Home / Para compradores / Instalação elétrica predial: o que não pode faltar e como fazer a manutenção

Instalação elétrica predial: o que não pode faltar e como fazer a manutenção

Se a instalação elétrica de uma casa já pode ser bem complexa, podemos imaginar a de um prédio. Seja residencial ou comercial, além da estrutura de cada apartamento ou sala, as áreas comuns dos prédios precisam ser bem projetadas para que proporcionem segurança aos moradores e visitantes. A instalação elétrica predial precisa ser funcional, mas no caso da iluminação, ela também pode ser decorativa e contribuir para o bem-estar das pessoas.

Algumas etapas e materiais elétricos são indispensáveis para que a instalação funcione adequadamente. Se forem mal executadas ou os materiais não forem adequados para cada situação, a instalação elétrica pode ter diversos tipos de problemas, desde a falta de energia até incêndios. Essas irregularidades, além de perigosas, vão sair caro para o bolso da construtora ou dos condôminos no futuro.

Para evitar esses problemas, o ideal é ter todos os cuidados na fase inicial do projeto, durante a instalação e principalmente na manutenção. Confira a seguir algumas recomendações para uma instalação elétrica predial adequada e segura!

O que não pode faltar em uma instalação elétrica predial

✓ Profissionais capacitados

Se o projeto ainda não saiu do papel, é importante que tudo funcione, seja seguro e bem orçado. Para isso, é preciso que pessoas capacitadas tecnicamente trabalhem na instalação elétrica predial. Esse é o começo para que a construção como um todo seja um sucesso. Engenheiros(as) eletricistas e arquitetos(as) fazem toda a diferença, assim como os técnicos(as) eletricistas durante a execução do projeto. Todos precisam estar alinhados para que tudo corra bem com a instalação e não haja nenhum conflito.

E não basta conhecimento técnico. É preciso estar em dia com as normas de segurança que uma instalação elétrica predial exige. Eletricidade é assunto sério e vai muito além de simples ações como acender uma lâmpada, ligar a televisão ou carregar o celular.

✓ Materiais elétricos de qualidade

Para que a execução do projeto elétrico saia como planejado, os materiais que serão utilizados precisam estar de acordo com as especificações e necessidades técnicas propostas para a instalação. É primordial pensar na qualidade e na durabilidade desses materiais. Uma instalação elétrica predial problemática só gera retrabalhos, despesas extras, além dos riscos para a segurança de todos.

A compra dos materiais elétricos é de responsabilidade das construtoras ou empreiteiras. Quem faz os quantitativos dos materiais necessários normalmente é a construtora ou o engenheiro(a) responsável pelo projeto. Já o projetista elétrico é responsável por dizer os tipos de materiais que serão usados. Assim como na fase de planejamento do projeto, nesse momento, todos precisam ter as informações necessárias para que o pedido e a compra sejam adequados.

A mediadora ideal para essa situação é uma fornecedora de materiais elétricos de confiança. Esse é o primeiro passo para trabalhar em uma boa negociação para que a instalação tenha materiais de qualidade.

Leia também – Como encontrar bons fornecedores de materiais elétricos

Já a lista de materiais elétricos necessários para a instalação predial pode variar de projeto para projeto, mas alguns deles são a base para qualquer situação:

Cada segmento tem sua ampla variedade de produtos, modelos e marcas. Já falamos aqui no blog sobre o que não pode faltar na sua cotação de materiais elétricos. Um bom guia para uma compra certeira!

✓ Atenção para as áreas comuns

A instalação elétrica de cada apartamento ou sala comercial depende muito do estilo do projeto e pode ser alterada depois pelo proprietário ou locatário. As áreas comuns também dependem de como foram projetadas, mas elas dificilmente serão mudadas ou precisará de certo tempo para que isso aconteça. Elas são como uma extensão de um apartamento ou ambiente de trabalho e possuem um importante papel na decisão de compra ou locação. Aqui o projeto elétrico pode ganhar uma função decorativa também.

Algumas áreas que demandam mais atenção:

– Escadas e saídas de emergência

Esses ambientes precisam ter uma boa iluminação, principalmente para os casos de queda de energia ou incêndios. É importante ainda que as saídas sejam bem sinalizadas e que lâmpadas de emergência sejam instaladas.

Leia tambémLuz de emergência: como funciona?

No entanto, as escadas não são utilizadas com frequência e deixar o espaço iluminado ininterruptamente pode elevar o valor da conta de luz. Uma boa solução é a instalação de sensores de presença.

– Garagem

Outro ambiente que precisa ser iluminado de maneira bem funcional, para evitar acidentes entre os carros e para garantir a segurança de quem passa pelo espaço. Assim como no caso das escadas, o ideal é que sejam instaladas lâmpadas brancas ou neutras. Essa temperatura é a melhor opção para os casos que exigem mais atenção das pessoas. A instalação de sensores também é indicada para as garagens.

– Elevadores

O projeto de elevadores envolve etapas de várias áreas. Antes da parte elétrica, é preciso checar, por exemplo, o dimensionamento de ocupação, bem como uma série de normas de segurança. É praticamente impossível abrir mão do suporte de uma empresa ou profissional qualificado nesse assunto.

– Áreas internas

Cada vez mais os projetos de novos prédios contemplam uma série de espaços de lazer e bem-estar. Essa estrutura mais completa significa que mais ambientes precisam ser iluminados e que tenham uma instalação elétrica adequada para cada proposta. Hall, academia, salão de festas, piscina, espaço kids e espaço gourmet são alguns exemplos. Aqui o bom gosto e a criatividade são aliadas para que a decoração seja um importante diferencial. A iluminação, sem dúvidas, faz parte desse processo.

– Áreas externas

É comum que muitos prédios tenham áreas comuns externas. Ter um bom projeto de iluminação para esses espaços também é uma vantagem. Ambientes iluminados na parte da noite, além de serem mais seguros, são visualmente interessantes.

Leia também8 dicas e inspirações para acertar na iluminação externa

Cada área tem a sua especificação e estilo. Algumas precisam de tomadas que aguentem produtos mais potentes, como a academia e o espaço gourmet. Outros o foco principal é a segurança. Mas, para a grande maioria, a melhor solução quando o assunto é iluminação são as lâmpadas de LED. Elas são versáteis e mais econômicas, principalmente a longo prazo. É importante que elas sejam certificadas com o selo do Inmetro.

Como fazer a manutenção da instalação elétrica predial?

Já nos casos de edifícios recém construídos ou mais antigos, o mais importante é realizar corretamente a manutenção da instalação elétrica predial ou as possíveis reformas. Em média, a instalação de um empreendimento tem uma durabilidade de 30 anos. É preciso levar em consideração também o fato de que a nossa demanda de energia elétrica aumentou muito nos últimos tempos. É comum que uma instalação mais antiga não esteja preparada para receber a quantidade de equipamentos elétricos usados hoje em dia. Instalações defasadas apresentam sérios riscos para as pessoas, equipamentos e para o próprio edifício.

O recomendado é que seja feita uma manutenção preventiva a cada 5 anos, através de uma revisão ou inspeção da instalação elétrica predial. Já no dia a dia, os próprios moradores, porteiros e síndicos podem ficar atentos aos problemas que uma instalação pode ter. Saiba quais são em nosso post sobre reforma elétrica.

Nem sempre as reformas são necessárias, mas alguns materiais precisam ser trocados devido o uso frequente. As lâmpadas são o principal exemplo. O síndico, subsíndico ou a administradora são normalmente os responsáveis pelas compras de materiais elétricos que precisam ser substituídos. A durabilidade e a qualidade dos produtos e o cumprimento com as especificações da instalação são prioridade sempre.

Decorwatts: sua fornecedora de materiais elétricos

Independente da etapa que o projeto se encontra, já vimos que é fundamental trabalhar com materiais de qualidade. Para isso, ter como parceira uma fornecedora de materiais elétricos de confiança é o melhor caminho.

A Decorwatts está no mercado de distribuição de materiais elétricos desde 2002 e trabalha com os mais diferentes tipos de projeto. Trabalhamos com uma equipe preparada para atender grandes empresas, como construtoras, ou clientes individuais, como os síndicos. Temos uma infra-estrutura organizada, fornecedores conceituados e uma ampla variedade de produtos. Você pode conferir a loja online ou solicitar o seu orçamento de materiais elétricos.

Fotos: 34567

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Leia também

Negociação com fornecedores: como melhorar as parcerias

Inúmeros tipos de negócios são dependentes de uma boa negociação com fornecedores. Um acordo bem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *