Home / Decoração / Iluminação de loja – Como deixar mais interessante e adequada

Iluminação de loja – Como deixar mais interessante e adequada

Consumidor, funcionário ou empresário. Todos sabem ou percebem – mesmo sem se dar conta disso – que uma iluminação de loja, além de cumprir a sua função básica, tem o poder de influenciar no layout e na decoração da loja, bem como na decisão de compra do cliente.

O objetivo de uma iluminação de loja é também atrair o consumidor para o interior do estabelecimento e deixar em destaque os produtos que você quer converter em vendas. A vitrine é o exemplo perfeito para isso. Ela é o cartão de visitas da loja e pode ser decisiva para que o cliente entre ou não no local.

Ter uma boa iluminação pode até mesmo interferir nos resultados das suas vendas. Separamos um case sobre uma loja de móveis de São Paulo que percebeu isso e conseguiram com que os custos diminuíssem e as vendas aumentassem. Confira a matéria completa.

Como então escolher a melhor iluminação? É preciso chamar atenção, mas também criar uma atmosfera harmônica e confortável, analisando também a identidade da marca. Pensar no projeto de iluminação de loja não é uma tarefa fácil, mas você não precisa fazer isso sozinho. Preparamos várias dicas para você se inspirar e ter um pouco mais de conhecimento no assunto.

Dicas para ter uma boa iluminação de loja

– Planejamento é fundamental

Para deixar a sua loja com uma iluminação atraente e funcional, só será possível com planejamento e com a realização de bom projeto. Com isso você consegue alinhar a identidade da loja e da marca, com o tipo de efeito que você deseja. Isso pode vir a ser um fator que o destaque perante a concorrência. Muitas vezes, a primeira impressão é a que fica. Se o visual da sua loja é interessante e vem elaborado, você pode sair na frente.

– Conheça os tipos de lâmpadas

Para que o seu planejamento funcione, é importante também conhecer os tipos de lâmpadas que você pode usar e quais as vantagens de cada modelo. Assim fica mais fácil escolher como cada lâmpada pode iluminar a sua loja e qual vai ser mais interessante – até mesmo economicamente falando. Aqui no blog da Decorwatts já fizemos um post sobre isso. Não deixe de ler!

– Escolha a forma de iluminação mais interessante

Basicamente existem duas formas de iluminação de loja: a dirigida e a difusa. A luz dirigida, como o próprio nome diz, proporciona a iluminação de um objeto ou plano de trabalho específico. Já a luz difusa é mais aberta, que ilumina uma grande área. O equilíbrio entre elas é o segredo! Aqui também está uma boa oportunidade para deixar a decoração do ambiente, com luminárias diferentes, por exemplo, mais atrativa e combinando com a proposta do seu negócio.

– Intensidade da iluminação

Como falamos anteriormente, a intensidade da iluminação depende dos produtos que você vai vender, e também do preço. Pode haver exceções, mas de forma geral, lojas com produtos mais caros pedem uma intensidade menos do que as lojas com produtos mais baratos.

As cores das paredes, dos móveis e do chão também podem influenciar nessa decisão, assim como a quantidade de luz natural que entra no interior da loja.

– Entenda qual é o seu público

Essa é uma das dicas mais importantes para conseguir uma iluminação interessante e que atraia o público certo para o seu negócio. Se a sua loja for popular, por exemplo, uma iluminação muito sofisticada pode espantar o consumidor. Em caso contrário, o mesmo pode acontecer. Por isso, saber qual público você quer atingir é uma questão que deve ser levada em conta no momento do planejamento do seu projeto.

De modo geral, uma iluminação mais clara, forte e uniforme é mais efetiva em ambientes populares. Já o uso de jogos de luz e sombra, luzes quentes e amarelas, deixando o ambiente aconchegante e sofisticado, é interessante para uma loja que tenha um perfil mais requintado.

– Temperatura da lâmpada

A temperatura da lâmpada pode influenciar nas sensações e impressões que temos quando chegamos a um local. Basicamente, lâmpadas com tonalidade mais quente são relaxantes e aconchegantes, enquanto as mais frias são energizantes, o que pode nos deixar mais ativos.

– Saiba quando usar iluminação colorida

Não é recomendado iluminar a loja inteiramente com lâmpadas coloridas, mas sabendo usar, elas podem dar um dinamismo interessante para o espaço, principalmente se ela for instalada para complementar o visual e os produtos expostos, e que combine com a identidade da loja e da marca.

A dica é usar em vitrines e dar foco em produtos específicos. Uma boa escolha depende também da sensação que você quer passar para o consumidor. Cores tropicais, por exemplo, podem combinar com produtos relacionados ao verão.

– Busque pelo equilíbrio

Busque sempre pelo equilíbrio na iluminação. Lembre-se: produtos iluminados são mais visíveis e o consumidor pode entender como mais importantes. Quanto maior o contraste entre objetos iluminados e os não iluminados, maior é a sensação de sofisticação do ambiente. Luzes claras ajudam a transmitir a impressão de agilidade, bem como a uniformidade da iluminação contribui para locais que representam produtividade, como caixas e provadores.

Iluminação da vitrine

Todas as dicas anteriores são úteis para a iluminação dessa parte da loja também. Mas aqui, a criatividade vai ser uma ótima aliada para deixar a vitrine atrativa, combinada com uma boa iluminação.

Outra dica: em lojas de rua, a iluminação interna deve ser maior do que a externa, assim a vitrine são se torna um espelho.

– Ajuda de um profissional

Mesmo com todas essas dicas, contratar um profissional, tanto para o projeto como para a instalação, pode ser o melhor negócio que você irá fazer. Ele vai apresentar qual o melhor tipo de iluminação para a sua loja, quais modelos de lâmpadas são melhores, e por aí vai! Com uma noção melhor do que você deseja para a iluminação, vocês vão conseguir fazer um bom trabalho juntos.

Conheça a Decorwatts

Assim como contratar um bom profissional para realizar o seu projeto e a instalação, ter um bom fornecedor de materiais elétricos também é fundamental. Para isso, conte com a Decorwatts!

Em nosso site você encontra uma categoria especial para iluminação. Lá você vai encontrar uma grande variedade de produtos, além da assessoria de nossa especializada equipe de vendedores. Você pode também pedir o seu orçamento online.

Fotos: 1 | 2 | 4

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

Tipos de chuveiro elétrico: como escolher e cuidados na instalação

Seja para começar o dia com as energias renovadas, seja para relaxar antes de dormir, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *