Home / Sobre Lâmpadas / Iluminação escolar: 8 dicas para colocar em prática

Iluminação escolar: 8 dicas para colocar em prática

Todos nós dependemos de energia elétrica. Esse é um fato que dificilmente alguém irá negar. Mas alguns setores são ainda mais dependentes, como hospitais, indústrias e escolas, uma vez que precisam que tudo funcione para garantir as demandas de trabalho, além da segurança de todos. No caso das escolas, a iluminação está também relacionada com o rendimento e o bom desempenho dos alunos. Por esses motivos, ter um bom projeto de iluminação escolar é fundamental.

O período de férias escolares pode ser uma boa oportunidade para deixar as reformas em dia, fazer a manutenção na iluminação e ter a certeza de que está tudo em ordem com a instalação elétrica. Com algumas mudanças no dia a dia também é possível economizar energia. Uma ótima saída para o seu bolso e para o meio ambiente!

E mais: não são só os proprietários que devem ficar atentos à iluminação. Da mesma forma, os pais podem monitorar e perceber a relação de uma iluminação inadequada com o desempenho de aprendizado e com a saúde dos filhos. Afinal, a escola é um ambiente de ensino, que também precisa proporcionar qualidade e bem-estar!

Dicas para uma iluminação escolar adequada e eficiente

– Instale lâmpadas de LED

Não é difícil encontrar escolas ou universidades que ainda utilizam lâmpadas fluorescentes. Mas para garantir uma boa economia na conta de luz, além de um fluxo de luz adequado e que contribua para a produtividade e o bem-estar de alunos e funcionários, as lâmpadas de LED são as melhores opções.

É possível reduzir em até 90% o consumo de energia se comparar com o outros tipos de lâmpadas. Outra vantagem é a sua alta durabilidade: possui uma vida útil superior a 15.000 horas, dependendo do fabricante, ou 625 dias. Procure ter atenção no momento da compra e garanta produtos de boa qualidade, sempre!

– Escolha materiais com boa durabilidade e qualidade

Falando em produtos de qualidade, é sempre bom reforçar essa dica. Seja para a instalação elétrica ou para a iluminação escolar, escolher materiais duráveis e de qualidade é a melhor opção. Economizar não pode ser sinônimo de produtos “suspeitos”. Fazendo um bom orçamento, negociando e contando com o suporte de um fornecedor de confiança, você consegue encontrar o que precisa com um bom custo benefício.

– Procure pela combinação ideal entre luz natural e luz artificial

Aqui é importante lembrar que nossos olhos foram feitos para se adaptarem à luz natural. Ela tem vários efeitos positivos em nosso metabolismo, que podem até melhorar nossa produtividade e a qualidade do sono durante a noite. No entanto, é bem difícil deixar um espaço iluminado por completo e todo o tempo por luz natural. Por isso precisamos encontrar a combinação ideal entre ela e a iluminação artificial. É com a iluminação artificial que controlamos a intensidade e a quantidade de luz que cada situação e espaço exigem. O segredo está no equilíbrio!

– Invista também na decoração

Uma boa iluminação é prioridade, mas isso não significa que você precisa deixar a decoração do espaço de lado. Atualmente, é possível encontrar com muita facilidade luminárias interessantes, diferentes e criativas que podem dar um toque especial no ambiente escolar!

– Tenha atenção com o nível de luminosidade

Esse é outro fator importante a ser analisado em seu projeto de iluminação escolar. A luminosidade influencia em questões de saúde e produtividade. Sensação de sono, falta de atenção e dor de cabeça são alguns sinais que podem indicar que a iluminação não está adequada no ambiente de ensino. Isso vale tanto para escolas como para universidades. Excesso de iluminação e pulsação da fonte de luz precisam ser evitados. Mas como saber então o que deve ser levado em conta para iluminar o ambiente escolar?

É preciso considerar o tamanho do espaço e priorizar a uniformidade nos pontos de iluminação. Evite ainda a incidência de luz nos planos de trabalho, como lousas e mesas, e lembre-se que a iluminação não pode exigir esforço visual.

– Saiba qual é a melhor opção para temperatura da lâmpada

Já falamos aqui no blog da Decorwatts sobre temperatura da lâmpada. Basicamente, as lâmpadas com tonalidade mais quente são relaxantes e aconchegantes, enquanto as mais frias são energizantes, o que pode nos deixar mais ativos. Por isso, para a iluminação escolar, o mais indicado são as lâmpadas de tons mais brancos ou neutros.

– Economize energia

Como escola, é preciso dar o exemplo. Economizar energia não é bom apenas para o lado financeiro. Deixar o ambiente mais sustentável é igualmente importante. Procure incentivar alunos e funcionários a sempre desligarem as luzes

Mas não é só com a iluminação que é possível economizar! A instalação de sensores de presença, desligar os aparelhos da tomada e ter alguns cuidados especiais com o ar condicionado podem ajudar.

– Procure um profissional

Para as reformas ou para a manutenção conte com a ajuda de um profissional eletricista. Além de saber melhor sobre normas de segurança e de instalação ele poderá orientar sobre quais produtos precisam ser comprados, o que pode ser melhorado na iluminação escolar e por aí vai!

Assim como é importante trabalhar com um profissional, procure por um fornecedor de materiais elétricos de confiança. Assim você consegue ter um atendimento personalizado, melhores negociações e condições de pagamento.

Decorwatts

Como falamos anteriormente, ter um bom fornecedor de materiais elétricos é indispensável. E você já está no lugar certo para encontrar a parceria ideal!

A Decorwatts está no mercado de distribuição de materiais elétricos desde 2002 e tem como objetivo priorizar a qualidade nos produtos, o atendimento personalizado a cada cliente e a agilidade na entrega.

Na loja online da Decorwatts você vai encontrar um amplo catálogo de produtos e uma categoria exclusiva para o segmento de iluminação. Você pode ainda enviar o seu orçamento online, facilitando ainda mais a sua compra!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

Projeto de iluminação: por que é importante personalizá-lo

Cada instalação elétrica é uma, assim como as preferências e necessidades dos proprietários do imóvel. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *