Se no verão um dos principais vilões na conta de luz é o ar condicionado, não podemos afirmar que durante o inverno você estará livre de gastos extras ou necessariamente economizando energia. Mesmo que a sua região não tenha um inverno rigoroso, a conta sempre acaba aumentando durante estações extremas. Assim, para que você continue vendo diferença na fatura, algumas medidas de economia podem contribuir para reduzir o seu consumo de energia no inverno.
O ideal é sempre colocar em prática durante o ano todo atitudes simples que nós já comentamos aqui no blog, afinal, economizar energia em nossa casa e no trabalho deve fazer parte do dia-a-dia, como um hábito permanente. Além de ajudar o seu bolso, você estará buscando por um consumo de energia no inverno mais sustentável.
Por isso nesse artigo nós vamos ajudar você a encontrar soluções para reduzir o seu consumo de energia no inverno, pensando também na sua segurança e das outras pessoas ao seu redor.
Dicas para reduzir o consumo de energia no inverno
– Utilize lâmpadas mais econômicas e eficientes
Como o dia acaba escurecendo mais cedo durante essa estação do ano, é natural que a gente precise acender as luzes mais cedo do que no verão. Uma das principais medidas para ver diferença na conta de luz é optar por lâmpadas mais econômicas, e os modelos de LED são os mais indicados nesse caso. As lâmpadas de LED podem ser mais caras, mas em longo prazo apresentam um ótimo custo benefício, além de possuírem alta durabilidade.
Leia também – Tipos de lâmpadas LED: um guia prático
– Tenha cuidado com as sobrecargas
Assim como no verão, durante o inverno acabamos utilizando aparelhos que exigem um consumo maior de energia elétrica. Nos dias frios também temos que cuidar para não sobrecarregar a nossa instalação, principalmente ligando várias coisas ao mesmo tempo e na mesma tomada.
Aquecedores e chuveiros mais fortes são alguns exemplos de aparelhos que merecem uma atenção maior. Na hora de instalar esses equipamentos, pode ser interessante a ajuda de um profissional para fazer uma avaliação da instalação. Assim você tem mais certeza das condições da sua rede elétrica, e se ela está preparada ou não para um consumo de energia mais elevado, seja no inverno ou durante o verão.
Leia também – Curto-circuito: quando acontece, o que fazer e como evitar
– Verifique cabos e plugues desgastados
Antes de ligar aparelhos como os aquecedores portáteis, é importante verificar se os cabos e plugues não estão desgastados. O mesmo vale para cobertores elétricos. Como esses equipamentos não são utilizados durante o ano todo, muitas vezes acabamos guardando em armários ou outros locais mais fechados, dificultando a manutenção e cuidado com os fios. Por isso, tente guardar com cautela. Também antes de ligar, limpe a poeira das tampas e grades – ela pode se tornar um risco de incêndio caso essa limpeza não aconteça.
– Leve a sério sinais de que sua instalação elétrica pode estar com problemas
Para economizar energia com segurança, a dica principal é ter a manutenção da instalação elétrica sempre em dia e também estar atento a problemas e sinais que possam indicar uma reforma.
Se você precisar de uma reforma ou realizar algumas trocas na sua instalação e precisar de materiais elétricos de qualidade, conte com a Decorwatts! Em nossa loja online você vai encontrar uma variedade de produtos, ótimos preços, atendimento personalizado e agilidade na entrega do seu pedido.
– Mantenha uma distância segurança entre aquecedores e outros objetos
É necessário pelo menos 1 metro entre os aquecedores portáteis e outros objetos como cortinas, camas e também áreas molhadas. Principalmente quando a intenção é deixar o aparelho ligado por muito tempo ou ainda durante o momento de dormir. Uma atitude como essa pode evitar um incêndio.
– Apenas aqueça o espaço que você precisa
Pode parecer óbvio, mas é uma dica muito válida a se lembrar. Não deixe os aquecedores ligados em espaços vazios. Pense também no tamanho e potência do seu aquecedor, e no tamanho do ambiente que você deseja esquentar. Será que eles são compatíveis? Colocar um aquecedor pequeno em um quarto amplo, por exemplo, pode gerar apenas um gasto de energia exagerado e sem muitos resultados.
Depois que o ambiente estiver aquecido você pode até mesmo desligar o aparelho. Se o equipamento possui, aproveite a função timer, principalmente durante a noite. Na hora de dormir com o aquecedor ligado e mais as cobertas, com certeza você estará aquecido bem rápido. Por isso não há necessidade de deixar funcionando por um longo período.
– Feche as janelas e portas para reduzir o consumo de energia no inverno
Para que a dica anterior seja ainda mais útil, quando utilizar o aquecedor procure fechar as janelas e portas. Assim, o ar frio não entra e também não ocorre perda de calor. O espaço ficará aquecido mais rápido. É a mesma lógica do ar-condicionado durante os dias quentes. Em dias frios, fechar as cortinas também pode ajudar a vedar melhor o ambiente.
– Procure utilizar o ar-condicionado de ciclo reverso
Muitos modelos de ar-condicionado possuem a opção de aquecedor também. Eles acabam sendo mais eficazes do que outras formas de aquecimento e têm ainda a vantagem e função de poder refrescar os dias quentes.
– Evite o uso de secadoras de roupa
Essa dica fica mais fácil de ser aplicada em dias de sol. O que durante o inverno nem sempre acontece, e por isso a secadora pode ser muito útil. Mas quando o dia for favorável, aproveite para colocar as roupas no varal e deixe a secadora de lado.
Na hora de lavar a roupa, lembre-se de acumular o maior número de peças, utilizando a capacidade máxima da máquina. Isso também ajuda a economizar energia e água.
Vale lembrar também que durante a compra de eletrodomésticos é preciso ter atenção e procurar por aparelhos com o selo Procel e com alta eficiência energética.
– Evite banhos longos
Essa é uma atitude que devemos colocar em prática o ano todo, não é mesmo? Nós entendemos que durante o inverno, um banho quente pode ser muito agradável e confortável. Mas procure ficar o mínimo tempo possível. Você estará não só economizando energia, mas também água. Um minuto a menos já pode fazer a diferença!