Home / Para compradores / 10 sinais de que está na hora de trocar seus fornecedores de material elétrico

10 sinais de que está na hora de trocar seus fornecedores de material elétrico

Quem trabalha com fornecedores e depende deles para manter o negócio em ordem, sabe como é importante que eles sejam de confiança e que as parcerias funcionem com muita sintonia. No entanto, como em qualquer relacionamento, essa união pode desandar. Com os seus fornecedores de material elétrico isso pode acontecer também.

Normalmente, por segurança, as empresas possuem mais de um fornecedor, por isso é preciso ter muita atenção em qual deles estará no topo da sua lista e qual você não sente muita confiança em trabalhar. Lembrando que esses critérios de escolha dependem muito de como a sua empresa trabalha e das experiências que você já teve com distribuidores de materiais elétricos..

Alguns sinais deixam claro que o serviço está em direção de queda em termos de qualidade e são um alerta para procurar por outras opções antes de ter que lidar com inconvenientes maiores. Pela nossa experiência, os sinais sempre acabam sendo um dos 10  listamos abaixo.

 

10 sinais que alertam você a trocar seus fornecedores de material elétrico

 

– Seu pedido demora a chegar ou não chega no prazo estabelecido

Prazos são muito importantes, principalmente se o bom andamento do seu negócio depende disso. Contar com um fornecedor que ofereça agilidade na entrega dos produtos e tenha responsabilidade com os prazos combinados é fundamental. Com isso você consegue garantir esse tipo de atendimento ao seu cliente também, não é mesmo?

Agora, se o seu fornecedor não entrega o pedido a tempo, o seu cliente provavelmente irá receber o serviço em atraso, caso você não tenha uma opção reserva ou um plano B. Então, fique atento se esses atrasos são recorrentes e se a falta de agilidade na entrega não está prejudicando você e a seus clientes. Se o distribuidor já cometeu esse tipo de falha, não fique torcendo que melhore.

 

– Falta flexibilidade na negociação e as opções de pagamento são restritas

Esse é um critério que depende de empresa para empresa. O que é importante para você? O prazo de pagamento, o preço final ou as formas de pagamento? Sabendo o que você precisa e quais são as melhores condições para a sua empresa você consegue determinar qual a forma mais ideal de trabalhar com o seu fornecedor. Se você percebe que não existe essa flexibilidade e as opções de pagamento são restritas ou não são boas para você, é melhor buscar por outras opções que encaixem melhor com o que você precisa.

 

– Seu fornecedor já deixou você na mão mais de uma vez

Imprevistos acontecem e é normal que o atendimento não ocorra como o esperado. Mas não com uma alta frequência. Se você já teve problemas com o seu fornecedor mais de uma vez, ou cada vez mais ele deixa você na mão, seja com a demora no atendimento, atrasos na entrega, ou outras situações que estão prejudicando o seu negócio, chegou a hora de repensar essa parceria.

 

– Falta agilidade no atendimento e no envio de orçamentos

É muito comum que nossos clientes queiram uma resposta rápida. Por isso, é muito importante que os fornecedores também se preocupem em oferecer agilidade no atendimento e também no envio de orçamentos, principalmente se dependemos dessa resposta para continuar o atendimento ao cliente.

Caso a comunicação entre vocês não funcione bem nesse sentido, é importante tentar outras maneiras de melhorar e agilizar as respostas. Pode ser um problema simples de resolver – é preciso transparência no relacionamento para que seja possível ter uma conversa amigável sobre o que está acontecendo e que ambos os lados queiram melhorar. Se isso não acontece, é mais um sinal de que está na hora de trocar o seu fornecedor!

 

– Você não recebe preços diferenciados

Se para o seu fornecedor você é um cliente que compra em atacado ou até mesmo com frequência, é interessante que você receba um orçamento personalizado. É bom para você, que tem a chance de economizar, e é bom para o seu fornecedor também que pode fidelizar você como cliente. Se mesmo nessas condições você não recebe preços diferenciados do que é ofertado no mercado, pode ser que com outro fornecedor você encontre qualidade no serviço e também condições especiais para vendas corporativas. Por isso, faça uma pesquisa e compare os preços e orçamentos que você recebe.

– Seu fornecedor tem poucos canais de atendimento

Você não pode ter dificuldades para falar com o seus fornecedores de material elétrico, nunca, pois seu negócio depende do serviço deles. Para isso, é importante que ele tenha vários canais de atendimento, como por exemplo: telefone, e-mail, formulário para contato, chat online, Facebook e WhatsApp. Isso facilita a comunicação entre vocês. Já fora do horário comercial, a não ser que seja combinado esse estilo de atendimento entre vocês, é interessante que ambos os lados respeitem o fim do expediente.

– Falta variedade de produtos

A variedade de produtos no mercado de material elétrico e iluminação é grande. Além disso, cada produto tem suas características e diferenças dentro da mesma categoria – um bom exemplo disso são os fios e cabos elétricos. Por isso, é importante ter a certeza de que está comprando o produto certo e de qualidade, até mesmo para evitar gastos desnecessários no futuro. Se você está tendo dificuldades em encontrar tudo o que precisa com o mesmo fornecedor, o ideal é ter mais de uma opção ou procurar por fornecedores de material elétrico que ofereçam tudo o que você precisa.

 

– Você percebeu alguma mudança no atendimento – para pior!

Mudanças no atendimento podem ser bem comuns. Pode ter acontecido troca de funcionários, ou eles passaram por uma especialização, por exemplo. Mas é importante que as mudanças sejam positivas, não é mesmo? No entanto, se você tem percebido alguma diferença no atendimento, mas para pior, é preciso conversar com o seu fornecedor para tentar entender o que aconteceu. Se no começo da parceria você não tinha problemas e de uma hora pra outra o serviço não é mais o mesmo, chegou a hora de descobrir se é apenas uma falha operacional que pode ser resolvida ou pesquisar o que o mercado oferece, e se existem fornecedores de material elétrico que oferecem condições melhores, desde o atendimento ao pós-venda.

 

– Não são ofertadas marcas de confiança e de qualidade

Se você deseja trabalhar com boas marcas e produtos de qualidade, é importante que você e o seu fornecedor “falem a mesma língua”. Alguns fornecedores podem estar mais preocupados em esvaziar o estoque do que oferecer os produtos que você realmente pediu. Fique atento!

 

– Seu fornecedor não consegue ou tem dificuldades em atender a sua demanda

Esse é um critério prático, que independe se você gosta do seu relacionamento com o fornecedor ou não. Se ele não consegue mais atender a sua demanda e tão tem previsões para que isso aconteça, você precisa procurar por uma empresa que consiga atender e entregar a quantidade de produtos que você precisa.

dicas para trocas de distribuidor de materiais elétricos

Bom, chegou o momento de colocar no papel os problemas que você identificou e analisar como está o relacionamento com o seus fornecedores de material elétrico. Mesmo que você não passe por esses problemas, procure manter possíveis substitutos para situações de emergência.

Se for buscar por novas opções, escolha bem e procure fazer um pedido de teste sempre. Procure também fazer a troca em um período de menor atividade, assim fica mais tranquilo para sua equipe – se houver – acostumar com a mudança e até mesmo minimizar impactos no atendimento ao seu cliente.

 

Conheça a Decorwatts

A Decorwatts está no mercado de distribuição de materiais elétricos desde 2002 e oferece condições especiais para empresas, empreiteiros, arquitetos e designers. Possui uma equipe dedicada e capacitada para garantir o melhor atendimento e a entrega de todos os produtos que você precisar, para os mais variados tipos de projeto. Você pode enviar a sua lista de materiais neste formulário para receber um orçamento personalizado!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

Negociação com fornecedores: como melhorar as parcerias

Inúmeros tipos de negócios são dependentes de uma boa negociação com fornecedores. Um acordo bem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *