Home / Decoração / Eletroduto aparente na decoração: o que você precisa saber

Eletroduto aparente na decoração: o que você precisa saber

eletroduto aparente

Se você gosta de ficar por dentro das novidades e tendências em decoração, ou ainda procura por inspirações para decorar o seu ambiente, já deve ter visto ou ouvido falar sobre o eletroduto aparente na decoração de casas e estabelecimentos comerciais. Mas você sabe como e quando esse estilo começou a ganhar destaque?

Nos Estados Unidos, durante a década de 50, fábricas foram transformadas em moradias, como lofts urbanos, sendo uma opção mais acessível para pessoas de baixa renda. Como a estrutura interna não era alterada, os canos, tomadas e interruptores continuaram expostos, assim como paredes sem reboque ou com tijolo aparente. Com o tempo, a ideia foi sendo aceita e aplicada em outros espaços. Por isso este estilo de decoração, bem conceituado atualmente, é chamado também de industrial.

Deixar a instalação elétrica exposta pode deixar o ambiente mais despojado e moderno, seja na decoração de casas e apartamentos ou em ambientes comerciais e de trabalho, como cafés, restaurantes, hotéis, pousadas, e por aí vai.

eletroduto aparente na cozinha

Como parte da decoração industrial, o eletroduto aparente é um dos itens mais importantes que vão compor esse estilo. Eles são os responsáveis por proteger a fiação elétrica, e como vão ficar expostos ao ambiente, é bem importante escolher eletrodutos adequados e de qualidade, e não só pensar no elemento decorativo. Então não deixe de ler também nosso post sobre o assunto, para garantir uma escolha mais segura e correta no momento da compra:

 

 

A criatividade é uma ótima aliada no momento de pensar e escolher qual estilo você quer dar para o seu espaço. É importante também buscar por referências e inspirações que vão ajudar você a descobrir o que mais combina com o seu perfil pessoal ou do seu negócio. Por isso, neste post você vai saber como funciona esse tipo de instalação aparente, com exemplos de como e onde pode ser aplicada.

Eletroduto aparente: vantagens, dicas e inspirações

Antes de se preocupar com a instalação, o mais recomendado é analisar bem o ambiente e criar um layout detalhando, por exemplo, os pontos e a quantidade de tomadas e interruptores. Esse planejamento é importante para garantir que a instalação fique bem distribuída e funcional no dia-a-dia. Converse sobre isso com o profissional responsável pela construção ou reforma. Você pode ainda decidir fazer a instalação sozinho, mas lembre-se que a ajuda de um especialista é sempre mais segura, ainda mais quando o assunto é eletricidade. Além disso, como a tubulação é aparente, você vai querer um trabalho bem executado e caprichado. Se a instalação for mal planejada, pode dar a impressão de um ambiente confuso e desorganizado. Já pensou se os canos ficam tortos, não alinhados? É preciso levar em consideração a estética e a técnica.

O custo de uma instalação aparente pode ser considerado mais alto do que as tradicionais embutidas se comparar a lista de materiais. São necessários, além dos eletrodutos, itens como: unidut (usado para encaixar um tubo ao outro quando forem necessários os tubos em curva para acompanhar a estrutura dos fios); abraçadeira (responsável por fixar o eletroduto na parede) e conduletes (onde serão instaladas as tomadas e interruptores). Para esse estilo de decoração, o material mais comum são os eletrodutos rígidos metálicos (aço galvanizado), ou ainda de PVC – são mais caros que os eletrodutos flexíveis que ficam embutidos.

No entanto, você poderá economizar em outros fatores: ao deixar a tubulação aparente, você não vai precisar de aberturas na alvenaria para inserir a instalação elétrica, o que agiliza essa etapa do processo de construção ou reforma. Assim, é possível economizar também na mão de obra e em outros materiais, como no caso de tetos falsos, feitos de drywall, gesso ou outra cobertura, que normalmente escondem os eletrodutos. Vale a pena colocar na balança e ver o que fica mais interessante para o seu bolso e para o estilo de decoração que você deseja.

Assista neste vídeo do blog Homens da Casa uma explicação sobre os materiais necessários e algumas dicas para a instalação aparente.

Outra vantagem é que esse tipo de instalação elétrica é bem flexível, ou seja, você pode incluir tomadas e interruptores com facilidade, evitando um quebra-quebra de paredes, por exemplo. A manutenção também é mais simples que a de uma instalação embutida, pois os fios e cabos ficam mais acessíveis.

Já para garantir cuidado e capricho com a decoração, é ideal manter a tubulação sempre limpa, evitando que a poeira fique visível, além de ser uma maneira de preservar o material e garantir sua durabilidade.

É interessante também combinar os outros itens do espaço com o eletroduto aparente. Eles são importantes para compor a decoração em estilo industrial, mas acompanhados de outros elementos, podem ganhar um toque mais clássico e sofisticado ou mais despojado e urbanista. Assim, alguns detalhes como o estilo da mobília, quadros, a tintura da parede – cores mais neutras, paredes no concreto ou tijolos a mostra, por exemplo – e a iluminação – direcionada ou com as luminárias pendentes, que também são uma tendência – merecem a sua atenção. Confira a seguir alguns exemplos de ambientes nesse estilo, com a instalação elétrica aparente:

eletroduto aparente na sala

decoração insdustrial na sala

como usar eletroduto aparente

eletroduto aparente comercial

 

5 erros que você deve evitar

Alguns erros são bem comuns nesse tipo de instalação e podem prejudicar a segurança do sistema elétrico ou seu bom funcionamento:

– Não é recomendado o uso de eletroduto aparente em locais que possam acumular muita sujeira ou em casas de praia e cidades litorâneas, por exemplo, devido à maresia. Isso pode deteriorar os canos mais facilmente.

Não instalar os acessórios necessários para acompanhar a curvatura dos fios e cabos.

– Não respeitar a quantidade permitida de fios e cabos dentro do eletroduto aparente. Saiba mais sobre isso em nosso post “Guia de tipos de fios e cabos elétricos: como escolher?”.

– Não fazer o planejamento adequado da instalação, tanto em relação ao tamanho dos eletrodutos como seus pontos de distribuição.

– Colocar no mesmo eletroduto cabos elétricos e de telecomunicações. Eles devem ter tubos exclusivos, paralelo um ao outro – isso ajuda durante uma manutenção, caso seja necessário ter acesso à fiação.

Gostou desse estilo de decoração ou já possui uma instalação elétrica aparente? Conta sua experiência nos comentários! E se já estiver nos planos da sua construção ou reforma, não deixe de conferir a loja online da Decorwatts. Lá você vai encontrar vários produtos e materiais elétricos para colocar em prática a sua instalação aparente!

 

Fotos: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

Tipos de chuveiro elétrico: como escolher e cuidados na instalação

Seja para começar o dia com as energias renovadas, seja para relaxar antes de dormir, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *