

Já para as salas de musculação e de lutas o ideal é que as luzes sejam neutras ou brancas. Por serem atividades que exigem muita energia e concentração, essa iluminação pode deixar os alunos mais ativos, evitando a sensação de cansaço. As academias que oferecem a modalidade de treinamento funcional (crossfit) também podem trabalhar com a iluminação neutra.

Se a academia possui piscinas para aulas de natação, é recomendado que o espaço seja bem iluminado, principalmente no entorno, para evitar acidentes. O uso de refletores que  jogam a luz sobre as águas também é indicado. Se for instalar lâmpadas dentro da piscina – o que não é o ideal, pois a manutenção não é tão simples – é mais interessante o uso da iluminação de fibra ótica.

Para as aulas de alongamento, ioga e pilates, que mesmo intensas são mais relaxantes, a dica é o uso de dimmers. Assim é possível controlar a intensidade da iluminação de acordo com o momento e o ritmo da aula.

A luz natural também é uma aliada para manter os alunos mais motivados. Sempre que possível vale a pena equilibrar a luz natural com a artificial.

E como economizar energia?

Quando falamos em iluminação é difícil não pensarmos também na conta de luz. Ainda mais no caso das academias, que ficam abertas por um longo período de tempo ou até mesmo 24h.

A principal dica é a utilização de lâmpadas de LED. Quando comparamos com outros modelos, elas são mais econômicas – ainda que o investimento inicial possa ser maior -, sustentáveis, versáteis e possuem alta durabilidade. Essas vantagens dependem muito do fabricante, por isso vale a pena pesquisar e procurar pelos modelos ideais para o seu espaço e por marcas de confiança.

Leia tambémTipos de lâmpadas LED: um guia prático

O uso de luz natural é outra maneira que contribui para um consumo mais sustentável de energia. Que tal optar por salas de vidro ou com grandes janelas? Sensores de presença nos banheiros, vestiários e áreas externas, por exemplo, também podem ajudar na economia de energia.

Mas não é só com a iluminação que é possível economizar. Esteiras, televisores, ar condicionado, som, enfim, são diversos aparelhos conectados na tomada, por isso é importante optar pelos modelos com maior eficiência energética, ou seja, que fazem mais com menos energia. Fique de olho no selo Procel no momento da compra! Pintar as paredes com cores claras e sempre que possível desligar os equipamentos da tomada são outras atitudes que valem a pena colocar em prática.

Conheça a Decorwatts

Iluminação para academia exige planejamento e você pode – e deve! – contar com o suporte de profissionais. Não só durante o projeto e a instalação, mas também durante a compra dos materiais necessários. Você precisa de um fornecedor de materiais elétricos e de iluminação que seja de confiança!

E a Decorwatts é a opção ideal para isso. Somos referência no ramo de distribuição de materiais elétricos. Atuamos desde 2002 nessa área e prezamos pelo atendimento diferenciado a cada cliente.

Em nossa loja online você vai encontrar um amplo catálogo de produtos, inclusive uma categoria especial para iluminação. Você pode entrar em contato conosco ou já enviar o seu pedido de orçamento pelo nosso site. É online, fácil e rápido!

Fotos: 1 | 3

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

Projeto de iluminação: por que é importante personalizá-lo

Cada instalação elétrica é uma, assim como as preferências e necessidades dos proprietários do imóvel. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *