Home / Decoração / Tipos de luminárias: conheça os principais modelos e tendências

Tipos de luminárias: conheça os principais modelos e tendências

Se existe um elemento coringa para todos os tipos de ambientes, é a iluminação. Seja para ambientes internos e até mesmo externos, seja para uma casa ou para espaços de trabalho, ela é uma grande aliada não só para o bem-estar das pessoas, mas também para a decoração e o estilo do lugar. E não são apenas as lâmpadas que podem influenciar nisso tudo. Existem vários tipos de luminárias que podem fazer toda diferença na ambientação, além de protegerem as lâmpadas.

Leia também – Projeto de iluminação: por que é importante personalizá-lo

Usar luminárias na decoração é o segredo para deixar um cômodo aconchegante, elegante ou despojado. São diversos modelos para as mais variadas funções e estilos. Cada ambiente combina mais com certos tipos de luminárias, mas, de modo geral, alguns modelos são mais populares e versáteis. Vamos conhecer?

Principais tipos de luminárias e tendências

  • Luminária de teto

Entre os tipos de luminárias, as de teto são as mais versáteis e comuns, uma vez que normalmente são combinadas com a iluminação central dos ambientes e podem ser usadas em todos os cômodos.

Nessa categoria existem modelos diferentes que podem se adaptar a cada projeto. As luminárias embutidas, por exemplo, são as mais indicadas para um ambiente clean e mais discreto. Já os lustres podem ser mais sofisticados e imponentes, dependendo do estilo que você quer dar ao ambiente – existem modelos para todos os gostos e bolsos!

  • Pendente

As luminárias pendentes ganharam grande espaço no mundo da decoração. Ainda é uma forte tendência, sem falar da variedade de modelos disponíveis para compra. Podem ser utilizadas nos mais diversos ambientes, como escritório, cozinha, espaço gourmet e sala. Conseguem ajudar a deixar o ambiente mais descontraído ou, dependendo do modelo, mais sofisticado. Muitos bares, restaurantes e cafés utilizam os pendentes para compor a decoração e a proposta do espaço.

Leia também – Iluminação para cozinha: 8 dicas para o seu projeto

É importante ter atenção com a altura e o tamanho do pendente, para não ficar desproporcional nem visualmente desconfortável.

  • Luminária de mesa ou abajur

Assim como os pendentes, é possível encontrar diversos modelos e tamanhos. São itens interessantes para agregar em um ambiente que pode dizer muito sobre o seu estilo pessoal. Um toque que vai fazer diferença na decoração, dando um clima mais relaxado e intimista.

Além disso, podem contribuir com a iluminação, como ao lado da cama ou na mesa do escritório. Aquele momento de leitura antes de dormir, por exemplo, exige uma iluminação menos agressiva e mais aconchegante. Uma luminária ou abajur são perfeitos para esse caso.

Esses tipos de luminárias são mais discretas e se adequam a qualquer cômodo. São normalmente instaladas rentes ao teto, como caixas que dão um efeito de luz indireta. Elas podem ser sobrepostas ao teto ou embutidas. Você também vai encontrar diferentes tamanhos, formatos e cores.

  • Arandela

Mais utilizadas em banheiros e corredores de passagem (inclusive externos), as arandelas também são luminárias bem conhecidas. Os modelos são variados – não será difícil encontrar uma opção que combine com o estilo do seu ambiente. Elas também podem substituir as luminárias ou abajures de cama.

Leia também – Iluminação para banheiro: 8 dicas e ideias para colocar em prática

Os spots são ideais para projetos de iluminação que precisam de um foco luminoso. A sua possibilidade de aplicação é variada. Eles normalmente são complementares com outros pontos de iluminação no mesmo espaço.

Esse modelo é mais indicado para iluminação externa, uma vez que esse tipo de ambiente exige acessórios mais resistentes, devido à chuva, luz do sol, ventos fortes, umidade ou até mesmo maresia, em casos de imóveis no litoral.

Mesmo não sendo um item comum no interior de uma casa, ela é obrigatória em vários espaços, principalmente os que recebem um significativo fluxo de pessoas, onde situações de ausência de luz ou acidentes podem causar pânico e piorar a situação. Se você quer iluminar um espaço assim, é importante levar em consideração a sua instalação.

Leia também – Luz de emergência: como funciona?

Como escolher entre tantos tipos de luminárias

Para escolher a luminária mais adequada para um certo ambiente, é preciso avaliar o estilo e a proposta do espaço. Ter isso em mente vai ajudar no momento da compra. Você prefere um ambiente elegante ou mais despojado? Você quer uma iluminação básica ou deixar o espaço mais decorativo? São perguntas como essas que vão ajudar a decidir o modelo que mais vai harmonizar com os outros elementos do local.

Para não errar, é importante também escolher a lâmpada corretamente. Leve em conta os hábitos que você possui em cada cômodo e qual a finalidade dele. Ambientes em que se executam tarefas que exigem certa concentração, como a cozinha ou escritório, é interessante apostar em uma iluminação neutra, com tonalidade branca. Já os espaços para relaxamento, como a sala, podem levar uma iluminação mais aconchegante e descontraída. Entender qual tipo de experiência aquele espaço deve passar é a melhor maneira de escolher a temperatura da lâmpada, assim como o modelo da luminária.

Leia também – Temperatura da lâmpada: como escolher?

A compatibilidade da lâmpada com a luminária é outro fator que merece a sua atenção. Algumas luminárias podem aceitar apenas um determinado tipo de lâmpada, como as tubulares. Confira as especificações antes de escolher a lâmpada. Os modelos mais versáteis, atualmente, são as de LED. Além de terem uma alta durabilidade e serem mais econômicas que outros tipos de lâmpadas, é possível encontrar os mais variados modelos e formatos.

Leia também – Tipos de lâmpadas LED: um guia prático

Conheça a Decorwatts: sua fornecedora de materiais elétricos

A iluminação é a uma das partes mais importantes da instalação elétrica e merece ser funcional e visualmente interessante, não é mesmo? Para essa missão você pode contar com a Decorwatts!

No mercado de distribuição de materiais elétricos desde 2002, conseguimos atender os mais diferentes tipos de projeto e temos uma equipe especializada para dar o suporte necessário no momento da compra. Você pode conferir os produtos disponíveis na loja online ou solicitar o seu orçamento pelo formulário online. Não deixe de conferir também a categoria de iluminação em nosso site.

Gostou de saber mais sobre os tipos de luminárias? Compartilhe nos comentários qual modelo você mais gostou!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

Tipos de chuveiro elétrico: como escolher e cuidados na instalação

Seja para começar o dia com as energias renovadas, seja para relaxar antes de dormir, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *