Home / Para compradores / O que você precisa saber sobre a certificação das lâmpadas LED

O que você precisa saber sobre a certificação das lâmpadas LED

Recentemente, foi determinado que só poderão ser comercializadas as lâmpadas de LED certificadas, que possuem um selo do Inmetro. Com o significativo crescimento no volume de buscas por esse tipo de lâmpada, ficou muito comum a venda de modelos irregulares e de qualidade suspeita. Assim, a certificação tem como objetivo garantir um padrão de qualidade e também de segurança. Outra preocupação é o baixo consumo de energia que a lâmpada vai oferecer.

Essa informação é muito importante, e vale tanto para o consumidor que vai comprar lâmpadas LED para uma construção ou reforma, como para quem quiser trocar as que já possui, uma vez que os modelos não tenham essa certificação. Fique atento!

Lâmpadas de LED certificadas

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio da certificação das lâmpadas de LED, estipulou limites mínimos de qualidade, em relação à vida útil, eficiência e segurança dos modelos comercializados. Com isso, atacadistas e grandes varejistas só podem vender produtos com o selo de certificação. A proibição responde à Portaria 144/2015 do Inmetro.

Fitas de LED, lâmpadas LED que emitem luz colorida ou modelos de tecnologia OLED (Organic Light Emmitting Diode) não se enquadram na certificação.

Propagandas enganosas, informações erradas na embalagem e a venda de produtos irregulares foi o que motivou o Inmetro a proibir a fabricação, venda ou importação de lâmpadas LED que não tenham o selo.

O que muda agora, é que o consumidor possui mais segurança no momento da compra, pois fica mais fácil identificar se o modelo é certificado ou não. O Inmetro estipulou também alguns limites mínimos para vários aspectos técnicos. Em relação à eficiência luminosa, ou seja, a relação entre o fluxo luminoso que a lâmpada vai emitir e a potência consumida (lm/W), o valor varia de 45 a 100 lm/W. Já o prazo de vida útil da lâmpada LED varia entre 15 mil a 25 mil horas. Outras informações como tensão, potência e fluxo luminoso também deverão constar na embalagem dos produtos.

O ideal, então, é o consumidor procurar sempre pelas lâmpadas de LED certificadas, escolhendo o modelo com as funções mais adequadas para o projeto de iluminação. Com as informações disponibilizadas, fica mais fácil acertar no momento da compra. Procure, ainda, guardar a nota do produto. Essa é outra garantia, e em casos de alta variação da vida útil da lâmpada, você pode reclamar com o fabricante e com o comerciante.

Infelizmente, ainda existem produtos irregulares sendo comercializados, até mesmo com o selo do Inmetro falsificado. Esses modelos podem oferecer riscos de superaquecimento, choque e curto-circuito. Todo cuidado é pouco para garantir a sua segurança, das pessoas que convivem com você, da instalação e do seu bolso também. Ninguém gosta de gastos inesperados, não é mesmo? Procure por lojas sérias, consolidadas no mercado e que passem confiança. Preço muito baixo é outro alerta. Os modelos de lâmpadas LED são mais caros mesmo, quando comparamos com outros tipos de lâmpada. Por isso, encontrar um produto com preço muito abaixo da média é suspeito.

As lâmpadas de LED tem sido cada vez mais a preferência dos consumidores. Elas estão cada vez mais versáteis, sendo aplicadas em diversos tipos de ambientes, além de serem mais econômicas e terem um ótimo custo-benefício. Por isso, a certificação é importante, sim!

Se você identificar alguma irregularidade é possível fazer uma denúncia ao Inmetro pelo telefone 0800 285 1818.

Conheça a Decorwatts

A Decorwatts está no mercado de distribuição de materiais elétricos desde 2002. Um dos nossos diferenciais está na preocupação que temos em escolher fornecedores e marcas de confiança e qualidade.

Em nossa loja online você vai encontrar uma categoria exclusiva para lâmpadas de LED, além de um amplo catálogo de materiais elétricos. Conte com a Decorwatts para ajudar você a escolher os melhores produtos! Se ficar com alguma dúvida sobre a certificação das lâmpadas no momento da compra, não deixe de falar com nossa especializada equipe.

Você pode também pedir o seu orçamento online. Esta é outra facilidade que você vai encontrar – temos uma página específica para isso. Você irá receber uma resposta o mais rápido possível.

Fotos: 2

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

Negociação com fornecedores: como melhorar as parcerias

Inúmeros tipos de negócios são dependentes de uma boa negociação com fornecedores. Um acordo bem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *