Home / Para compradores / Lista de material elétrico para empresas: o guia definitivo para o seu orçamento

Lista de material elétrico para empresas: o guia definitivo para o seu orçamento

Assim como as residências, as empresas estão cada vez mais dependentes da energia elétrica. Dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) revelam que, em 2018, o consumo de energia dos setores industrial e comercial no Brasil, juntos, superam o consumo residencial – uma tendência que vem se repetindo com o passar dos anos. Ainda que a variação de consumo entre as empresas seja grande, dependendo da área de atuação, é fundamental que a instalação elétrica seja de qualidade e funcione corretamente. Para isso, ter em mãos uma lista de material elétrico pode facilitar tanto nos pedidos do dia a dia, como em eventuais obras ou reformas.

De modo geral, os materiais elétricos necessários para uma instalação serão os mesmos tanto para pequenas e médias empresas, como para uma de grande porte. O que pode variar de uma para a outra são as especificidades técnicas e quantidades, afinal, cada projeto é único e possui as suas demandas específicas. O ideal é que os profissionais envolvidos repassem essas informações para os proprietários ou responsáveis pelas compras dos materiais, principalmente se o projeto estiver em fase de construção.

Já para garantir a boa manutenção da instalação e não prejudicar o trabalho da empresa, é importante estar com os pedidos em dia. Uma fornecedora de materiais elétricos de confiança pode ser uma grande aliada para conseguir boas negociações e materiais de qualidade. Alguns pedidos são mais recorrentes que outros, como as lâmpadas, mas neste guia você terá uma lista de material elétrico completa, para não deixar nada de fora dos seus orçamentos. Fique à vontade para salvar nos favoritos e usar como checklist!

Lista de material elétrico para empresas

A iluminação é uma das partes mais importantes da instalação elétrica de uma empresa. Ela influencia tanto na decoração do ambiente, como nas condições de trabalho dos colaboradores. O espaço precisa estar bem iluminado para garantir o conforto visual de todos, e para isso acontecer é importante equilibrar a iluminação natural com a artificial.

Leia também – Iluminação em empresas: quais as melhores opções?

As lâmpadas de LED são a melhor alternativa para a iluminação de empresas. Possuem um excelente custo-benefício, pois são mais econômicas e duráveis quando comparadas com outros tipos de lâmpada. Os modelos são versáteis e podem ser utilizados nos mais diferentes tipos de projeto.

Outro item importante para empresas é a iluminação de emergência. Ela é obrigatória em muitos tipos de empreendimentos, principalmente em locais com escadas, uma vez que pode evitar acidentes e incômodos em situações com nenhuma ou baixa iluminação.

Leia também – Luz de emergência: como funciona?

Mais utilizados por empresas estabelecidas em um espaço maior, os sensores são ideais para quem procura economizar energia, pois evitam que as luzes fiquem acesas sem necessidade. Corredores, escadas e banheiros são locais estratégicos para instalá-los.

Leia também – Como economizar energia elétrica na empresa: 14 dicas infalíveis

Assim como as lâmpadas, tomadas e interruptores são materiais que ficam visíveis no dia a dia e todos têm acesso a eles, seja para ligar ou desligar a luz, seja para carregar o celular ou ligar computadores. A quantidade desses materiais depende do segmento da empresa, da sua demanda energética e até mesmo no número de usuários. É recomendado que sejam instaladas tomadas suficientes para evitar a sobrecarga em um único ponto.

Tomadas de padrão brasileiro são as mais ideais. Além de deixar tudo padronizado, a compatibilidade com os aparelhos será mais fácil. É preciso ter atenção também com a amperagem das tomadas: alguns plugues podem ser de 10A e outros de 20A, de acordo com a potência dos equipamentos.

Esses materiais são interessantes de ter em uma lista de material elétrico para empresas. São um “quebra-galho” e podem ajudar em situações corriqueiras de uma empresa, como a falta de tomadas ou o caso de ter algum equipamento que não é compatível com a tomada instalada.

Responsáveis por proteger a instalação elétrica e seus equipamentos, é uma das partes mais técnicas e mais importantes de um projeto. É preciso ter atenção nas recomendações e necessidades da instalação. O modelo adequado depende da estrutura do imóvel, dos aparelhos que vão precisar de energia e dos cabos que compõem a rede.

Sem eles, nada funciona! Essenciais para a instalação elétrica, os fios e cabos são responsáveis por conduzir a corrente elétrica. A compra desses materiais pode ser mais complexa, pois a variedade de modelos é grande e cada projeto possui suas especificações técnicas. No entanto, essa não é uma compra recorrente se a manutenção da instalação estiver em dia. Vale a pena ter atenção e escolher materiais de qualidade.

Leia também – Guia de tipos de fios e cabos elétricos: como escolher?

Dependendo do segmento da empresa, cabos telefônicos e cabos de rede são muito utilizados no dia a dia. Se for o caso, não deixe de fora da sua lista de material elétrico.

Organização é sempre um hábito saudável em ambientes profissionais. Para evitar que os fios fiquem bagunçados e prejudiquem a estética do ambiente, um organizador de fios ou canaletas podem ser uma boa saída. Além de protegerem os fios, vão deixá-los mais organizados.

Responsáveis por facilitar o encontro da fiação, interruptores e tomadas, as caixas e quadros contribuem para a organização e distribuição dos fios. Não ficam expostas, mas têm uma função bem importante na instalação, além de contribuir em futuras manutenções.

Enquadrado na categoria de tubos e conexões, os eletrodutos são materiais que andam lado a lado com os fios e cabos. Eles protegem a fiação elétrica e são instalados durante a construção de um imóvel.

Mesmo se não tiver nenhum eletricista na empresa, alguns equipamentos podem estar em sua caixa de ferramentas! São materiais que eventualmente irão ajudar em pequenos reparos. Mas lembre-se: se você ou outra pessoa de sua equipe não se sente à vontade com esse tipo de reforma ou com pequenos ajustes, procure a ajuda de um profissional.

Atenção: alguns itens da lista de material elétrico para empresas são instalados na fase da construção do imóvel. Em muitos casos, os proprietários e colaboradores não estão envolvidos nessa etapa. No entanto, é importante manter a manutenção da instalação elétrica em dia, caso seja necessário fazer algum reparo ou reforma mais complexa – principalmente no caso de imóveis mais antigos. O ideal é fazer uma revisão a cada cinco anos.

Leia também –  Reforma elétrica: 8 sinais de que a hora chegou!

Decorwatts: a sua fornecedora de materiais elétricos

A lista de material elétrico para empresas pode ser extensa e precisa ser personalizada de acordo com a demanda do espaço de trabalho. O suporte de uma fornecedora de materiais elétricos é fundamental para manter os pedidos de materiais sempre em dia.

A Decorwatts está no mercado de distribuição de materiais elétricos desde 2002 e  oferece condições especiais para empresas, construtoras, empreiteiras, arquitetos(as), designers e outros profissionais do ramo. Possui uma equipe qualificada para atender e garantir a entrega dos materiais para os mais diferentes tipos de projeto.

Acesse nossa loja online e confira todos os produtos disponíveis. Você também pode enviar o seu pedido de cotação neste formulário para receber um orçamento personalizado em menos de 24h.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

Barramento elétrico: guia prático sobre os principais modelos

A instalação elétrica é um sistema bem complexo, onde cada peça tem a sua função …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *